Menu

O QUE É SER AMIGO?

O QUE É SER AMIGO?
Facebook   E-mail   Whatsapp

Dia 20 de fevereiro comemora-se o Dia da Amizade. Cada relacionamento tem um peso específico segundo a hora do dia e a fase da vida, mas seja qual for a relação, a amizade é sempre a base de tudo, trazendo junto a confiança, o respeito, a dedicação, a troca e a cumplicidade.

Durante nossa vida, temos muitas passagens e momentos, mas os que mais marcam nosso coração são aqueles que dividimos com quem sentimos um grande afeto, carinho e uma profunda gratidão por sempre estarem ao nosso lado.
Não podemos confundir um colega de trabalho, de estudo, de jogar conversa fora no bar ou durante uma partida de tênis, com um amigo de verdade, aquele amigo especial e, por ser especial, é raro.

Não importa sua aparência ou condição financeira, mas que seja sobretudo humano, e que tenha tato e sensibilidade para perceber nossos sentimentos, pois principalmente na hora da dor, o que vale mesmo é o carinho e a atenção que recebemos.

Infelizmente, muitos ainda buscam apenas o valor material como base para uma amizade. Você já reparou que as pessoas que estão sempre rodeadas dos que se dizem "amigos" são os que possuem uma situação financeira melhor, que patrocinam festas, jantares? Mas será que se perderem tudo, essas pessoas continuarão à seu lado?

A experiência de muitos dizem que não. Mas não é dos pseudo-amigos que escrevo aqui, daqueles a quem recorremos ou que recorrem a nós, só quando as coisas não vão bem ou quando precisam de algo, estes são os mais fáceis de serem encontrados. Amizade é cumplicidade, troca e não combina com egoísmo.

Amigo de verdade também não é aquele que sempre nos passa a mão na cabeça, mas que nos alerta quando estamos errados. É aquele que nem sempre encontra um caminho quando estamos perdidos, mas com certeza fica ao nosso lado para ver o resultado, seja este qual for. É aquele que não julga, não condena, apenas ouve e acolhe.

Gostaria que fizesse uma pequena reflexão sobre seus próprios amigos. Quais são os que você realmente pode contar? Podemos ter como amigo o marido, a esposa, a mãe, ou seja, alguém que podemos confiar.

Amigo não é aquele com quem apenas trocamos informações, é muito mais que isso, é aquele com quem trocamos acima de tudo, sentimentos e cumplicidade. Com quem somamos alegrias, dividimos tristezas, e é também alguém sobre cujos ombros, às vezes, podemos deitar a cabeça e repousar, que nos dá colo e também nos pede, a qualquer hora. É aquele que nos acolhe com um abraço fraterno nos momentos mais difíceis e que não nos deixa sentir a solidão.

Muitas vezes temos alguém ao nosso lado, que vive na terra, mas que parece ser de outro lugar, como se fosse um anjo, mas é tão humano. Alguém que ao perceber que estamos caindo, coloca uma nuvem para suavizar a nossa queda. Se você conhece alguém assim, entende o que estou querendo dizer. Se ainda não conhece, fique atento, você poderá encontrá-lo a qualquer momento.

Por que alguns amigos vão embora e até quando os que temos ficarão ao nosso lado? Ele estará enquanto ambos alimentarem esta amizade e enquanto tiver algo a nos dizer ou ensinar. Amigo também tem uma missão e, se vai embora por qualquer razão, é porque já aprendemos tudo com ele e vice-versa. Quando um amigo se vai, é como se sua missão estivesse cumprida.

Definir um amigo é uma tarefa muito complexa e difícil. Temos é que dar valor quando encontramos um e também não devemos dar motivos para fazê-lo partir, assim como com qualquer pessoa a quem amamos. Porém, às vezes, a separação e a despedida tornam-se inevitáveis, mas é importante lembrar que a despedida entre pessoas que se respeitam, se admiram e são amigas, pode ser necessária para que possam se encontrar novamente.

O reencontro, depois de momentos, anos ou vidas, contudo, é certo para os que são amigos. Amigo é uma palavra muito pronunciada e de muitos significados. Mas para definir seu significado mais verdadeiro talvez seja necessário apenas senti-la com a voz do coração.
Lembre-se: "As pessoas podem esquecer o que você disse, esquecer o que você fez, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir".

Recebido de Jorge Carlos Costa

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa