Menu

O que é Transpessoal

O que é Transpessoal
Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando falamos em Transpessoal, num primeiro momento as pessoas nos perguntam: mas, o que é isto? À medida que vamos nos aproximando do significado da palavra, seus olhos brilham e um leve sorriso aflora em seus rostos, como a dizer que lá no fundo da alma alguma coisa produziu ressonâncias. Nossa consciência sempre reconhece os antigos significados da alma.
Transpessoal significa "além" da pessoa.
Mas, o que haverá para além do eu, do ego ou da pessoa? Parece que tudo...
A busca da essência ou de algo que supere a idéia que fazemos de nós mesmos sempre fez parte da humanidade. No templo de Apolo, em Delfos, havia um frontispício onde se lia seu famoso mandamento “Conhece-te a ti mesmo”. Mas, esse autoconhecimento significava muito mais do que supõem todas as nossas psicoterapias.

Os antigos caldeus buscavam esse autoconhecimento nos astros, onde liam a roda dos destinos. Na Idade Média havia os alquimistas, os cientistas da época, que afirmavam poder transformar chumbo em ouro. Só os tolos não percebiam, porém, que a verdadeira transmutação à qual os alquimistas estavam se referindo ocorria mesmo era no interior da mente, que se tornava áurea, iluminada, autoconsciente. Meu ouro não é o ouro vulgar, dizia Hermes Trismegisto.

Nossa era engrandeceu tanto o pensamento racionalista que nós empobrecemos. Perdemos o contato com aquela dimensão interior que é a sabedoria. Desenvolvemos nosso raciocínio lógico, mas perdemos a chave da compreensão dos mistérios antigos, dos quais falam enigmaticamente os Vedas, os Evangelhos, o Bhagavad-Gita, a Cabala, a Yoga e tantos outros. Ora, nesses mistérios residia a chave da sabedoria. O conhecimento da união mística, que é a união do ser com sua essência.

Talvez estejamos vivendo hoje um processo evolutivo consciente, às portas de um salto inteligente para o espírito. Teillhard de Chardin, o teólogo herege que quase foi expulso da Igreja, percebeu que a vida é uma ascensão progressiva da consciência rumo a um Outro supra-humano, além e acima da percepção individualista e limitada do eu e da realidade que nos cerca. Este é o cerne da fundamentação metafísica da Transpessoal: a busca incessante de uma superação da consciência comum rumo a outros estados de percepção do real. Para isso é necessário um trabalho corajoso de desidentificação dos apegos, das crenças e dos padrões que nos limitam. Este é o princípio que define a sua psicoterapia, seu processo pedagógico, sua concepção de música, de arte, de criatividade. A busca da consciência transpessoal é algo equivalente a uma transmutação alquímica da alma.

Por isto, se algo deve estar presente em todos os tratados de Transpessoal, deve ser a espiritualidade. É esta a sua contribuição neste milênio. A Transpessoal vem acrescentar, a uma psicologia das profundezas, também uma psicologia das altitudes.
O estudo da supraconsciência hoje pode ser realizado em termos científicos, utilizando para isso o referencial da psicologia, da biologia e do sistema neurológico, entre outros. A espiritualidade não mais se encontra restrita a uma linguagem religiosa e dogmática. Mas, para isso, foi necessário o resgate de antigas tradições místicas e seu enlace transdisciplinar com a ciência, para que a consciência pudesse ser vista em suas múltiplas dimensões e potencialidades.

Voltando à pergunta inicial, por que o brilho e o sorriso nos olhos das pessoas quando ouvem falar da Transpessoal? Freud dizia que o riso era uma manifestação do inconsciente. Pego de surpresa, ele se entrega rindo. Talvez, no fundo, adoramos quando alguém nos lembra a magia e o encantamento do mundo. É isso o que faz a Transpessoal: ela nos convida a uma transmutação alquímica de nossas almas...

Por Mani Álvarez
[email protected]
humanitatis.com

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa