auravide auravide

O uso do plástico


A palavra "plástico" deriva do adjetivo grego plastikos que significa "moldáveis". Esta é uma caraterística essencial destes materiais que, embora na sua fase final se apresentem sólidos, passam, no decorrer do seu processo de fabrico, por uma fase fluida em que é possível moldá-los.

Os plásticos são materiais constituídos por longas cadeias de moléculas chamadas "polímeros". Os polímeros podem ser divididos em 3 grandes grupos, de acordo com a sua proveniência:

- polímeros naturais (ex: proteínas);
- polímeros semi-sintéticos: produzidos à base de materiais naturais quimicamente alterados (ex: celulóide, seda artifical);
- polímeros sintéticos: obtidos através de processos químicos a partir de moléculas simples (ex: polietileno, polipropileno, poliester, poliuretano, entre outros).

Menos é mais!

O plástico é um material extremamente econômico, pois consome poucos recursos: apenas 4% do petróleo consumido no mundo ocidental se destina à produção de plásticos.

Por outro lado, dado os desenvolvimentos nos processos de fabrico, a produção de plástico consome hoje menos 40% a 70% de energia do que há 20 anos.
Simultaneamente, o plástico está presente nas mais variadas atividades econômicas - construção civil, eletrônica, indústria automóvel e transportes, agricultura, medicina, indústria da embalagem, entre outros -, constituindo hoje uma das mais importantes matérias-primas disponíveis.

Em relação às suas propriedades físicas, os plásticos podem ser classificados como:

- termoendurecíveis: ganham a forma de produtos rígidos por acção do calor e de reacções químicas e não são susceptíveis de serem moldados novamente por acção do calor;

- termoplásticos: amolecem quando aquecidos e endurecem de novo quando arrefecem, o que permite moldá-los sucessivas vezes. Mais de 80% dos plásticos vulgarmente utilizados são deste tipo.

Existem, hoje em dia, mais de 1000 plásticos diferentes usados nas mais diversas aplicações.
https://www.plastval.pt/

Veja aqui em que se transformam os Plásticos depois de reciclados.

Publicado em:




Comentários



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa