Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

OS CORPOS SUTIS DO HOMEM

OS CORPOS SUTIS DO HOMEM
Facebook   E-mail   Whatsapp

Tudo que existe e se manifesta no plano físico, desde uma pedra, uma planta até os animais e o homem, possui, também, uma manifestação de energia mais sutil, que pode ser chamada de CORPO ENERGÉTICO. O ser humano é um CONJUNTO DE CORPOS que são de diversas naturezas, desde a material até a energética.

Todas as manifestações físicas que podem ser percebidas com os cinco sentidos vibram numa freqüência abaixo da freqüência da velocidade da luz. Porém, o que podemos chamar de CORPOS ENERGÉTICOS, são manifestações da energia que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz e que não podem ser percebidas com os cinco sentidos.

Particularmente nos seres humanos, estas manifestações energéticas que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz representam a expressão da personalidade, os sentimentos, os pensamentos e os aspectos espirituais.

OS CORPOS SUTIS E A DOUTRINA ESPÍRITA

Kardec aborda a questão dos corpos sutis do ser humano, de forma direta e clara, na questão nº 93 do Livro dos Espíritos, item “Perispírito”, ao perguntar: “O Espírito, propriamente dito, não tem nenhuma cobertura, ou como pretendem alguns, é envolvido por alguma substância? Resposta: O Espírito é envolvido por uma substância vaporosa para vós, mas ainda bem grosseira para nós; é suficientemente vaporosa para poder se elevar na atmosfera e se transportar para onde quiser”.

Analisando a resposta dos espíritos destacamos:

1. “O Espírito é envolvido por uma substância vaporosa para vós, mas ainda bem grosseira para nós” – significa dizer, que realmente os chamados CORPOS SUTIS DO HOMEM, vibram numa freqüência diferente da matéria densa, por isso, não os enxergamos, mas, para os Espíritos são uma realidade como nosso corpo físico para nós, encarnados.

2. “é suficientemente vaporosa para poder se elevar na atmosfera e se transportar para onde quiser” – a substância da qual é composta o Perispírito permite aos espíritos, deslocamento por meios próprios – por exemplo, a volitação - , e para qualquer lugar do nosso planeta.

ORIGEM DO PERÍSPIRITO

Os Espíritos informam que o FLUIDO UNIVERSAL DE CADA PLANETA FORNECE A MATÉRIA PRIMA DO PERÍSPIRITO.

OUTROS CORPOS SUTIS – A VISÃO DE ANDRÉ LUIZ

Através da mediunidade de Francisco Candido Xavier, o espírito André Luiz produziu uma obra extraordinária, que veio a complementar os conceitos codificados por Allan Kardec. André Luiz expandiu, principalmente, os conceitos científicos da Codificação Espírita, desdobrando questões pertinentes à mediunidade, e todos os temas a ela correlatos.

São antológicas suas obras, tais como: EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, e NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE. O estudioso das relações entre os planos físico e extrafísico, deve pesquisar tais obras com muita atenção.

O CORPO ETÉRICO

ANDRÉ LUIZ menciona nos livros “NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE”, e “EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS” que além do copo físico, vibrando numa freqüência mais acelerada, existe o Corpo Etérico, uma cópia energética direta do corpo físico, tanto anatomicamente quanto fisiologicamente e que se sobrepõe a ele. O Corpo Etérico interage energeticamente sustentando, estimulando e energizando o corpo físico. É nele que atuam diretamente a homeopatia e a acupuntura eliminando as disfunções energéticas neste nível, para que, então, a cura possa acontecer no nível físico.

O CORPO EMOCIONAL, PSICOSSOMA, ASTRAL, AEROSSOMA OU PERISPÍRITO

ANDRÉ LUIZ em praticamente todas as suas obras, tais como “NOSSO LAR”, “EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS”, “NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE”, e outras, também aborda a existência do Períspirito, citado por Allan Kardec, informando que “sobrepondo-se” ao Corpo Etérico, vibrando numa freqüência acima, se encontra o CORPO EMOCIONAL, também conhecido como CORPO ASTRAL. Ele está envolvido na expressão das emoções e dos sentimentos. Nele se situam os nossos padrões emocionais de reação, os sentimentos, desejos, anseios, medos e todas as emoções e dores do passado, e do presente, verdadeiro arquivo de todas as nossas vivências.

O CORPO MENTAL

Informa-nos, ANDRÉ LUIZ, em livros como “EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS”, e “MECANISMOS DA MEDIUNIDADE” que vibrando numa faixa de freqüência acima do Corpo Emocional está o Corpo Mental. Ele é o veículo pelo qual a personalidade expressa o intelecto. Os pensamentos, idéias e os conhecimentos racionais e intuitivos são controlados por ele. Nele, também, ficam armazenados os padrões mentais, as crenças e os modelos positivos ou negativos de vida que condicionam a personalidade. É através dele que podem ser feitas reprogramações que possibilitem recriar a vida e a realidade. As disfunções neste nível, por efeito cascata, vão gerar desarmonia no nível emocional, depois, no nível etérico, até finalmente atingir o corpo físico.

A FISIOLOGIA DOS CORPOS SUTIS DO HOMEM – OS CHAKRAS

Assim como existem órgãos e glândulas que regulam o metabolismo no corpo físico, existem "órgão e glândulas energéticas" que regulam o "metabolismo energético" dos corpos mais sutis. Estes órgãos podem ser chamados de chakras ou centros de energia.

O corpo físico para manter a sua atividade necessita da energia do oxigênio que vem do ar e da energia dos alimentos que vem da terra.

Os corpos energéticos, que vibram numa freqüência acima da velocidade da luz, necessitam de um "oxigênio energético" que também vibra numa freqüência acelerada, que está presente na atmosfera, na natureza inteira, na luz solar e que pode ser chamado de prana, energia vital, orgone, mana, chi, fluido cósmico.São esses os ALIMENTOS DOS CORPOS SUTIS DO HOMEM,que irão ser metabolizados pelos chakras.

Victor Sergio de Paula - [email protected]
https://www.magnifica.com.br/espiritismo/estudos/


Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Por favor, deixe sua opinião



Veja também
veja-mais A bola dourada
veja-mais Perguntas...
veja-mais Tenhamos vida!
veja-mais Vida é muito mais!



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.




horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa