Menu

OS SINAIS DE DEUS

OS SINAIS DE DEUS
Facebook   E-mail   Whatsapp

Para aquele que tem fé, Deus
se faz presente em toda a parte.
É impossível não percebê-lo.


Um cientista, para complementar seus estudos no deserto africano do Saara, contratou o serviço de um guia. Experiente e discreto, o guia falava o menos possível, mas estava sempre atento ao que se passava ao seu redor. Mesmo depois de um longo dia, marcado pelo sol, pelas areias e pela fadiga, o guia reservava um tempo, à noite, para orar. Isso não passou despercebido ao cientista.

Ao reiniciar a viagem, no dia seguinte, o cientista questionou a ingenuidade do condutor de camelos e sua oração. Ele nunca vira Deus, nunca falara com ele, nunca ouvira sua voz, como poderia ter certeza de que Ele existia?

A pergunta não foi respondida e a viagem continuou. Algumas horas depois, o sábio, mais familiarizado com o deserto, observou: uma caravana passou por aqui e trata-se de um grupo numeroso com, pelo menos, oito camelos. E o guia, com tranqüilidade, perguntou: você viu algum camelo ou falou com algum viajante? Como pode ter certeza que eles passaram por aqui? Vejo as pegadas na areia, esclareceu o sábio. E o guia aproveitou para responder a pergunta anterior do sábio: eu também vejo os sinais de Deus no mundo, por isso acredito - sem qualquer dúvida - nele.

Para quem não tem fé, qualquer milagre é insuficiente. Para aquele que tem fé, os milagres são desnecessários. Os sinais - milagres - de Deus estão em toda parte. No entanto, nem todos conseguem percebê-los. E não se trata de sabedoria. Há sábios que nada percebem e há pessoas muito simples, mas que têm olhos iluminados. Há também sábios que percebem e mesmo identificam os sinais de Deus.

O grande astrônomo Isaac Newton afirmou: “Do meu telescópio, eu vejo Deus caminhar. A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta”.

Von Braun, o pai dos satélites artificiais, também confessou sua fé profunda em Deus, explicando: “Nós nos orgulhamos pela descoberta de algumas leis existentes no universo, não podemos ignorar um Ser que criou tudo isto”.

Em sua simplicidade, Francisco de Assis não precisava de telescópio para ver Deus. Ele o percebia em toda a criação. O universo todo, na ótica de Francisco, era um grande templo, onde os sinais de Deus estavam presentes. De alguma maneira, Deus autografa suas obras. Uma das bandeiras mais em evidência é a da ecologia. Preservar é uma necessidade para nosso futuro, mas é também a maneira mais simples de agradecer a Deus Criador.
Mas estes sinais de Deus no universo só podem ser percebidos a partir do coração do homem. Este é o maior de todos os santuários. É ali que surge a percepção de um Deus, pessoal, o encantamento e a adoração. A partir do coração, Deus é perceptível na natureza, na história humana e - sobretudo - nas pessoas.
Newton e Francisco de Assis, partindo de pontos de vista diferentes, chegaram à mesma conclusão. Para aquele que tem fé, Deus se faz presente em toda a parte. É impossível não percebê-lo.

Aldo Colombo
www.capuchinhosrs.org.br/mensagemview.php?id=81&tit=olhar


Aproveite e leia: O Poder da Crença...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa