auravide auravide

PALAVRAS DE BUDA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Buda disse:

"Se um homem insensatamente me faz mal, eu lhe pagarei com a proteção de meu desinteressado amor; quanto mais mal vem dele, mais bondade sairá de mim; a fragrância do bem sempre vem para mim e o ar nocivo do mal vai para ele".

Certo homem insensato, sabendo que o Buda seguia o princípio de amor que recomenda revidar o mal com o bem, começou a insultá-lo.

Buda permaneceu em silêncio, lamentando sua insensatez.

Quando o homem terminou, Buda o chamou, dizendo:

"Filho, se um homem declina de aceitar a dádiva que lhe é feita, a quem esta pertencerá?" E ele respondeu:

"Neste caso, a dádiva pertencerá ao ofertante".

"Meu filho", disse Buda, "tu me injuriaste, mas eu declino de aceitar teus insultos, rogo-te que os guardes tu mesmo. Não te será isso uma fonte de desgosto? Como o eco pertence ao som e a sombra à substância, assim o mal recairá sem falta sobre o doador do mal."

O insultante não respondeu, e Buda continuou: "O homem perverso que censura o virtuoso é como aquele que olha o alto e escarra para o céu; o escarro não mancha o céu, mas recai e suja a sua própria pessoa."

E continuou: "O caluniador é como aquele que arremessa pó sobre outro quando o vento sopra contrário; o pó recairá sobre quem o lançou. O homem virtuoso não pode ser atingido e o mal que o outro pretendia infligir-lhe volta-se contra ele."

(O sermão da injúria é parte dos chamados textos canônicos, que registramas pregações de buda, e que foram reunidos por uma comissão de sábios, cerca de 250 anos após sua morte).

recebido de Soraya Souza

Aproveite e leia sobre "Conflitos"...

Facebook   E-mail   Whatsapp




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa