Menu

PALAVRAS DE CONFÚCIO

PALAVRAS DE CONFÚCIO
Facebook   E-mail   Whatsapp

“A sinceridade é princípio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível”.

“É próprio de uma alma grande vingar-se das injúrias com benefícios”.

“Aquele a quem a calúnia, que penetra lentamente, não consegue ferir, e a quem tão pouco fazem dano as frases insidiosas é um homem inteligente. Com efeito, o homem que permanece impassível ante a calúnia e a difamação é um homem que vê a realidade das coisas”.

“O homem nasce para se conduzir nobremente na vida”.

“Não retificar um erro cometido involuntariamente é cometer um erro maior”.

“Aquele que possui a virtude possui o principal”.

“A virtude deve ser comum ao lavrador e ao monarca”.

“Amemos os outros como a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quando temermos para eles o mesmo que para nós tememos - então seguiremos as leis da verdadeira caridade”.

“O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal; isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam”.

“O homem não deve viver retirado, mas entre a humanidade, participando de suas dores”.

“Corrigir os próprios defeitos e não os alheios não será o melhor sistema para chegar à supressão do mal?”?

“O sábio não se preocupa por não ser conhecido dos homens, e sim por não conhecer os homens”.

“O sábio não repele uma boa palavra só porque tenha partido de um mentiroso”

“Tenho eu a ciência? Não. Não a tenho, mas quando alguém humilde me interroga, por mais ignorante que ele seja, eu examino a questão sem omitir coisa alguma”.

“É mais difícil evitar a amargura na pobreza que a arrogância na riqueza”.

“Pode-se retirar à força um general do meio de seu exército; não se pode roubar a um homem a decisão de praticar a virtude”.

“Aquilo que sabemos, saber que o sabemos; aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: - isto é que verdadeiramente saber”.

“Há coisas que um bom espírito não estuda, mas as que ele estudar não devem ser abandonadas antes que ele as conheça bem. Há coisas sobre as quais ele não medita, mas se o faz não as abandona sem lhes encontrar explicação. Há coisas sobre as quais ele não as interroga, mas se o faz não as abandona sem antes as haver compreendido. Há coisas que ele não procura distinguir, mas as que ele quer distinguir não as abandona sem que lhes tenha fixado a diferença”.

www.calendario.cnt.br/CONFUCIO.htm

Pense Nisso
Não poucas vezes estamos tão envoltos em ‘pensar o que outros pensam’ que esquecemos de nossa infinita capacidade de perceber o mundo. Sem INTERNET, sem os grandes centros acadêmicos e usando apenas as ferramentas inerentes a qualquer um de nós, Confúcio viveu seu tempo e ainda deixou um grande legado de valores à humanidade. Não importa termos ou não nossos nomes em PORTAIS ou ACADEMIAS... importa e muito que tipo de RELAÇÕES construímos, vivemos e percebemos com aqueles que nos cercam.

Recebido de Ricardo Oliveira
[email protected]

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa