Menu

Pela 1ª vez, Pan abre espaço para espiritismo

Pela 1ª vez, Pan abre espaço para espiritismo
Facebook   E-mail   Whatsapp

Pela primeira vez na história dos Jogos, o Espiritismo terá representantes dentro do centro ecumênico da Vila do Pan.
O local já foi construído e terá capacidade para abrigar 50 pessoas durante as cerimônias.

Religiosos indicados pelo Conselho Espírita do Estado do Rio farão palestras e aconselharão atletas, técnicos e dirigentes no centro a partir do dia 3, data da abertura do condomínio. As sessões diárias terão duração de uma hora e meia.
Os representantes do conselho também ganharão acesso para visitar os esportistas dentro da Vila em casos especiais. O condomínio receberá cerca de 7.500 atletas e dirigentes durante o Pan, espalhados em 17 prédios na Barra da Tijuca.

"O convite para participar do centro é um reconhecimento à nossa religião no Brasil. Já contamos com milhões de praticantes no país, que é o maior do mundo em número de adeptos", disse Humberto Portugal, que participará das sessões espíritas dentro da Vila do Pan. Médico homeopata em Petrópolis (a 65 km do Rio), ele é diretor de relações externas do Conselho Espírita do Rio.
Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2000, 2,3 milhões de brasileiros são espíritas no país. Entre os grandes grupos religiosos, diz a pesquisa, os espíritas têm renda e escolaridade maiores. A escolaridade média é de dez anos, e a renda, de R$ 700.
O centro religioso da Vila se chamará Oratório do Atleta, contará com sistema de som e uma sala de aconselhamento.

As sessões espíritas terão tradução para dois idiomas -inglês e espanhol. "Não pretendemos converter os atletas. Estaremos lá para ajudá-los no que precisarem. Faremos sempre palestras falando sobre reencarnação, mediunidade. Depois, daremos um atendimento espiritual aos que pedirem", declarou Portugal.
O espiritismo, doutrina que surgiu em 1857 com o lançamento de "O Livro dos Espíritos" na França, tem como fundamentos a reencarnação e a mediunidade. Pela teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra para evoluir. A morte seria a passagem da alma do mundo físico para o mundo espiritual.
O professor francês Hyppolyte Leon Denizard Rivail, que adotou para suas obras espíritas o pseudônimo de Allan Kardec, é tido como o fundador da doutrina espírita.
No Brasil, Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, morto em 2002 aos 92 anos, foi o seu mais famoso expoente.

Além dos espíritas, o centro ecumênico terá representantes de outras quatro religiões diariamente: catolicismo, islamismo, judaísmo e protestantismo. Segundo a organização, eles se revezarão no Oratório dos Atletas, que terá um balcão sem símbolos religiosos.
O Co-Rio (comitê organizador do Pan) informou que escolheu as cinco religiões por representarem "a maior parte da população das Américas".
O candomblé e a umbanda ficaram de fora da Vila.0 (SR)

Fonte: Sérgio Rangel
Folha de São Paulo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa