Menu

Projeto de Vida

Projeto de Vida
Facebook   E-mail   Whatsapp

O meu projeto de vida é criar bem os meus filhos, educá-los, formá-los para a vida e para o mundo. É vê-los crescidos, maduros, educados, elegantes, independentes... Não à minha imagem e semelhança, mas à imagem de seres humanos completos, serenos, gentis e capazes de validar a sua própria vontade e sensíveis à realidade do mundo, das outras pessoas, da natureza, do universo.
Pareço querer muito, mas, na verdade, o meu desejo é amplo. Desejo o bem deles e, em conseqüência, o bem de todos. Acredito num mundo melhor, baseado em pessoas melhores, menos materialistas, menos ambiciosas e capazes de serem felizes na realidade na qual estejam inseridos.
Ainda me emociono ao ver senhores grisalhos mantendo a compostura, os cabelos alinhados, os gestos comedidos e cordiais de outros tempos. Soberanos de seus valores e suas verdades.
Será que o mundo ainda os enxerga? Os comerciantes por toda a vida atrás de um balcão, a lavadeira que criou sua família dignamente, o funcionário orgulhoso de seu emprego, das suas funções, ou talvez do concurso que venceu...
A grandeza está nos pequenos gestos, nas formigas que passam despercebidas pela multidão de megalômanos e egocêntricos com os quais convivemos.
Você sabe do seu valor? Já questionou sua importância para o mundo? Não é preciso ser um cientista, um jogador de futebol, uma modelo famosa ou uma celebridade instantânea para ser importante.
É preciso ser gente de primeira categoria: solidária, confiante, generosa (consigo e com os outros). É ter um sorriso franco ou uma lágrima sincera.
Pelos olhos dos meus filhos enxergo o mundo. Pelos olhos ingênuos (mas não bobos...), curiosos, vivazes, como se pudessem agarrar o mundo com suas pequeninas mãos. Mas humildes que buscam proteção e afago quando temem, quando fraquejam...
Não, os meus filhos não são os mais bonitos do mundo. São belos como são todas as crianças. Também não são os mais inteligentes, têm a esperteza típica de quem quer aprender....
Crianças hoje, adolescentes amanhã, e adultos quando menos esperarem. E eu? E você que também é mãe e pai, quem somos? Somos aqueles que tiveram a oportunidade de reaprender a comer, a andar, a falar, a ler, a sentir pequenos prazeres, à medida que ensinamos tudo isso aos nossos rebentos.
Temos a obrigação de sermos melhores como seres humanos, pois nos foi dada, em vida, a oportunidade de renascer.
Somos o resultado da conexão entre o divino e o humano na condução de novas vidas.
Posso não ser tudo o que quero, não ter tudo o que desejo, posso falhar... mas agradeço, todos os dias, a oportunidade de ver o mundo com olhos de criança.
O meu projeto de vida é não cobrar nada dos meus filhos, mas contar com a certeza que ainda terei muito do que me orgulhar....

Maria Cristina Gonçalves
Jornalista e mãe da Maria Fernanda e do Marcio Henrique

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa