Menu

Pulmão do Mundo

Pulmão do Mundo
Facebook   E-mail   Whatsapp

5 de setembro - Dia da Amazônia

A Amazônia é a região natural da América do Sul, formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pela maior floresta equatorial do mundo: no sentido Norte-Sul, mede 2000 a 2500 km, e no sentido Leste-Oeste, mede cerca de 3000 km. A bacia amazônica abrange uma área de 6.915.000 km2, dos quais 4.787.000 km2 está no Brasil.

Inestimável reserva ecológica, a Amazônia é, por muitos, considerada o "pulmão do mundo". Além da riqueza florestal, a Amazônia apresenta imensas potencialidades no setor de pecuária, dos recursos minerais e da energia hidroelétrica. O processo de ocupação da região já levou à eliminação de 550.000 km2 de floresta através do corte e da queima da vegetação, resultando na liberação do equivalente a 2 e até 4% das emissões globais de carbono para a atmosfera, contribuindo, assim, para o agravamento do efeito estufa.

A transformação da paisagem amazônica pode, ainda, estar reduzindo as chuvas na região, através de uma redução da evaporação e de absorção de energia solar que é realizada pela vegetação. Esta redução de evaporação, por si, acaba aumentando a drenagem de água pelos rios, provocando enchentes após eventos de chuva e, à longo prazo, causando impactos pouco conhecidos sobre os recursos pesqueiros.

Devido aos efeitos potenciais dos investimentos que estão sendo destinados pelo governo brasileiro, é urgente que se abra um debate sobre as futuras políticas públicas para a região, a fim de que a sociedade civil se pronuncie.

A produção científica na Amazônia cresceu muito. As organizações não-governamentais atuantes no desenvolvimento rural, junto com a população amazônica organizada, acumularam muitas experiências sobre como lidar com a floresta e como promover o desenvolvimento sustentável.

Ignorar as questões ambientais associadas à abertura de estradas e expansão da fronteira é arriscado, sob pena de transformar a Amazônia em uma área permanentemente periférica, com a perpetuação da cultura de extração de recursos naturais, que beneficia poucos e prejudica a maioria. Sobre o rio Amazonas, podemos dizer que é o maior rio em comprimento (cerca de 6.500 km) e o mais caudaloso do mundo, tendo na foz a vazão de 200.000 m3/s. As suas águas são visíveis no Atlântico a 200 km da foz.

Está situado na América do Sul, nasce nos Andes peruanos e tem 7.025 km, total de sua extensão. Chega a atingir 30 km de largura na foz e é navegável até Iquito no Peru, a 3.850 km do oceano Atlântico, na costa do Brasil. O rio Amazonas tem 200 afluentes. Foi denominado o "rio das amazonas", em 1542, por Orellana que, ao ser atacado por uma tribo de índios, quando descia o rio, julgou tratar-se de mulheres guerreiras que, segundo a mitologia grega, teriam vivido no Ponto (Ásia Menor), e faziam dos homens seus escravos.

Dedicadas à caça e à guerra, amputavam o seio (daí o nome Amazonas, que em grego significa "sem seios") direito para melhor manejar o arco. A Amazônia é a área de maior biodiversidade do mundo, sendo invadida e explorada por muitos cientistas estrangeiros. Infelizmente, o governo brasileiro não garante a proteção dessa região e nós assistimos, inertes, à destruição dessa nossa maior riqueza natural.

O Dia da Amazônia serve de alerta permanente para que o "pulmão do mundo" não seja totalmente dizimado.
www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=5&Mes=9

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa