Menu

Quatro Princípios da Sabedoria Tolteca

Quatro Princípios da Sabedoria Tolteca
Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao contrário do que muita gente pensa, a palavra “tolteca” não se refere a uma civilização específica e sim ao conjunto de conhecimentos citado; tolteca significa “homens de conhecimento”, pessoas que se dedicavam a estender os limites da consciência e da percepção.

A filosofia mágica tolteca é uma espécie de código Hamurabi pré-colombiano, porém bem mais sutil e com uma mensagem profunda e que toca nossos corações. Deveríamos notabilizar as coisas do passado e dar uma nova roupagem a elas. Edgar Morin nos diz que as novidades do mundo são na verdade reflexos de idéias antigas.
Espero sinceramente que gostem e que façam vibrar em uníssono as palavras dos 4 princípios, em seus corações e almas.
Namaskar

Seja impecável com a sua palavra


Fale com integridade. Diga somente o que você realmente quer dizer. Evite usar a palavra para falar contra você ou fazer fofocas de outras pessoas. Use o poder da sua palavra no sentido da verdade e do amor.

Isto me lembra muito da parábola sobre o sentido da necessidade das coisas, em Sócrates. Somente podemos falar algo que é verdadeiramente útil e que não prejudique nenhum de nossos pares. A Fraternidade Universal agradece (e por favor, quando digo Fraternidade Universal remeto ao sentido global e não ao de uma seita ou organização, mas em um sentimento latente no coração de cada ser humano). Busque o sentido da Verdade… Acredito que a mensagem principal seja esta, mas o que será a Verdade? Acredito que qualquer palavra limitaria o conceito desta nobre idéia.

Não leve as coisas para o lado pessoal


Nada que as outras pessoas fazem é por causa de você. O que os outros dizem ou fazem é uma projeção da realidade deles, de seus próprios sonhos. Quando você fica imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.


Caramba, mas isso sim é conselho neste mundo de pessoas perdidas e com a mania de perseguição. Alguém teria este estranho hábito? Eu já sofri muito deste mal e ainda sofro, porém cada dia é um passo para o crescimento. Quando dizemos que o mundo está contra nós estamos assumindo a posição mais egocêntrica em nossas vidas, pois achamos que somos o centro do universo e que tudo gira em torno dos nossos problemas e anseios. O mundo já é complicado demais para que se preocupem somente contigo, portanto deixe de “frescuras” e viva a sua vida.

Não faça pressuposições


Tenha a coragem de fazer perguntas e de expressar o que realmente você quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, para evitar mal-entendidos, tristezas e dramas. Somente com esse princípio você poderá transformar completamente a sua vida.
Não vou nem comentar…

Sempre faça o seu melhor

O seu melhor muda de um momento para outro; será diferente quando você estiver bem de saúde e quando não. Em qualquer momento, faça simplesmente o seu melhor, e assim você evitará auto-julgamento, auto-abuso e arrependimentos.

Arrependimentos… isso é importante ser discutido, pois em todas as nossas relações sempre observamos outrem a reclamar de seus mal passos dados em relação a pessoa A ou B. Para que isto seja evitado, uma coisa é simples: busque ser a melhor pessoa que puder e não menos e nem mais. Assim, evitará problemas como os do tipo: – fulano nunca me amou e etc. Siga sempre a intuição humana que diz: – se você fez o melhor que pode então siga em frente e não viva coisas que já estão mortas para a vida em si.


Leunamme
https://blog.br.inter.net/blog/luznapenumbra/

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa