Menu

QUE SIGNIFICA A PORTA ONDE MORA O MAL

QUE SIGNIFICA A PORTA ONDE MORA O MAL
Facebook   E-mail   Whatsapp

Os três aspectos ou potências divinas: Mente, Amor e Vontade encontram o seu ponto de apoio na própria humanidade, “o centro a que chamamos raça dos homens”. Aqui e somente aqui pode ser cumprida a promessa do futuro, já que somente aqui as qualidades divinas podem se expressar por si mesmas e cumprir a sua incumbência. É somente através da humanidade, só e sem ajuda (exceto pelo Espírito Divino que mora em cada ser humano), que “a porta onde mora o mal” pode ser fechada. Não é Deus quem fecha essa porta, nem é a Hierarquia quem força o mal a retroceder para o lugar onde teve origem, já que aqui a Grande Invocação não se refere ao mal gerado nos níveis cósmicos, e, por conseguinte, fora do alcance do raio de redenção do homem, mas àquilo em que lhe é permitido manifestar: no egoísmo humano, no ódio, na separatividade, no materialismo. É à humanidade que luta, sofre e aspira, a quem está encomendada a tarefa de fechar a porta e ela, a humanidade, está à altura desta empreitada. A responsabilidade compartilhada com os Mestres, os mais hábeis e treinados no uso da Invocação, consiste em focalizar e ancorar no reino humano as energias invocadas de Luz, de Amor e de Poder. Deste ponto de vista, a humanidade está capacitada para assumir a tarefa.

Se todas as linhas de desenvolvimento evolutivo têm seu ponto de encontro na HUMANIDADE, por quê a Grande Invocação faz referência aos “homens”?

Aqui pode resultar iluminadora uma visita a esse livro tão oculto, o dicionário. No idioma inglês, “MAN” (homem) tem sua origem na palavra sânscrita MANU, que significa “ser humano”, cuja raiz, “MAN”, é o verbo “pensar”. “MAN” (homem) tem o significado de “entidade pensante”, ou “o que pensa”. Este é um ponto altamente significativo que não se assemelha à noção de gênero sexual, mas àquele aspecto que é comum a todos os membros do reino humano, e que dota a humanidade com um fator chave e tão importante na evolução, A MENTE.

A primeira estrofe da Grande Invocação invoca a Luz que se origina na Mente de Deus, uma luz que busca um canal de entrada no nosso planeta com o propósito de redenção da substância planetária, por meio da intercessão da mente humana. A mente é o que faz do homem uma coerente unidade de consciência, e a inteligência constitui a base da separatividade. Entretanto, “MANAS”, inteligência criativa, é a chave do portal do quinto reino da natureza: A Hierarquia ou Reino das Almas.

A mente é tanto um fator de limitação, de separação, como de contato com reinos internos e superiores. É o registro de toda espécie de impressões. A responsabilidade fundamental da humanidade é a de atuar como um grande agente de impressão em relação aos três reinos subumanos da natureza: o animal, o vegetal e o mineral. O destino da raça humana é ser expoente, intérprete ou representante da Mente de Deus. Daí a estreita relação entre a primeira estrofe que invoca Luz que flui da Mente de Deus e a quarta, que invoca a restauração do Plano Divino sobre a Terra, através do esforço cooperador da humanidade. É à função do homem como mediador e redentor, a entidade pensante e receptora de luz, a quem é dirigida a Invocação.

A GRANDE INVOCAÇÃO

Do ponto de Luz na Mente de Deus
Flua luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus
Flua amor aos corações dos homens.
Que o Cristo volte à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens –
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz.
E que ele vede a porta onde mora o mal.

Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

https://richard_c.sites.uol.com.br/





Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa