auravide auravide

QUESTIONAMENTO PERMANENTE


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por: Luiz Alberto Py - https://www.albertopy.com.br

Na direção da maturidade e da sabedoria, devemos manter a capacidade de mudar de opinião e aprender com as novas experiências.

Certezas absolutas e verdades inabaláveis fazem parte do repertório das mentes infantis e juvenis. As lições de vida costumam ser oferecidas às crianças de forma muito autoritária e radical. Comumente, pais e educadores formulam conceitos prontos, idéias preconcebidas, e os apresentam aos jovens como verdades absolutas e inquestionáveis.
A criança vai crescendo acreditando que os adultos tudo sabem, mas aos poucos vão percebendo que a verdade não é exatamente essa.
Na puberdade, em um momento natural e espontâneo, os adolescentes começam a desenvolver uma saudável desconfiança sobre o que lhes foi dito e o que aprenderam ao longo dos primeiros anos de vida. Questionam e tentam refutar os conceitos que lhes são apresentados e iniciam um processo de revisão de conhecimentos e de códigos,morais, éticos e estéticos.
É lamentável que, na maioria das pessoas, esse processo de questionamento e revisão perca o fôlego na medida em que os jovens vão se tornando adultos e novas preocupações dominam suas vidas.
No começo da idade adulta vai ocorrendo um processo de cristalização de conhecimentos e conceitos, processo que ajuda as pessoas a solidificarem seus pensamentos,o que, nessa fase da vida, contribui para um melhor posicionamento frente às recentes dificuldades existenciais que se apresentam. Dizia o escritor inglês William Somerset Maugham que os homens fracos se esforçam exageradamente para nunca mudar de opinião.

Envolvidos nas novas demandas da vida, os jovens adultos deixam de dispor de tempo para a reflexão investigativa e para continuar um processo de revisão de conceitos que deveriam ser permanente. É desejável que, caminhando em direção à maturidade e à sabedoria, cada um de nós mantenha ou recupere a capacidade de mudar de opinião e de aprender com as novas experiências. É importante que todos nós consigamos um tempo de isolamento e reflexão, para retomarmos as reavaliações tão intensas e saudáveis da juventude.

Que não percamos o fio - assim poderemos sempre ver a beleza das flores.
Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Por favor, deixe sua opinião



Veja também
veja-mais Agora, não depois
veja-mais Ainda a culpa
veja-mais Tudo és
veja-mais Novos dias



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa