auravide auravide

Reduzindo os gastos na lavanderia e no banheiro


Aqui vão alguns métodos para reduzir o gasto de energia na lavanderia e no banheiro, reduzindo o uso da água quente e minimizando a utilização de eletrodomésticos.

Use sabão líquido para água fria

Embora, a princípio, seja difícil fazer essa conexão, nos últimos anos o humilde sabão líquido para máquina de lavar tem sido um elemento de impacto no campo da economia de energia. Sabões líquidos para água fria limpam quase qualquer tipo de roupa tão bem como sabão convencional e como a água não precisa ser aquecida para dissolvê-lo melhor, você economiza energia. Como a maioria das roupas podem ser lavadas em água fria e fazendo isso você previne a perda do tingimento, seria uma boa idéia tirar proveito desse avanço tecnológico dos sabões líquidos.

Nas regiões onde a água que entra nas casas é bastante fria, o sabão líquido funciona melhor que o sabão em pó, já que a maioria dos sabões em pó não dissolvem tão bem em água fria quanto em água quente.

Encha a máquina

Também é importante, tanto para poupar água como energia, colocar cargas completas na máquina sempre que possível. Uma carga grande de roupas, ao contrário de várias cargas pequenas, usará menos eletricidade para acionar o motor da máquina e o consumo geral de água também será menor. Assim sendo, acumular roupa suja não é nenhum sinal de preguiça; é fazer economia.

Pendure as roupas bem alto

As secadoras de roupa rolam as roupas dentro de um tambor aquecido para remover a umidade após a lavagem. O calor é produzido por eletricidade, gás natural ou propano. Mas você poderia evitar usar qualquer energia, exceto talvez a sua própria, ao usar o sol e o vento para fazer o trabalho. Varais e secadores dobráveis são baratos e gasta-se apenas alguns minutos para pendurar uma carga de roupas. O sol desinfeta as roupas e deixa tudo com cheiro agradável.

Uma opção para pendurar roupas fora de casa durante o inverno é organizar um lugar para secagem das roupas, geralmente no porão. Se a sua casa for seca durante o inverno, a evaporação da água das roupas acrescenta umidade ao ar. Entretanto, em lares que já têm umidade adequada, esse acréscimo poderá causar problemas como condensação nas paredes e teto, com formação de mofo e bolor.

Outro ponto a favor de secar as roupas no varal tem a ver com o uso da secadora e como ela envelhece e deteriora as roupas. O calor excessivo quebras as fibras e faz com que se rompam e soltem. Afinal, é disto que são feitos os fiapos que saem da secadora: fibras rompidas do tecido. O tombamento da roupa, esfregando uma contra a outra também é abrasivo, posteriormente deteriorando o tecido. Desta forma, secar a roupa fora de casa é vantajoso não só em termos do uso eficiente da energia, mas também da duração da roupa.

Confira sua rotina

Poupar energia em casa pode envolver uma simples mudança de hábito. Aqui vai um exemplo: digamos que você seja uma pessoa que sempre lava o rosto antes de escovar os dentes. Seu banheiro está localizado no andar superior de uma residência de dois andares e leva algum tempo para a água quente percorrer os dois andares até sair pela torneira da pia. Para economizar um pouco de energia e água, tente escovar seus dentes antes de lavar o rosto. Você usará água fria para escovar os dentes de qualquer maneira, então porque não usar aquela porção de água fria que ainda está na torneira de água quente para fazer o serviço?

Sua espera será menor e você desperdiçará menos água enquanto isso. Este é um truque simples que, admitamos, não conta muito por si. Mas multiplique isso por 365 dias por ano e verá que economizou bastante água quente.

Tome banhos rápidos, encha menos a banheira

Um dos mantras da economia de energia é fazer mais com menos. Isto também significa não usar tanto em primeiro lugar. Na U.S. Navy (marinha americana), os marinheiros tomam o chamado "banho da marinha" para economizar água fresca a bordo dos navios. A pessoa fica em pé no chuveiro, molha-se e desliga a água. Depois ensaboa-se e volta a ligar a água para enxaguar-se. Alguns chuveiros modernos possuem uma válvula simples localizada perto do bocal, que permite desligar e ligar a água novamente e ainda manter o ajuste de temperatura. Agindo assim algumas vezes, perceberá o quanto um banho de 20 minutos pode ser dispendioso; você fica limpo da mesma forma e usa menos água no banho.
O mesmo se aplica com relação ao banho de banheira. Encher a banheira dois a quatro centímetros a menos não faz diferença em questão de higiene, mas a água e energia economizadas fazem.

Em primeiro lugar, considere também tomar uma ducha em vez de um banho de banheira. Mantido numa duração razoável. O banho de chuveiro exige muito menos água.

Deixe a água na banheira

Quando tiver terminado o banho, considere deixar a água na banheira por algumas horas. Tal como no caso da água da pia, você está pagando pela água quente e deixar que a água esfrie dentro da casa poderá aquecer o banheiro. Além do mais, para casas em locais secos durante o inverno, a água do banho poderá adicionar alguma umidade necessária para o ar. E claro, faça o oposto durante o verão; quanto antes você puder escoar aquela água da banheira, melhor. Desta forma você não acrescentará calor que o ar condicionado terá que refrescar depois.

Compre antes e economize

O preço do gás propano e óleo combustível varia durante o ano. Se você usa algum deles como combustível para o aquecimento, poderá pagar menos por galão se comprá-los durante o verão, em vez de esperar pelo outono para abastecer o tanque. Fazendo isso, desfrutará de uma grande economia quando o inverno chegar, embora possa ser difícil investir várias centenas de dólares em combustível que não será usado por meses.

A economia de energia não termina com a redução do uso da água e a regulagem do termostato. Na próxima seção, analisaremos a prevenção do desperdício de energia com o ajuste das janelas e aquecedores de água.

https://casa.hsw.com.br/como-economizar-energia-em-casa3.htm
Publicado em:




Comentários



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa