Menu

RELACIONAMENTOS

RELACIONAMENTOS
Facebook   E-mail   Whatsapp

Creio que o maior desafio deste novo milênio é o de harmonizar nossos relacionamentos, nossas relações. Harmonizar relações/relacionamentos em todos os níveis: na família, na relação homem e mulher, com os filhos, com os pais, com chefes, com subordinados, com fornecedores, com clientes, com companheiros de trabalho, vizinhos, amigos em geral.

E é claro, relacionamento consigo mesmo, com Deus, com sua crença/religião.... ou seja: Tudo na vida é relacionamento, pois hoje, mais do que nunca, temos que nos relacionar com o meio ambiente, com a nossa alimentação, com a escola de nossos filhos, com os amigos de nossos filhos... Vivemos numa rede interminável de relacionamentos!
Se a vida é a dança das Relações, é sábio aprendermos cada vez mais a dançar, em harmonia com tudo o que nos cerca.

Na medicina tradicional dos nativos americanos, é usado uma frase de poder, um mantra:

Mitakuye Oyasin... que significa "Por Todas As Nossas Relações".

É um mantra que nos harmoniza com o Universo. Significa Todas as Nossas Relações com todos os seres, em todas as nossas vidas na Terra, desde um inseto ou ser rastejante, até seu irmão de sangue.

Os nativos aprenderam a viver a completa beleza que somente o verdadeiro contato com a natureza pode trazer. Os nativos americanos, por exemplo, tem 4 mandamentos básicos:

1 - Respeito à Mãe-Terra;
2 - Respeito ao Criador(Wakan Tanka);
3 - Respeito por irmãs e irmãos;
4 - Respeito à liberdade individual ( liberdade que não agrida irmãos e Mãe Terra).

Há o conceito que todas as coisas boas chegam das "Quatro Direções Sagradas" (norte, sul, leste, oeste) que contém todo o Universo.

O Criador colocou as quatro raças (brancos, vermelhos, amarelos e negros) em suas respectivas áreas, e aparece para cada povo de diferentes maneiras e caminhos, para trazer beleza e harmonia.

Todos os seres, sejam homens, animais, plantas, minerais, peixes, pequenas criaturas, etc., possuem espírito. Tudo está ligado, conectado com a Alma do Mundo. Por entender que Deus está presente em toda a vida, honro "Todas As Nossas Relações". Acredito que Deus ama igualmente todas as suas criaturas.

Estamos ligados com a Fonte de Vida do Universo. Cada partícula do nosso ser e de todos os seres pertencem à Mãe-Terra e Pai Céu. Nós e todas as coisas, somos Sagrados.

Chama-se "Por Todas as Nossas Relações": para força, para guiança e para sabedoria.

Eu agradeço por Todas As Minhas Relações ao Criador, ao Universo, a cada uma das Quatro Direções, ao Pai Céu, a Mãe Terra, e a Todos os Elementos.

Eu agradeço a todas as coisas que têm vida em meu próprio ser e que são sagradas para mim. Cada uma delas tem uma razão sagrada para existir. Agradeço ao Grande Círculo da Vida e a relação com outras pessoas, que criaram e criam um fluxo especial de energia que posso chamar de "minha vida".

Por honrar nossas relações no modo de vivermos cada dia, no modo que pensamos e agimos nós honramos o sagrado fluxo chamado "vida" e, através desse fluir de energia do Grande Círculo da Vida, que nós não apenas sobrevivemos, mas vivemos realmente, e experimentamos a vida na sua completa beleza, através do Poder das Relações.

Mitakuye Oyasin!

Léo Artése

Aproveite e veja as lições xamânicas para manter-se no fogo abrasivo do Amor!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa