Menu

Reposição Florestal

Reposição Florestal
Facebook   E-mail   Whatsapp

A Reposição Florestal Obrigatória foi instituída (Código Florestal, Lei 4.771 15/03/65 e Lei Estadual 10.780) a fim de assegurar o replantio das árvores cortadas para o abastecimento de empresas que utilizam produto florestal lenhoso.

Desta forma, padarias, pizzarias, churrascarias, serrarias, olarias e quaisquer outras empresas que utilizam ou consumam matéria prima florestal (lenha, carvão ou tora) devem promover a restituição equivalente às árvores que são suprimidas para a utilização na atividade.

A Reposição Florestal pode ser feita diretamente, entretanto para a maioria dos pequenos e médios consumidores florestais é inviável a execução de plantios próprios. Neste caso, a Reposição Florestal é executada por meio de uma Associação Florestal credenciada como a Ecoar.

Os recursos oriundos da Reposição Florestal são destinados à produção das mudas de árvores, que são distribuídas gratuitamente aos pequenos e médios produtores rurais cadastrados. Além disso, para garantir que os plantios tenham êxito, esses agricultores também recebem, orientação e assistência técnica periódica. Para realização dessas atividades a ECOAR conta com dois viveiros de produção de mudas, equipe de viveiristas e técnicos qualificados que fazem a gestão dos projetos florestais implementados.

Todo este trabalho representa um eficiente mecanismo que alia produção florestal, conservação ambiental e geração de trabalho e renda no campo. Ele representa um incentivo concreto ao aumento da oferta dos produtos florestais (resultando na redução do seu preço no mercado) ao mesmo tempo em que promove a redução da pressão sobre as florestas nativas remanescentes.

A Ecoar atua de forma regionalizada, sempre considerando as características e vocações específicas e baseando seu trabalho no estabelecimento de parcerias locais (Prefeituras, Sindicatos Rurais, Associações de Produtores etc). Desta maneira atualmente o projeto vem sendo realizado nas regiões da Grande São Paulo, Itapeva/Capão Bonito, Sorocaba/Porto Feliz/ Pilar do Sul.

www.ecoar.org.br/

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa