Menu

SABENDO SER BOBO

SABENDO SER BOBO
Facebook   E-mail   Whatsapp

O importante não é o que pensam de nós, mas o que realmente somos.

Esta história eu ouvi há muitos anos, é do tempo dos mil réis.
Conta-se que numa pequena cidade do interior, um grupo de pessoas se divertiam com o idiota da aldeia. Um pobre coitado de pouca inteligência que vivia de pequenos biscates e de esmolas. Eles chamavam diariamente o bobo ao bar onde se reuniam e lhe ofereciam a escolha entre duas moedas - uma grande, de 400 réis, e outra menor de dois mil réis. E o bobo sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o de lado e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior era a que valia muito menos.

"Eu sei" - respondeu o bobo, demonstrando que, na verdade não era tão tolo assim - "ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar as minhas moedas.
É possível extrair diversas conclusões desta pequena narrativa. A primeira: quem parece idiota nem sempre é.
Dito em forma de pergunta: Quem eram os verdadeiros tolos da história?

Outra: se você for ganancioso acaba estragando sua fonte de renda e termina matando a galinha dos ovos de ouro. Mas a conclusão mais interessante, a meu ver, é a percepção de que podemos estar bem mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o importante não é o que pensam de nós, mas o que realmente somos.

Luis Alberto Py

Aproveite e leia uma mensagem do Recado do Sábio...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa