Menu

SE VOCÊ MUDAR, O MUNDO SE TRANSFORMARÁ

SE VOCÊ MUDAR, O MUNDO SE TRANSFORMARÁ
Facebook   E-mail   Whatsapp

Nada acontece por acaso. Hoje compreendo o significado dessa frase. Sei a importância de entender essas palavras. Estamos nesse planeta apenas de passagem, num processo constante de evolução. Por mais que nos esforcemos para manter o controle sobre nossos atos, decisões, nunca poderemos administrá-los completamente.
O imprevisto, as coincidências, sempre nos colocarão em outra direção, sempre que isso for necessário para o nosso aprendizado.
Nada sabemos sobre o futuro, apenas achamos que sabemos. E achar não vale nada. Devemos viver o presente, esquecer o passado. O futuro poderá se aproximar do que fazemos hoje, ou não.
Não podemos pensar que tudo tem uma explicação, as coisas simplesmente acontecem. Na hora certa.
Não julgue seus erros ou resultados diferentes do que foi esperado como um fracasso. O fracasso, para pessoas otimistas, não existe. Você pode pensar que está aprendendo a como não fazer. Levante e siga em frente. Acredite que você é capaz e trace outro caminho. Mas, antes de agir, reflita sobre o que aconteceu, procure captar as pequenas mensagens. Será que, observando sob outro ponto de vista, os resultados poderiam ser diferentes? Todas essas adversidades acontecem para o nosso bem, para nos preparar para os próximos passos. Podemos mudar a nossa mente e crescer, ou não admitir a situação e ficar remoendo sentimentos negativos, escolhendo culpados.
Hoje, e pelo resto de minha vida, luto para corrigir meus defeitos. Tento melhorar um pouco a cada dia. As vezes penso que o outro está errado, mas muitas vezes chego a conclusão que o errado sou eu.
Não podemos mudar os outros, cada um tem o direito de escolher o seu caminho. Mas podemos mudar a nossa cabeça. Não é tão fácil, é verdade. Requer esforço, paciência, auto-crítica, mas vale a pena. Mudando a nossa mente, mudamos o nosso mundo. Olhe para dentro. Aproveite os momentos difíceis (e alegres) para tirar boas lições. Por mais incrível e repleta de diferenças que a vida seja, temos apenas duas opções sobre os fatos: pensar positivo ou pensar negativo.
Abra seu coração para as coisas boas, não julgue seus semelhantes. A imagem que você faz dele foi criada na sua cabeça. Você está julgando a si mesmo. Cada ser humano vive os seus sonhos, suas aflições.
Saiba perdoar. O perdão está diretamente relacionado ao nosso ego. É incontestável, todos nós erramos. Muitas vezes erramos sem saber, o que é pior. Falamos algo ou tomamos alguma decisão achando que vamos ajudar, mas, na verdade, podemos prejudicar o próximo. E agimos sem amenizar as consequências.
Nada é permanente. Se quer fazer, comece agora. Não fique arranjando desculpas. Se entendeu, aja. E todos devemos mudar.
Ou você é perfeito? Nem acredito mais que a perfeição exista. O que é belo para você pode não ser para os outros. Quem não enxerga, não poderá contemplar a sua perfeição. Temos um tempo limitado nesse planeta e somos bombardeados por informações de consumismo, modismo, estrelismo.
Cada um deve seguir a sua estrada. Faça a sua parte. Escolha uma direção e caminhe. Mas de vez em quando pare, observe. Se acreditar estar no rumo certo dê mais um passo. Caso contrário, desvie, experimente outra direção.
Esse é o grande lance. Podemos mudar a qualquer momento. Nossas angústias de hoje poderão não existir amanhã. Nossa consciência requer constante evolução. Não pense em autolimitação. É preciso destruir para construir. Você pode mudar, acredite. Use o tempo a seu favor. Mas saiba, também, reconhecer suas qualidades e a qualidade dos outros. Temos potencial para isso. Basta vontade. Olhe e admire.
Alguns acreditam que não podemos mudar o nosso destino, mas eu aprendi e prefiro acreditar, que o nosso destino é o nosso caráter. Não seja tão radical, é mais sofrido assim. Tenha flexibilidade, não crie tantas expectativas, curta o momento presente. Faça o que é certo, o que é bom. Se puder ajudar alguém, faça-o. Vivemos ciclicamente. O que desejamos para o próximo recebemos. As melhores coisas da vida não tem preço, não se pegam, não se vêem. Amanhã você será recompensado. Um verdadeiro obrigado, um sorriso, um abraço, um novo amigo. Agradeça também pelas coisas simples. O simples ato de respirar, de caminhar, de poder conversar, poder escutar, sua saúde, suas conquistas, a oportunidade de errar e corrigir o erro.
As dificuldades vão aparecer quando for preciso. É como um amadurecimento forçado, intenso. Alguns aprendem. Outros estufam o peito, envelhecem, e perambulam pelo mundo. Pobres criaturas, sem felicidade. Quem sabe um dia aprendam, libertem-se do ego, livrem-se da ignorância de pensar que não precisam mudar. Nada acontece por acaso. O tempo está passando. Boa sorte.

Recebido de Rejane Guimarães
sem referência ao autor


Aproveite e leia: Sincronicidades...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa