Seja um consumidor verde!

Seja um consumidor verde!

- Pensar globalmente, agir localmente.

- Evite os pratos, talheres e copos descartáveis. Quando for inevitável, opte pelos feitos de papelão e madeira, que levam menos tempo para se decomporem.

- Prefira produtos cujas embalagens são feitas de material reciclado e/ou é reciclável(símbolo na embalagem = três setinhas).

- Compre cadernos e blocos de papel reciclado. Utilize só a quantidade de papel indispensável. Escreva dos dois lados das folhas e reaproveite os envelopes usados.

- Se os produtos forem feitos de madeira (ex: lápis, prendedores de roupa, palitos de dente, etc.) verifique se são fabricados com madeira extraída de reflorestamento.

- Prefira os pisos de eucalipto e os cabides de bambu.

Evite hortaliças cultivadas com agrotóxicos. Evite o uso de venenos, herbicidas e pesticidas. Fertilizantes contaminam o solo, a água e destroem, indiscriminadamente, insetos, animais e aves. Valorize os produtos orgânicos.

Valorize a comida vegetariana. Ao consumir alimentos de níveis mais baixos da cadeia alimentar - vegetais, cereais, legumes e menos carne - estamos reduzindo o uso de recursos naturais na produção alimentícia. Evite a carne. O seu consumo implica a canalização dos cereais para alimentar gado em vez de pessoas e a destruição da floresta para criação de pastagens.

(A rede Mundo Verde está oferecendo vários produtos orgânicos e substitutos da carne animal para o seu bem estar e o do Mundo!).

Prefira produtos frescos (legumes, frutas) avulsos e não embalados.

Se quiser atrair borboletas à sua janela, semeie flores de cores brilhantes à luz do sol.

Não use aerosóis com CFC (clorofluorcarbonetos); estes destroem a camada de ozônio. Leia sempre o rótulo dos produtos.

Utilize produtos de limpeza (detergentes de louças, sabão em pó, limpadores multiuso e shampoos) sem fosfato, sem soda, sem cloro, sem CFC e de rápida biodegradabilidade.

Plante árvores. Proteja os ninhos.

Recolha sementes das árvores da sua região e crie um pequeno viveiro. Pode plantar as árvores no seu jardim, usá-las em projetos da comunidade, dá-las aos seus amigos.

Não fume.

Seja responsável pelo seu lixo! Separe latas, vidros, papéis e plásticos, pois estes podem ser reciclados e reaproveitados. Restos de comida podem virar adubo (compostagem).

Não queime lixo doméstico (plásticos, isopor, restos orgânicos). Os gases emitidos poluem a atmosfera, causando efeito estufa, além de doenças.

Procure regar o jardim de manhã. Fazê-lo ao meio dia implica uma evaporação mais rápida da água; regar à noite pode provocar o aparecimento de fungos nas plantas da relva.

Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la esfriar.

Economize água; Não deixe a torneira aberta ao escovar dentes e ao fazer a barba.

Dica: Encha um copo com água em vez de utilizar água corrente; Não dê descargas prolongadas; Não utilize mangueiras para "varrer" calçadas e quintais; Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa louças e panelas; Não tome banhos demorados.

Prefira a energia solar.

Apague as luzes e TV, quando sair do ambiente.

Prefira lâmpadas fluorescentes às incandescentes.

Ligue máquinas de lavar roupas e louças apenas quando estiverem com a capacidade máxima preenchida. Junte a maior quantidade de roupa possível e passar.

Abra e feche rapidamente a porta da geladeira e freezer e evite armazenar alimentos quentes.

Valorize os equipamentos (refrigerador, congelador, ar condicionado, etc.) que recebem o selo PROCEL, garantindo qualidade e melhor eficiência energética ao produto.

Ao utilizar o seu ar-condicionado, regule o termostato e evite abrir portas e janelas.

Compre apenas o que precisa. Evite o desperdício.

Reutilize os sacos de plástico.

Use as sacolas de pano que são mais resistentes e duráveis.

Afinal, o nosso Planeta não é descartável!

Recebido de Soraya Souza
Publicado em:

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Veja também
Dê adeus ao que já passou
Quando se ama
Banhados na luz do pai
Páscoa - e jesus acreditou...
É páscoa!
Páscoa é passagem



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor.
O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.




Energias para Hoje
domingo, 21 de abril de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 segredos que você precisa saber para ser (muito mais) autoconfiante!
2. Quer algumas dicas antiabuso emocional?
3. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
4. Está na hora de tomar uma atitude!
5. Só você pode traçar o seu caminho
6. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
7. A intuição nos conecta com Deus
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa