Menu

Sobre Propósitos, Dádivas e Felicidade

Sobre Propósitos, Dádivas e Felicidade
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre que falo no plano do desenvolvimento humano individual, inevitavelmente, coloco como elemento primordial a busca do autoconhecimento. E não faço isso aleatoriamente, pois acredito que, sem uma intensa procura para conhecermos os motivos e as referências que regem a nossa existência, estaremos fadados a agirmos de modo a produzir atos instintivos ou inconscientes que, em sua maioria, são geradores de mal-estar e sofrimento.

Outro dado importante a ser considerado também nesta reflexão é o de que as funções dos mecanismos psíquicos e mentais do ser humano estão aí para serem potencializados e aprimorados. É capital saber que muitas das habilidades humanas, algumas inatas, precisam ser desenvolvidas para sua apropriada evolução, já que sem esse acréscimo não há como atingir uma vida integralmente harmoniosa.

O autoconhecimento é uma “ferramenta” apropriada para que a criatura humana abandone gradativamente as atitudes inconscientes ou instintivas. Aliás, é essencial reconhecer que ao agir instintivamente, o ser humano o faz num estado rudimentar de inteligência, beirando à irracionalidade própria dos animais, que assim agem movidos por necessidades inerentes à sua própria sobrevivência, num contexto onde inexistem sentimentos tal qual os conhecemos. Os animais não sentem necessidade de paz, amor ou afeto, por que em seus mecanismos mentais não existem esses registros.

O ser humano, por sua vez, possui todas essas carências, mas, equivocadamente, busca supri-las apenas através de elementos de ordem material ou física, contextos de onde sobrevêm em grande parte as suas frustrações. E isso só mudará quando ele obtiver um conhecimento profundo de si mesmo, quando entrar em contato com a sua verdade interna, a qual o levará a conhecer o que move a sua existência no presente, o porquê de agir dessa ou daquela maneira e, enfim, vislumbrar um novo caminho que o levará conscientemente a um futuro promissor.

Por fim, não há como fugir à realidade de que a vida tem propósitos muito mais profundos do que possa imaginar o nosso limitado conhecimento. Uma pequena amostra dessa verdade, por exemplo, leva-nos à conclusão de que grande parte das causas e, ao mesmo tempo das soluções, de nossos desconfortos existenciais estão em nosso interior, à espera que cumpramos a tarefa de encontrá-las.

Sabendo-se de antemão, que não há mago algum que possa fazer isso por nós, quem deseja firmemente autoconhecer-se deve instruir-se para se instituir mestre e aprendiz de seu domínio existencial, cônscio de que as dádivas dessa busca, com certeza, virão em forma de variadas porções de duradoura felicidade.

Boa Reflexão e Viva Consciente!

Willes S. Geaquinto

Psicoterapeuta
Palestras e Cursos Motivacionais, Atendimento Terapêutico
Contato:(35)3212-5653
e-mail: [email protected]
site: www.viverconsciente.com.br


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa