auravide auravide

Sofrer faz parte da vida

Sofrer faz parte da vida
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sofrer faz parte da vida. Porém, só você pode decidir o quanto se permite sofrer e por quanto tempo.

É normal que se sofra quando algo ruim nos acontece. Afinal, somos humanos e temos sentimentos, emoções. Precisamos efetivamente chorar as perdas que acontecem em nossas vidas.

Mas não devemos sofrer eternamente, seja lá pelo motivo que for. A vida é transformação constante e, por isso, tudo tem de passar. Nada pode ter a pretensão de durar para sempre.

Todas as nossas provações, todos os nossos sofrimentos têm uma razão de ser. E, quanto cumprida essa razão, deixam de ser necessários. Então, é chegada a hora de abrir mão deles, é preciso seguir adiante, partir para outra.

Não estou menosprezando o seu sofrimento, nem tentando dizer que sua dor não existe, ou que não tem sentido. Apenas quero lhe dizer para viver tão intensamente a sua dor quanto for necessário, mas depois deixá-la ir. E voltar a viver sua vida com alegria.

A vida não nos exige sacrifícios infundados e tolos. A vida apenas nos dá elementos para aprimorarmos a nossa percepção e descobrir as nossas potencialidades. Quando compreendemos isso, a dor passa a ser um elemento natural em nossa vida e nos tornamos capazes de lidar melhor com ela.

“Você já aprendeu a atravessar paredes? É fácil atravessar paredes, desde que você saiba onde está a porta”. (Roberto Shinyashiki)

Observe ao redor e descubra as portas que o conduzem para onde você quer ir. E livre-se do sofrimento o quanto antes. Esse é o sentido real de “ser feliz”.

A felicidade consiste em saber que as portas existem e confiar que, tendo-se uma atitude correta, no momento certo elas se abrirão. E as portas serão tão amplas quanto a esperança que existir em seu coração.

Não se atravessam paredes com força bruta e atitudes impensadas. Mas, sim, com ponderação, aceitação, paciência, preparo e determinação.

Não se atravessa um período de dor com desespero e apego infinito ao sofrimento. Mas, sim, com ponderação, aceitação, paciência, preparo e determinação.

Sofrer faz parte da vida. E, como tudo na vida, o sofrimento também passa.

Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro
“Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Gilberto Cabeggi

Facebook   E-mail   Whatsapp




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa