Menu

Somos Partículas

Somos Partículas
Facebook   E-mail   Whatsapp

CIÊNCIA: O físico Luiz Alberto Oliveira falou no "Fantástico" sobre a física que explica os atos humanos. Assim como as moléculas de gás, os seres humanos têm a tendência de minimizar o esforço. É esse princípio que leva as pessoas, quando estão em aglomerações, a formarem filas automaticamente, para reduzirem os choques. Essa é uma das analogias que podem ser feitas entre o mundo descrito pela física e o nosso dia-a-dia.

Luiz Alberto Oliveira lembra que os seres humanos são indivíduos, mas, ao mesmo tempo, elementos de massa. E o comportamento coletivo, não importa se entre moléculas de água ou pessoas, tem pontos em comum.
- Num certo sentido, continuamos sendo partículas - diz o físico. Hoje, há uma série de analogias que podemos fazer entre sistemas físicos e comportamentos biológicos, humanos. Então, há um certo tipo de relação que é válida, tanto quando se fala de partículas, de moléculas, como de formigas, abelhas ou mesmo pessoas. Se você tiver um número muito grande de componentes e houver um certo tipo de relação entre eles, então o mesmo tipo de comportamento ocorrerá.

Luiz Alberto contesta a tradição que costuma opor razão à intuição:
- Na verdade, a intuição é uma razão extremamente refinada.

O cientista inglês Philip Ball acha que o conhecimento de que partículas interagem como seres humanos pode ajudar a criar políticas para a sociedade. Ball diz que os seres humanos são programados para não baterem uns nos outros. Isso explica por que, numa calçada movimentada, por exemplo, as pessoas se organizam intuitivamente em diferentes fileiras.
- Ninguém usa a inteligência para fazer tal coisa - destaca. Não é necessário ficar pensando sobre isso, esse comportamento surge sem programação prévia.

O cientista inglês diz não haver uma lei física que possa reger nossa vontade.
- Acho que nosso comportamento individual não será determinado - diz. - Mas, quando estamos numa sociedade, quando estamos interagindo com os outros, nunca temos liberdade total para fazer o que nos dá na telha.

ESPIRITUALIDADE:

Omraam Mikhaël Aïvanhov (1900-1986) era búlgaro de nascimento, mas adotou, a partir de 1937, a França como seu lar. Era discípulo do mestre búlgaro Peter Deunov (1864-1944), que foi fundador da Fraternidade Branca Universal. Em 1943, fundou seu primeiro centro espiritual, na cidade de Sévres. A partir daí, começou a proferir palestras, que seus discípulos anotavam e gravavam para depois transcrever. O resultado desses ensinamentos orais está hoje registrado em mais de 60 livros, publicados em várias línguas.

Referência: Aïvanhov no IPPB

www.saindodamatrix.com.br


Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa