Teste mostra como é fácil pegar vírus em PC



Um teste promovido pelo jornal USA Today reforçou a importância de manter sempre atualizados os antivírus e firewalls dos computadores. O experimento se baseava no monitoramento, durante uma semana, de uma rede de seis computadores com acesso a uma conexão DSL mas sem qualquer antivírus ou firewall.

As máquinas eram quatro PCs desktop Dell que rodavam configurações diferentes do Windows XP, um Macintosh e um Microtel Linspire que rodou Linux. Não foi divulgada nenhuma especificação sobre o hardware dessas máquinas.

Apenas quatro minutos depois de ter sido conectado à Internet o PC com Windows XP SP1 foi infectado por um verme Sasser. Quinze minutos depois da entrada do Sasser na máquina, outras duas invasões ocorreram, uma delas por outro vírus, agora o MS Blaster.

Cerca de dez horas depois, ele havia se tornado um zumbi, ou seja, uma distribuidora automática de vírus diversos pela rede por meio de um canal IRC. Ocorreu quase a mesma coisa com outro PC com o sistema operacional Windows Small Bussiness Server, só que nesse caso o invasor havia instalado um programa que lhe dava controle absoluto sobre o equipamento.

Enquanto o XP SP1 recebeu 341 ataques por hora, esse número caiu para só 3,4 ataques quando recebeu a atualização Service Pack 2. É que o SP2 conta com um firewall integrado que é habilitado automaticamente. O mesmo aconteceu com o Windows XP com Zone Alarm.

Já o computador que rodava Linux (que continha um firewall integrado), recebeu apenas 1,9 ataques por hora, enquanto o Mac recebeu em uma hora 339 ataques. Um detalhe: nem o Mac OS X, nem o Linux, chegaram a ser efetivamente invadidos ou infectados.

Esse teste não mediu ataques que requerem a participação do usuário, como os spywares, por exemplo, que se espalham por meio do acesso a sites pouco confiáveis, ou vírus anexados a e-mails. Entretanto, ficou claro o quanto a Internet está saturada de ataques automatizados, desenvolvidos para achar o caminho mas rápido para bagunçar os sistemas operacionais dos PCs.

Fonte: Site da Revista Info
Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Veja também
Uma prece matinal
Perdoa-te
O catador de estrelas
Pense como um vencedor



As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor.
O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.




Energias para Hoje
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 25 – WU WANG – INOCÊNCIA
Seguir a própria consciência e deixar-se guiar pelas coisas simples e naturais, o tornará livre de dúvidas e enganos. Busque apenas o que é justo e correto.


energia
Runas: Laguz
Deixe fluir sua química, raciocínio rápido.


11
Numerologia: Intuição
Permita-se hoje momentos calmos para que a intuição possa funcionar sem obstáculos. A contemplação calma e silenciosa do potencial criativo interior ajudará a produzir idéias e soluções para os problemas cotidianos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa