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Exercitando a Segunda Atenção

Exercitando a Segunda Atenção

A segunda prática da atenção é um exercício de movimento de olho que parece recalibrar nossas cadeias neurais.

Imagine seus olhos na face de um relógio. Os olhos agem como um dispositivo apontando e sinalizando a região de nosso cérebro que nós empregamos para cada tipo de atividade mental diferente. Por exemplo, pessoas destras olham para as dez quando executando operações matemáticas e para as duas quando recordam suas canções favoritas. Podemos confirmar isso, pedindo a uma pessoa destra que some vinte e sete mais dezenove, então observe em qual direção ela vira seus olhos. Veremos que os olhos de qualquer pessoa sempre apontam toda vez na mesma direção. Pedindo que recordem o cheiro de pão assado, ou uma canção. Observe qual direção apontam os seus olhos. Estas são as coordenadas da primeira atenção, de realidade ordinária.

A segunda prática da atenção envolve girar os olhos com as pálpebras fechadas, clareando a nossa tela perceptiva. Feche seus olhos e os mova (sem mover sua cabeça) de cima para baixo, e vice-versa. Agora gire seus olhos em um grande círculo, três vezes no sentido horário e depois três vezes no sentido anti-horário. Repita mais uma vez e gire seus olhos em círculos pequenos, com as pálpebras fechadas.

Reúna suas mãos em posição de prece. Esteja seguro que não há espaço entre os dedos de cada mão. Suas mãos devem estar tocando com suavidade o seu tórax. Respire profundamente.

Separe suas mãos e as balance vigorosamente de lado a lado por trinta segundos, relaxando-as. Reúna suas mãos novamente em posição de prece. Gradualmente separe suas palmas e mantenha as pontas dos dedos unidas. Estejam atentos à reação de suas mãos. Elas sentem frio? Estão mornas? Você sente uma sensação de eletricidade levemente entre suas palmas? Separe suas mãos lentamente e mantenha atenção nas pontas dos seus dedos. Você os sente formigando? Veja até que distância você pode separar seus dedos e ainda sentir o formigamento ou a sensação de eletricidade.

Imagine que você pode sentir as linhas luminosas que conectam suas pontas de um dedo a outro. Estas são extensões dos meridianos da acupuntura. Pratique algumas vezes até que você possa sentir seus meridianos separadamente na distância de 18 centímetros de uma mão para outra. Observe qual mão é mais sensível. Procure observar a energia que emana das pontas dos dedos. Fazendo isso, você estará exercitando sua Segunda Atenção e facilitará nossa caminhada em diversas dimensões da realidade.

Quando tiver praticado bastante, procure exercitar esse exercício com uma planta ou pedra.

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