Menu

Autoconhecimento

Autoconhecimento
Facebook   E-mail   Whatsapp

"O primeiro passo para a experiência de Deus é o conhecimento de si mesma. Quando se refere ao conhecimento de si, Teresa tem sempre em vista uma dupla finalidade: a própria miséria, de um lado e a experiência de Deus, de outro, pois: "pensar que entraremos no céu sem entrar em nós, conhecendo-nos e considerando nossa miséria e o que devemos a Deus pedindo-lhe muitas vezes misericórdia, é desatino" .
Durante seus dias de trabalhos interiores para alcançar oração, Teresa encontrará um sábio conselho agostiniano de que "a verdade não está fora, senão no homem interior" . Neste aspecto, ela considerará o interior de cada homem, como um precioso castelo de diamante, cujas moradas não somente correspondem respectivamente as áreas da personalidade humana mas também o Centro, que é o lugar em que se realiza o encontro com o próprio Deus: "Falo de considerar a nossa alma como um castelo todo de diamante ou de cristal muito claro onde há muitos aposentos, tal como o céu tem muitas moradas, e no Centro, no meio de todas está a principal, onde se passam as coisas mais secretas entre Deus e a alma" . Para Santa Teresa, o conhecer a si mesmo é necessário não é somente para que se alcance a harmonia e o encontro consigo, ou ainda a plenitude de nosso ser. O auto-conhecimento é indispensável para uma caminhada mais ousada, ou seja, chegar a conhecer o próprio Deus que habita no profundo, no Centro de cada homem.
Não há relacionamento com Deus sem que saibamos quem somos e o que somos.
Nas suas próprias palavras: "considero maior graça de Deus um dia de humilde auto-conhecimento, mesmo à custa de muitos sofrimentos e aflições, que muitos dias de oração" . Entretanto segundo a mesma Teresa, para que o auto-conhecimento se torne completo, pleno, faz-se necessário uma atitude de busca do conhecimento de Deus.
O auto-conhecimento para Teresa, não se separa do conhecimento de Deus: "A meu ver, jamais chegamos a nos conhecer totalmente se não procurarmos conhecer a Deus".

(Considerações sobre Santa Teresa de Jesus)

Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo





As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa