Descoberta do Novo

Descoberta do Novo
Facebook   E-mail   Whatsapp

Por: Artur da Távola - https://www.arturdatavola.com

Somos viciados nas próprias crenças, dependentes das próprias verdades, toxicômanos das próprias convicções. E como ocorre em todas as dependências precisamos repetir as nossas verdades para não cair no pânico da dúvida, na ameaça da mutação. Inventamos uma pacificação ilusória e grandiloqüente. Seu nome: coerência.

Coerência passa a ser grande virtude. "Fulano, conheço-o há trinta anos. Sempre na mesma posição. Tipo coerente está ali". E assim saudamos a quem parou no tempo e que tão logo ganhou uma convicção, fechou-se às demais.

Assim nas crenças, assim nas idéias, e assim também, nos sentimentos, nas vontades e nos hábitos. Uma pessoa diz com orgulho que há quarenta anos torce pelo mesmo time. Parabéns. Mas fico a pensar no que ela perdeu de vida, alegria e descoberta nesse tempo todo, de oportunidade de apreciar a qualidade dos demais, a beleza da camisa dos outros, as virtudes dos antagonistas, o estilo dos adversários. No afã de querer a vitória de suas cores, quantas outras vitórias essa pessoa deixou de fazer também suas, quantas alegrias perdeu.

A rigor, nem sempre há como renovar o que há de antigo em nós. Em geral nada. Não me refiro ao que há de permanente, pois o ser humano é feito de permanências e provisoriedades. As permanências (ligadas às essências) devem ficar. Mas as provisoriedades que se tornaram antigas, paradas e repetitivas e que ali estão remanescentes por nossa preguiça de examiná-las ou por nossa incapacidade (ou medo) de removê-las, estas precisam ser revistas, checadas, postas em discussão, em debate e arejamento.

Essa difícil mas possível renovação, tem um nome: criatividade.

Criar é manter a vida viva. Criar é ganhar da morte. Morte é tudo o que deixou de ser criado. Criatividade é, pois, um conceito de vida. Vida é criatividade e criação é vida.
Só a criatividade nos dará uma possibilidade de solução para cada desafio novo. As soluções jamais se repetem. Nós é que nos repetimos por medo, comodismo ou burrice. Adoramos repetir, tememos renovar, por isso tanto sofremos.

Aproveite e leia o artigo "Renovação"...
Publicado em:

Clique aqui e veja também...


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



-- Veja os comentários da época

1/16/2007 8:01:45 AM - Na mudança de paradigmas devemos andar de mãos dadas com o perdão, a princípio com o perdão a si próprio.

1/9/2007 12:42:18 PM - Este artigo veio bem a calhar para a fase em que eu estou vivendo hoje. Trata-se de um momento em que eu estou jogando fora velhos condicionamentos, abandonando velhas crenças e também velhos amigos. Este processo gera algumas coisas dolorosas, afinal, nós não gostamos de mudanças, não é mesmo? Mas creio que o resultado vale a pena, por isso estou indo em frente, procurando através da meditação trabalhar estas perdas necessárias que eu estou tendo que vivenciar.

pagina: 1 de: 1




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.



Energias para hoje




publicidade






Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok


Somos Todos UM - 26 anos
Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 


  Menu
Somos Todos UM - Home