A HONRA TAMBÉM SE ENSINA

A HONRA TAMBÉM SE ENSINA
Facebook   E-mail   Whatsapp

É comum, em nossos dias, ouvirmos reclamações por parte de pessoas que se sentiram desrespeitadas em seus direitos.
É o médico que marca uma hora com o paciente e o deixa esperando por longo tempo, sem dar satisfação.

É o advogado que assume uma causa e depois não lhe dá o encaminhamento necessário, deixando o cliente em situação difícil.

É o contador que se compromete perante a empresa em providenciar todos os documentos exigidos por lei e, passados alguns meses, a empresa é autuada por irregularidades que este diz desconhecer.

É o engenheiro que toma a responsabilidade de uma obra, que mais tarde começa a ruir, sem que este assuma a parte que lhe diz respeito.

É o político que promete mundos e fundos e, depois de eleito, ignora a palavra empenhada juntos aos seus eleitores.

Esses e outros tantos casos acontecem com freqüência nos dias atuais.
É natural que as pessoas envolvidas em tais situações, exponham a sua indignação junto à sociedade, e reclamem os seus direitos perante a justiça.
Todavia, vale a pena refletirmos um pouco sobre a origem dessa falta de honradez por parte de alguns cidadãos.

Temos de convir que todos eles passaram pela infância e, em tese, podemos dizer que não receberam as primeiras lições de honra como deveriam.
Quando os filhos são pequenos, não damos a devida atenção às suas más inclinações ou, o que é pior, as incentivamos com o próprio exemplo.
Se nosso filho desrespeita os horários estabelecidos, não costumamos cobrar dele uma mudança de comportamento.
Se prometem alguma coisa e não cumprem, não lhes falamos sobre a importância da palavra de honra.

Assim, a palavra empenhada não é cumprida, e nós não fazemos nada para que seja.
Ademais, há pais que são os próprios exemplos de desonra. Prometem e não cumprem. Dizem que vão fazer e não fazem. Falam, mas a sua palavra não tem o peso que deveria.
É importante que pensemos a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos.
É imprescindível que passemos aos filhos lições de honradez.
Ensinar aos meninos que as irmãs dos outros devem ser respeitadas tanto quando suas próprias irmãs.
Que a palavra sempre deve ser honrada por aquele que a empenha.
Ensinar o respeito aos semelhantes, não os fazendo esperar horas e horas para só depois atender como que estivéssemos fazendo um grande favor.

Enfim, ensinar-lhes a fazer aos outros o que gostariam que os outros lhes fizessem, conforme orientou Jesus.

Pense nisso!

Não há efeito sem causa. Todo efeito negativo, tem uma causa igualmente negativa.
Por essa razão, antes de reclamar dos efeitos, devemos pensar se não estamos contribuindo com as causas, direta ou indiretamente.
Pensemos nisso!

Momento Espírita
https://casa.momento.com.br
Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



-- Veja os comentários da época

12/27/2011 1:13:19 AM - Fico revoltada com o mau caratismo de pessoas que nos convencem ser uma coisa e são outra, pessoas que prometem e não cumprem; hoje estou muito triste... dois amigos meus o Rafa e a Josy indiquei eles para trabalharem com uma pessoa, que aparentemente eu achava ser uma pessoa maravilhosa, mas ele é falso. Prometeu e não cumpriu, ficou tirando eles são meus amigos e se eu soubesse que esse imbecil iria fazer o que fez jamais teria indicado meus amigos para trabalhar com um tipo desse; o Rafa hoje veio aki na minha casa chorou... a Josy tb; é humilhante o que esse otario faz com piadinhas indecentes... é um velho idiota com 70 anos quer fazer sucesso com a mulherada, como não faz fica de mau humor e desconta nas pessoas...

9/6/2008 12:39:15 PM - Já que somos definidos cientificamente e por natureza seres sociais e relacionamentos são condição de nossa existência, é imprescindível, se não almejamos uma vida de guerras diárias, que pratiquemos a troca de posições para que ouçamos o que dizemos para os outros e avaliemos como nossos ouvidos escutariam.
Os outros também podem ser os vizinhos, colegas, amigos, parentes, pais, mães e... filhos.
Outro dado que a vida tem como demonstrar é que os filhos aprendem com as atitudes dos pais; não apenas com as palavras discursos e sermões.
Então, se um dia nos propusemos a sermos pais, é condição primária que tudo o que pretendemos "ensinar" para eles parta de nossas atitudes.
Economizam-se dessa forma gigantescas discussões sobre como eles interagem com o mundo.

2/28/2008 4:57:59 PM - PAZ E LUZ A TODOS!
Podemos transformar o planeta, semeando em nossos filhos virtudes como o respeito pelo semelhante, honradez, ética. Somos todos professores uns dos outros, porém para que possamos colher os melhores frutos temos que dar os melhores exemplos.
SAUDAÇÕES!

3/21/2007 10:57:03 PM - Este tipo de materia, é preciso divulgar e muito.
É muito dificil, encontrar coisas tão boas escritas em locais que deveriam estar. Escolas, universidades, locais públicos com acesso à todos. Especialmente aos filhos que chamam pais
e educadores de quadrados e tc...
Parabens e OBRIGADO por ter me proporcionado uma
leitura tão HONESTA.

2/22/2007 1:12:30 PM - Talvez o parágrafo mais importante tenha sido: Não há efeito sem causa. Todo efeito negativo, tem uma causa igualmente negativa.
Por essa razão, antes de reclamar dos efeitos, devemos pensar se não estamos contribuindo com as causas, direta ou indiretamente.
Pensemos nisso! Sim, em função de nós mesmos, que cobramos a tal honra, não sermos agentes que PROPORCIONAMOS condições para que a tal falta de honra se cumpra. Fica muito fácil criticar o descumprimento do prometido que outro não realiza, mas e nós, damos o exemplo? Somos perfeitos para nunca termos falhado em ficar exigindo coisas pequenas, tipo horário exatamente pontual, e coisas do tipo (excetuando-se político)? Nossa cultura deficiente de assertividade e educação nos empurra a RECLAMAR MAIS que tentar dar bons exemplos. É o tal do ego, da vaidade, do eu sou o rei do mundo, que é propagado de geração em geração.... Com muita probabilidade, a causa negativa referida no início do parágrafo, somos nós mesmos!

2/15/2007 7:39:56 PM - Parabens pela mensagem.... Adorei!
Tenho vivenciado muito disso, pessoas que dizem e não cumprem. Acho deprimente que as pessoas nem se lembrem do que falam no dia anterior, uma falta de respeito. As vezes culpo meus pais de terem me criado de uma forma tão correta em cumprir com a palavra. Parece que faço papel de boba.
Acho que temos que aprender muito com os paises de priemiro mundo, primeiramente cumprir com o que se diz, se quisermos que o Brasil evolua um pouco!

2/15/2007 1:48:49 PM - Gostei mto da mensagem.No mundo de hoje é preciso rever os valores humanos.Primeiro, o exemplo dos pais é mto importante.Na escola, é preciso que os professores tenham vocaçao, para transmitir esses valores, pois hoje vemos os jovens desacreditados, sem educaçao, sem respeito...Mas sou otimista, acredito num mundo melhor e tenho certeza será de mta paz.Abraços a todos.Fiquem com Deus.Tania

2/15/2007 9:56:25 AM - Fiquei muito feliz em ver este assunto ser abordado de maneira tão simples e sucinta, levando a pessoa a rever os valores mais primórdios da sociedade. Eu parto do princípio que a formação do cidadão começa em casa, é com a família em primeiro lugar que se forma um cidadão, em segundo lugar vem a sociedade e o governo. Sugiro ainda que vc que está lendo este importante artigo, que o envie ou tire uma cópia e dê a alguém que esteja com esta importante tarefa que é educar um Ser. Muito Luz dos céus a todos.

2/15/2007 9:12:43 AM - Eu fico completamente indignada com pessoas que não têm palavra, que prometem isso e aquilo e não cumprem nada do que dizem.
Eu também sempre ensinei meu filho a honrar o que promete e graças a Deus, ele aprendeu muito bem a lição. Ele cobra e briga muito com as pessoas que não cumprem o que prometem.
Eu agora dou somente 2 chances para as pessoas e na 3ª perco completamente a confiança e não acredito mais em nada do que ela me promete.
Graças a Deus, apareceu na minha vida uma pessoa muito íntegra, honesta, de palavra, que até os minutos que marca, cumpre. Caso não consiga fazer, ele jamais promete. E vi que existem pessoas em que podemos confiar, sim!

2/12/2007 7:53:29 PM - Realmente, a mudança de comportamento tem que começar em nós mesmos. Quase sempre. Primeiro nos sentimos vítimas de tuddo de ruim que nos acontece. Claro que nem sempre o mal segue a lei de causa e efeito. No caso será sempre uma lição que não foi aprendida corretamente. Enfim, este artigo merece ser lido e relido e sobretudo aplicado, primeiro em nós mesmos. Deus abençoe a quantos lerem e seguirem os conselhos.

2/11/2007 8:05:18 PM - Acredito sinceramente que mesmo quem não faz os seus deveres deve sim se indignar e com esta indignação buscar corrigir os próprios erros e começar a participar, pois estamos aqui para aprender.
E aqueles que têm certeza que realizaram com carinho os seus deveres não devem desanimar e continuar a espalhar os ensinamentos necessários para que outros comecem a trabalhar na mesma direção.
Fraternamente,
Lopes

2/11/2007 6:15:18 PM - Gostei bastante do artigo, pois acho que a honradez e o exemplo devem ser sempre os pilares da educação, principalmente de nossos filhos. Vamos deixar de ser o país do jeitinho, de levar a vantagem em tudo, da corrupção e da impunidade. Devemos valorizar os bons exemplos e realmente agirmos com os outros como gostaríamos que agíssemos conosco, conforme nos ensina Jesus.

2/10/2007 7:16:32 AM - É... Isso vem acontecendo constantemente nos nossos dias. Meu filho que tem 24 anos recebeu de mim muito disso. Eu sempre o ensinei a honrar a palavra dada. E só fazer aos outros o que gostaria que fizessem c/ ele. Percebo que ele vem se decepcionando muito c/tudo e todos. Que se sente por muitas vez ofendido c/ tamanho descaso dos outros. Percebo a dificuldade até mesmo de romper um namoro... Por varias vezes o peguei chorando, por não saber lidar c/ outra situação a não ser a de ser sincero e até mesmo achar que deve consideração para c/ quem não merece. É muito dificil agora ter que dizer que cada caso é um caso e que deve agir conforme ao que recebe... e não ao que gostaria de receber. Mas sem dúvida o mundo está totalmente desprovido de honradez. De homens integros e honrados.

2/9/2007 4:56:54 PM - De facto, tal como diz o velho ditado: a gente colhe o que semeia.
A sociedade de hoje nos ensina a ser egoistas, competitivos etc. e a não ser que, nós pais, incutamos em nossas crianças o sentimento de responsabilidade e de honra, não conseguiremos reverter esta tendência.
Valores antigos como o da honra precisam ser resgatados, sem dúvida.
Espero que nós, os educadores dos homens do nosso futuro consigamos fazer esse trabalho.

2/9/2007 4:24:53 PM - Adorei o artigo. Sou professora de Introdução ao Estudo do Direito e Direito do Trabalho em faculdade aqui em Salvador e procuro sempre exercitar a energia do bem.
Interessante é que vivo repisando aos meus alunos que se nós colocassemos em prática dois dos ensinamentos do Ser Superior que aqui na terra foi chamado de Jesus, não seria necessário haver uma ciência, o Direito, para regular a conduta dos homens.
E os ensinamentos, basiquinhos, foram:
AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO!
PERDOAR!
Ou seja, colocar-se no lugar do outro, imaginar sua dor, seu desespero, sua frustação, seu medo;
Colocar-se, ainda uma vez mais, e saber que como você, possui sonhos, desejos, amores, esperanças...
Honra, Respeito, Caridade, Ética, Moral, são atitudes que se aprendem em casa, com os exemplos paternos.
E quando sofremos por não termos respeitados tais valores que hoje abraçamos, certamente a resposta deve ser buscada em nossas atitudes de outras vidas.

2/9/2007 3:45:14 PM - E quando não contribuimos com a causa?
E quando fizemos nossa parte na educação de nossos filhos, no nosso exemplo a todas as crianças.
E quando somos honrados, integros, honestos?
Não temos o direito de nos indignar???

pagina: 1 de: 1




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.



Energias para hoje




publicidade






Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok


Somos Todos UM - 26 anos
Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 


  Menu
Somos Todos UM - Home