Neste momento, eu renasci, acabo de alcançar o mundo da Existência Verdadeira.
A partir de agora, não buscarei coisa alguma por meio de procedimentos que sejam contra o amor ao próximo.
Não objetivarei conseguir riqueza e poder recorrendo a meios que sejam contra o bem.
Tenho recebido todas as coisas boas de Deus, que é a fonte de todo bem e que é pródigo em proporcionar o bem e o amor a todas as criaturas.
Por isso, com grande alegria, dedico minhas aptidões, minha força vital, meu amor ao próximo e minha sabedoria para o bem de todos.
Conheço a regra de ouro que diz: "Dai, e receberás" e tenho me empenhado em doar-me em prol dos semelhantes. Mas isso não quer dizer que espero recompensas.
Ajo com desprendimento, norteado pela convicção de que sou um filho de Deus e que todas as coisas de que necessito vêm até mim em abundância, circulando naturalmente.
Na qualidade de filho de Deus, sou herdeiro da Sua riqueza.
Deus me proporciona todas as coisas boas sem exigir pagamento nem retribuição. Por isso, eu também me dedico a Ele com total desprendimento, sem esperar recompensas.
A humanidade é constituída de filhos de Deus, a Vida de cada pessoa é prolongamento da Vida de Deus. Portanto, dedicando-me a Deus, estou me dedicando também a todas as pessoas.
O termo "humanidade" não deve ser usado como expressão de um conceito abstrato.
Algumas pessoas dizem que se dedicam em prol da humanidade, mas não são capazes de praticar atos de gentileza para as pessoas do seu convívio, nem se harmonizar com elas. Assim, não estão se dedicando realmente em prol da humanidade.
Devemos saber que as pessoas que convivem conosco são integrantes da humanidade mais próximas de nós.
Tenho consciência disso, e por isso amo minha família: minha mulher, meus filhos, meus netos. Meu amor ao próximo vai se ampliando, e passa a abranger a minha cidade, a minha pátria e, por fim, o mundo todo.
A humanidade é uma existência concreta, e é preciso amá-la concretamente. De nada adianta ter um conceito abstrato acerca de amor à humanidade ou expressar no papel teorias a respeito dele, sem nada realizar em prol da humanidade.
Para expressar o amor à humanidade, devo procurar, em primeiro lugar, não entrar em atrito com os outros e tomar a iniciativa de praticar atos de gentileza, por menor que seja.
Devo ter em relação ao próximo a postura mental de ajudá-lo em algo, e colocar isso em prática. Ao tomar a decisão de agir desse modo, sinto uma profunda emoção que chega a fazer-me verter lágrimas.
Quando a alma se regozija, o corpo também vibra de alegria. Neste novo ano, propago o amor, a esperança e a alegria. Envio a todas as pessoas do mundo as seguintes mensagens de amor: "Todos vocês são filhos de Deus, são meus irmãos e minhas irmãs", "Oro pela paz, felicidade e prosperidade de todos".
Do livro Jinsei o Mitsumete (ainda não editado em português; tít. prov.: Contemplando a Vida, pp. 146-148, Masaharu Taniguchi
Revista Fonte de Luz - Abr/2004
Publicado em:
Consulte grátis
-- Veja os comentários da época
4/10/2007 2:14:41 PM -
É muito importante colocarmos em prática tudo aquilo que nos é doado, sou grato por esses ensinamentos! Porque quem crê nas palavras dos sábios, tem um lugar na sua própria história.
2/28/2007 7:49:21 PM -
Lindo, maravilhoso; tudo o que eu precisava ler hoje. Obrigada.
2/21/2007 5:10:50 PM -
Eu conheço alguns livros deste escritor... a sua filosofia é muito bonita e gostosa de seguir... Eu como filha de Deus quero e tento cada dia mais tentar apreender com este sabio... Muito obrigada, muito obrigada
2/14/2007 5:53:30 PM -
Amar filhos, netos, esposa é muito fácil; agora... amar o próximo é que eu quero ver... falar, orar é fácil; agora apresentar projetos, soluções e tirar uma pessoa do fundo do poço ou uma criança de rua viciada, isso é que é amor...
2/7/2007 9:49:38 AM -
Simplesmente maravilhoso esse artigo! Essa frase eu sempre procuro seguir: “Deus me proporciona todas as coisas boas sem exigir pagamento nem retribuição. Por isso, eu também me dedico a Ele com total desprendimento, sem esperar recompensas”. Bjs e obrigada! Ana
11/9/2005 4:20:45 PM -
Matéria simplesmente fantástica. Realmente o verdadeiro renascimento não se dá em aceitarmos as coisas "imperfeitas" e ficarmos acomodados como coitadinhos e sim vislumbrar, contemplar o Mundo Verdadeiro criado por Deus, que é absolutamente perfeito. Parabéns!!!
7/23/2005 8:24:10 PM -
Vendo eu estas palavras magníficas, não poderia ficar de fora. ASSIM, também penso, (cogito, ergo sum), porque para DEUS, não há acepção de pessoas, embora muitas (pessoas) tenham, Olá gente, como é bom conhecer o bem, pensar coisas boas, criar pensamentos bons e, é claro, saber concretizá-los no mundo concreto. Saúde, força e segurança, saúde, força e segurança, saúde força e segurança... A propósito, existe muita coisa boa de se ler, mas a leitura de excelência, sem preconceito (de religião), está sabe onde? Num book (livro) chamado Bíblia Sagrada you (você) já o(a) leu? Se não, irá surpreender-se. Seja(m) curados, seja(m) abertos os olhos da consciência, da intuição e, como dizia Gonçalves Dias, "Há no Livro uma voz calma que torna o mundo maior, quem vê pelos olhos da alma vê mais longe e vê melhor”.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.