ALMAS GÊMEAS, segundo o Espiristismo

ALMAS GÊMEAS, segundo o Espiristismo
Facebook   E-mail   Whatsapp

Almas gêmeas, conforme o entendimento vulgar, não existem. O que existem são Espíritos com profundos laços de afinidade, que muitas vezes se encontram na vida enquanto encarnados. Podemos dizer, sim, que existem almas com grande afeição mútua. Somos individualidades, e, como tal, não há espíritos que se complementem uns aos outros, como se por si só não fossem inteiros, um!

A idéia de almas gêmeas vem do fato que muitos atribuem tal termo a espíritos afins, e que caminham juntos, mas sem a idéia de que tal caminhada não seria possível sem a presença do outro. Esta união baseia-se no amor, não necessariamente entre homem e mulher, mas entre seres que partilham deste sentimento das mais diversas formas possíveis.

A seguir, transcrevemos as questões de O Livro dos Espíritos, de Alan Kardec, que nos orientam de modo seguro para o entendimento do assunto:
291. Além da simpatia geral, oriunda da semelhança que entre eles exista, votam-se os Espíritos recíprocas afeições particulares?
"Do mesmo modo que os homens, sendo, porém, que mais forte é o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões".

297. Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra?
"Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio".

298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?
"Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade".

299. Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos?
"A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados os dois, estariam ambos incompletos".

300. Se dois Espíritos perfeitamente simpáticos se reunirem, estarão unidos para todo o sempre, ou poderão separar-se e unir-se a outros Espíritos?
"Todos os Espíritos estão reciprocamente unidos. Falo dos que atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, desde que um Espírito se eleva, já não simpatiza, como dantes, com os que lhe ficaram abaixo".

301. Dois Espíritos simpáticos são complemento um do outro, ou a simpatia entre eles existente é resultado de identidade perfeita?
"A simpatia que atrai um Espírito para outro resulta da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade".

302. A identidade necessária à existência da simpatia perfeita apenas consiste na analogia dos pensamentos e sentimentos, ou também na uniformidade dos conhecimentos adquiridos?
"Na igualdade dos graus da elevação".

303. Podem tornar-se de futuro simpáticos, Espíritos que presentemente não o são?
"Todos o serão. Um Espírito, que hoje está numa esfera inferior, ascenderá, aperfeiçoando-se, à em que se acha tal outro Espírito. E ainda mais depressa se dará o encontro dos dois, se o mais elevado, por suportar mal as provas a que esteja submetido, permanecer estacionário".
a) - Podem deixar de ser simpáticos um ao outro dois Espíritos que já o sejam "Certamente, se um deles for preguiçoso".

Nota (de Kardec) - "A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa da união de dois Espíritos simpáticos. Trata-se de uma expressão usada até na linguagem vulgar e que se não deve tomar ao pé da letra. Não pertencem decerto a uma ordem elevada os Espíritos que a empregaram (no sentido de metades eternas - grifo nosso). Necessariamente, limitado sendo o campo de suas idéias, exprimiram seus pensamentos com os termos de que se teriam utilizado na vida corporal. Não se deve, pois, aceitar a idéia de que, criados um para o outro, dois Espíritos tenham, fatalmente, que se reunir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo".

Simpatia e antipatia terrenas

386. Podem dos seres, que se conheceram e estimaram, encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se?
"Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos um para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão".
a) - Não lhes seria agradável reconhecerem-se?
"Nem sempre. A recordação das passadas existências teria inconvenientes maiores do que imaginais. Depois de mortos, reconhecer-se-ão e saberão que tempo passaram juntos".

https://www.irc-espiritismo.org.br/
Aproveite e leia: DNA, Mônadas e Almas Gêmeas...

Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



-- Veja os comentários da época

4/11/2013 11:35:03 AM - Estou casada faz 8 anos, um espirito amigo me disse que já viemos juntos há mais de cinco encarnações. É fácil saber se somos espíritos simpáticos, por exemplo: quando penso no meu marido, logo ele me liga; às vezes peço para ele trazer algo da rua e me esqueço de algo e ele simplesmente traz. É como se ele captasse o que eu havia pensado. Tive câncer e no período em que estive em tratamento ele adoeceu junto comigo. Automaticamente, se ele está com alguma dor e eu o tocar ou passar as mãos nas costas dele, a dor passa para mim e ele fica bem. Temos uma ligação inesplicavel, antes de nos conhecer eu sonhava que caminhava num bosque; eu era rúiva, tinha cabelos longos e vestia roupas de época inglesa, cada vez que tinha esse sonho eu saia que nem louca procurando ele, mesmo sem saber quem era. Só que ele também tinha o mesmo sonho e também saia a procurar-me... detalhe: eu na época era casada, tinha 2 filhos e ele tinha um caso com uma pessoa. Quando nos conhecemos paramos de ter esses sonhos e vivemos bem até hoje.

3/5/2013 11:42:53 AM - Enfim depois há quase 2 anos desde que conheci uma mulher muito especial durante todo esse tempo tive visões de casamento até mesmo um filho que tanto aparece para mim em sonhos nos separamos desde julho ano passado e creio que fui trocado por outra pessoa sem entender o motivo pois fui muito presente na vida dela hoje acredito que ela deva estar sozinha e desse tempo até hoje tento me relacionar com outras mulheres e nada vai para frente não por mim, mas acontecem cirscuntancias sem explicações e fora varios sonhos que tenho com ela e familiares dela até o momento, ou seja, não consegui dar sequeência em minha vida. Choro muito dia e noite, faço orações e peço misericordia de Deus em meio a tantos sofrimentos sinto em fisico quando ela me toca nos sonhos através de um abraço ou um beijo. Não consigo compreender que vinculo tão forte tenho com essa mulher e seus familiares e o que me preocupa é que minha vida está indo embora diante de minha fraqueza fisica e emocional. Preciso de ajuda de vocês

8/6/2012 1:14:04 PM - Mto do q foi dito no Livro dos espíritos é o que passo em minha vida! As circunstâncias me levaram a conhecer uma pessoa mto especial, do qual tenho um carinho, ou melhor, um amor sem igual, sem eira, nem beira. Não estamos juntos por circunstancias alheias, mas não conseguimos ficar longe, pensamos ao mesmo tempo em coisas comuns, me assusta gostar dele. Esses dias até brinquei com ele, que na proxima vez que voltarmos q é para ele me achar antes, assim estaremos unidos. Mta coisa nos afasta, mas nosso gostar/amor nos une sempre! Me contento estar por perto. =)

12/13/2011 11:45:19 PM - Eu namorei uma garota, Manuella, a minha tutuca por pouco mais de 4 meses, nunca senti, e nunca nesta existência sentirei tamanho amor como sinto por ela, infelizmente ela partiu, eu já desejei morrer pra estar com ela e eu desejo tanto vê-la no plano espiritual e me recordar de meu amor, meu único e verdadeiro amor. Doí, machuca, mas o espiritismo nos ensina paciência, nada é por acaso.

10/11/2011 5:21:14 PM - Eu só amei uma pessoa de verdade, mas não pude ficar com ela, foi um amor alem da vida, sou casada há 27 anos mas não consegui esquecer esse amor. Só que ele faleceu e eu nem sequer fiquei sabendo se ele me amava também, isso me perturba muito, penso nele dia e noite; não sei o que fazer. Depois da morte parece que o amo ainda mais. O que mais me perturba é não saber o que ele sentia por mim e não ter tido a oportunidade de ter dito isso a ele.

10/12/2010 1:30:05 PM - Gostaria de saber se almas gemeas podem se encontrar em uma mesma encarnação e no entanto não se unirem, ou por um já estar unida a outra alma, ou por idade, classe social? E se mais tarde eventualmente nessa mesma encarnação estas almas podem se unir?

5/4/2010 10:53:52 AM - Cara Lia, quando encontramos a nossa alma gêmea de verdade o universo flui e as energias se renovam, no seu caso, tenho a certeza de que lendo suas palavras você realmente a encontrou. Então, Amada, vá em busca desse amor, o fato da pessoa ter saído de um casamento desgastado não impede a felicidade de vocês, faça com que ele desista desta ilusão e se entregue ao amor total que terá ao seu lado. Não alimentem mágoas e raiva, apenas dêem uma chance ao recomeço juntos e sejam Felizes. Paz e Bem!! Bel.

4/2/2010 7:57:21 PM - Fui casada 12 anos e estou separada há 13 anos, agora me sinto muito só, conheci pessoas, tive namorados e conheci outros homens, mas só agora aos 45 conheci alguém que é realmente minha alma gêmea mas totalmente diferente de mim tanto financeiramente, como todo o resto, mas não consigo viver sem ele. Quando estamos juntos sinto como se fossemos um só, nunca senti nada igual. Só que ele vem de um casamento desgastado de dez anos... o que faço? Bjs

3/19/2010 11:13:54 PM - Minha historia é um pouco triste, mas tudo bem, faz parte da vida. Ano passado conheci uma pessoa na igreja, era algo tão forte entre eu e ele era como se nos conhecêssemos; eu o amava muito, mais por ironia do destino ele morreu e dia 30/04/10 fará 1 ano. Sofri muito, pois pensávamos em casar, enfim tinhas planos, mas sei que ele não surgiu por acaso na minha vida, ele tinha que fazer parte dela por algum motivo o qual eu não sei. Quem sabe na outra vida eu possa encontrá-lo???

1/24/2010 1:00:27 PM - Há uns 11 anos vi essa pessoa varias vezes e de vez em quando a via no elevador; mal nos dávamos bom dia mas quando ele estava ali tão perto de mim tinha sentimentos estranhos, tinha vontade de me jogar nos braços dele, vontade de fugir dali desesperada, sei lá sentimentos estranhos bons e sei lá fazia todo o possível pra não encontrá-lo no elevador, mas quando estava sentado na calçada tomando sol gostava de ficar olhando para ele; mas não deixava que ele me visse. Nunca senti isso por alguém, gostaria que vcs membros da religião de Alan Kardec me respondessem: que será que acontece? Seria algum inimigo dos antepassados? Sinto tbm as coisas, sei quando alguém não gosta de mim... será o que isso? Que sentimento é esse? Às vezes tenho visões, mas não compreendo e sinto tbm quando não devo sair de casa. Por favor me ajudem, gostaria de entender melhor; por favor mandem por e-mail pra mim a resposta se puderem; agradeço muito meu nome é Solange Martins

1/2/2010 11:06:46 AM - Eu já vivi um grande amor, fiz de tudo pra ficar ao lado dele, até estar. Vivemos nossa história por uns 9 anos entre altos e baixos, tínhamos sentimentos iguais, vontades iguais, sempre tínhamos o mesmo pensamentos e até hoje somos assim, só que pela fatalidade da vida, nos separamos há uns 3 anos, cada um tomou seu rumo em caminhos diferentes, tentei esquecê-lo durante todo esse tempo, mas parece impossível, cada vez o amo mais, não consigo tocar minha vida pra frente sem ele, parece que estou ligada a ele de uma certa maneira, que não sei como desligar, durmo e acordo pensando nele, tudo que eu faço penso nele, se ele tá mal eu também me sinto mal, é inexplicável, sofro muito por não estarmos mais juntos e essa dor me consome ao ponto de eu não conseguir mais ser uma pessoa feliz. Não sei mais o que fazer, isso parece uma doença incurável, se alguém tiver algum conselho que me ajude, eu agradeço, obrigada.

12/3/2009 4:00:12 PM - Este assunto é realmente interessante, vivi um relacionamento há 16 anos e naquele momento percebi que era totalmente diferente de tudo que tinha vivido, a pureza do sentimento, a força do que sentíamos, mas por problemas outros fizemos escolhas e seguimos caminhos diferentes. Hoje reencontrei a pessoa, estamos casados e no momento do encontro percebemos que o sentimento não havia passado, ele veio com a mesma força a ponto dela se separar e eu estar em vias disso acontecer, mas hoje mais maduros entendemos que precisamos raciocinar este amor, amor sem sabedoria é como fogo em uma floresta seca, pode devastar e ser incontrolável. Temos a certeza que em alguma existência vivemos juntos, pois nos sentimos inteiramente felizes, nada é um problema, e até as aflições e tribulações que passamos em nome deste amor nestes anos e agora ficam mais leves, estamos nos conhecendo mais e melhor, sofremos esta falta por todo este tempo, pois nenhum dos dois se sentia realmente completo ou feliz.

1/30/2008 1:11:53 PM - Li alguns comentários sobre almas gémeas. Achei interessante, mas quero fazer um comentário que vi acontecer. Duas pessoas se conheceram e logo se despediram. Nesta mesma noite ele espiritualmente foi ao encontro dela em sua cama e conversaram fora do corpo. Quando se encontraram falaram do acontecido, pois ambos se lembravam de tudo. Todas as vezes que se encontravam as energias se fundiam. A energia dela saia como um furacão indo de encontro a ele e a energia dele ia de encontro a ela. Sabe como acontecia? Saia do abdomen de um para o outro. Eles não ficaram juntos, tiveram problemas, pois um era casado, o outro casou-se e separou. Não deu certo com ninguém até hoje. Aconteceu outro fato interessante: uma amiga que participava do caso apaixonou-se por ele e a coisa complicou; foi pedido para que essa energia fosse transferida pra ela. E assim foi feito, o rapaz ficou um tempo com ela. Deu errado ela pediu desvio da energia, depois de sofrer muito. E este casal não pode se encontrar mais.

5/19/2007 11:38:35 PM - Gostei muito do assunto sobre almas gêmeas. As pessoas precisam conhecer mais este assunto para melhorar seus relacionamentos. Eentender que cada um tem a sua individualidade e aceitar o outro como ele é para poder ter uma vida melhor.
Se formos iguais não dá certo, seria muito monotono. Graças a Deus que ele sabe de tudo e Kardec nos ensina isso muito bem, aceitar o irmão com seus defeitos porque nós não somos perfeitos e equilibrar a nossa convivência baseada nos ensinamentos de Jesus. Fiquem com Deus.

5/18/2007 4:32:12 PM - Caro STUM:
Estive lendo esse artigo sobre alma gêmea e sobre o Livro dos espiritos. Bem, segundo Allan Kardec não existem almas gêmeas e sim almas afins, aquelas que de alguma forma se identificam e se assemelham - mas ele diz que tais almas são complementares. Allan Kardec foi o codificador do espiritismo, mas foi no século XIX e muitas coisas se descobriram desde então. Ele foi gênio, mas faz muito tempo!
Ethel

5/18/2007 11:20:12 AM - O espíritismo não preconiza que seus postulados são verdades absolutas e o próprio Allan Kardec afirmou: onde a ciência provar o Espiritismo em erro ali ele mudaria. Com relação às almas gêmeas conheço muitos casais que se separaram por acreditarem que encontraram sua alma gêmea e mais tarde ficaram terrivelmente decepcionados. Alma gêmeas é afinidade, independente do sexo. São espíritos que já caminharam juntos não significando com isto que tenham sido na condição de marido, esposa ou amante. Os laços de afinidade são tão intensos que o esquecimento imposto pelas leis reencarnatorias não conseguem sufocar. E no nosso desconhecimento da essência do amor temos a tendência de acreditar que estamos em frente ao amor tão esperado e pouco importando a quem faremos sofrer, a que carmas estamos violando, fazemos de tudo para estar junto da suposta alma gêmea. Tudo é uma questão de bom senso e estudo para melhor entendermos a Doutrinas dos Espíritos.
Edy Vidal - Fortaleza ([email protected])

5/18/2007 9:43:37 AM - Que bom seria se pudessemos saber tudo, pobres imortais que somos. O poder de saber tudo só pertence a Deus somente. Só sabemos o que Deus permite e mais nada. Beijos no coração de todos. Que Deus e o Mestre Jesus, através de seus mensageiros dos dois planos, abençoe a todos

5/18/2007 8:34:16 AM - Na vida encontramos pessoas que ao nos aproximarmos delas sentimos que não as estamos conhecendo naquele momento e sim faz muito tempo.
Tenho certeza que já vivemos experiências juntos em algum lugar ou tempo passado.
O bom seria que pudessemos nos encontrar e nos reconhecermos após a morte, para que pudessemos nos ajudar um ao outro enquanto desencarnados.
Um forte abraço a todos e sejam iluminados em suas vidas.

5/17/2007 11:37:58 PM - Acredito que de alguma forma o tempo que separa volta a unir os espiritos em encarnaçoes posteriores, pois a força do amor é imortal.

5/17/2007 5:20:42 PM - Concordo com a explicação do Kardecismo. Enquanto imediatista visualizamos a alma gêmea como um sentimento de amor carnal quando o verdadeiro sentimento de amor é que faz com que espíritos afins se atraiam e se busquem inconscientemente. Seja qual for o nível de afinidade pai, mãe, filho, marido, esposa, amigos etc. o que importa é que temos a felicidade de encontramos seres que amamos e que nos amam desde muito e que com certeza se buscaram sempre na eternidade e se ajudaram e se harmonizaram independentemente do grau de parentesco ou afinidade.

5/17/2007 4:06:13 PM - ACREDITO MESMO EM VÁRIAS EXPERIENCIAS DE REENCARNAÇÃO, DE QUE EXISTAM ALMAS GÊMEAS. VIVO UM CASAMENTO MARAVILHOSO DE 27 ANOS, EMBORA SEJAMOS MUITO DIFERENTES DE GOSTO E PERSONALIDADE.

5/17/2007 3:34:09 PM - Faço minhas as palavras da Miriam. Por diversas vezes deixei de me aprofundar nos ensinos Kardecistas por discordar em diversos aspectos dos pontos de vista de Kardec.

5/17/2007 11:59:24 AM - O Espiritismo, neste sentido das almas gêmeas, está muito equivocado e não faz uma análise profunda disto na sua teoria por seguir o objetivo das religiões que são os preceitos, regras e doutrinas a serem repassadas à humanidade. Defendem idéias concebidas e desenvolvidades no bojo de sua religião, repassando-as, como outras religiões, como verdades incontestáveis.
Gostaria de lembrar que a verdade não está nesta ou aquela pessoa, grupo, religião ou entidade: a verdade se encontra dentro de nós mesmos, no EU SOU, caminho que, quando trilharmos, aí sim veremos que SOMOS DEUS E CRISTO ao mesmo tempo dentro de nós e que, como INTEIROS, pertencemos por dever e direito DIVINOS a outro ser inteiro que é a NOSSA ALMA COMPLEMENTAR!
PAZ E LUZ A TODOS!
Míriam

pagina: 1 de: 1




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.



Energias para hoje




publicidade






Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok


Somos Todos UM - 26 anos
Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 


  Menu
Somos Todos UM - Home