O pesar é uma emoção natural. É a parte de você que lhe permite dizer adeus quando não deseja fazer isso; expressar - pôr para fora - a tristeza em seu íntimo causada pela experiência de qualquer tipo de perda. Poderia ser de um ente querido, ou uma lente de contato.
Quando você pode expressar seu pesar, livra-se dele. As crianças a quem é permitido ficar tristes quando estão tristes, lidam muito bem com a tristeza quando se tornam adultas e por isso costumam superá-la muito rapidamente.
As crianças a quem é dito "não chore" têm muita dificuldade em chorar quando se tornam adultas. Afinal de contas, disseram-lhes durante suas vidas inteiras para não chorarem. Por isso, reprimem o seu pesar.
O pesar constantemente reprimido se transforma em depressão crônica, uma emoção muito antinatural.
Devido à depressão crônica, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.
A raiva é uma emoção natural. É a ferramenta que lhe permite dizer "não, obrigado". Não tem de ser abusiva e nunca deve prejudicar outra pessoa.
Quando é permitido às crianças expressarem sua raiva, elas passam a ter uma atitude muito sadia em relação à raiva quando se tornam adultas e por isso costumam superá-la muito rapidamente.
As crianças que acham que é errado expressar a sua raiva, e que de fato nunca deveriam senti-la, terão dificuldade em lidar adequadamente com sua raiva quando se tornarem adultas.
A raiva constantemente reprimida se transforma em ódio, uma emoção muito antinatural.
Devido ao ódio, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.
A inveja é uma emoção natural. É a emoção que faz um menino de cinco anos querer alcançar a maçaneta da porta como sua irmã - ou andar de bicicleta. A inveja é a emoção natural que o faz desejar fazer uma coisa de novo; tentar ainda mais; continuar tentando, até ser bem sucedido. É muito sadio e natural ser invejoso. Quando é permitido às crianças expressar sua inveja, elas passam a ter uma atitude muito sadia em relação à inveja quando se tornam adultas e por isso costumam superá-la muito rapidamente.
As crianças que acham que é errado expressar sua inveja, e que de fato nunca deveriam senti-la, terão dificuldade em lidar adequadamente com sua inveja quando se tornarem adultos.
A inveja constantemente reprimida se transforma em ciúme, uma emoção muito antinatural.
Devido ao ciúme, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.
O medo é uma emoção natural. Todos os bebês nascem com dois medos: o de cair e o de sons altos. Todos os outros medos são reações que aprendem a ter em seu ambiente, com seus pais. o objetivo do medo natural é produzir um pouco de cautela. A cautela é uma ferramenta que ajuda o corpo a viver. É uma conseqüência do amor. Do amor por si mesmo.
As crianças que acham que é errado expressar seu medo, e que de fato nunca deveriam senti-lo, terão dificuldade em lidar adequadamente com seu medo quando se tornarem adultas.
O medo constantemente reprimido se transforma em pânico, uma emoção muito antinatural.
Devido ao pânico, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.
O amor é uma emoção natural. Quando uma criança pode expressá-lo e recebê-lo naturalmente, sem limites ou condições, inibições ou constrangimentos, não é preciso mais nada. Porque a alegria do amor expressado e recebido dessa forma é suficiente. Contudo, o amor sujeito a condições, limites, regras, rituais e restrições, controlado, manipulado e contido, torna-se antinatural.
As crianças que acham que é errado expressar o seu amor, e que de fato nunca deveriam senti-lo, terão dificuldade de lidar adequadamente com o amor quando se tornarem adultas.
O amor constantemente reprimido se transforma em possessividade, uma emoção muito antinatural.
Devido à possessividade, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.
Portanto, as emoções naturais, quando reprimidas, produzem reações antinaturais. E, na maioria das pessoas, a maioria das emoções naturais é reprimida. Contudo, essas emoções são aliadas. São dádivas. Suas ferramentas divinas com as quais você constrói a sua experiência.
Você recebe essas ferramentas no nascimento. Elas o ajudam a cuidar de sua vida.
Trecho do livro Conversando com Deus - Um Diálogo Incomum - Volume III"
de Neale Donald Walsch, baseado no trabalho da Dra. Elisabeth Kübler-Ross.
Aproveite e leia: Sentimentos e Emoções...
Publicado em:
Consulte grátis
-- Veja os comentários da época
4/12/2008 12:55:05 AM -
Olá! Uma linda mensagem sobre os cinco sentidos. Linda e verdadeira, pois passei por todos eles, são sentimentos que mexem muito com nosso emocional, mental, fisico e etérico e, porque não, até o espiritul, sempre leio comentários sobre o filme e o livro conversando com Deus; não li o livro, mas assisti o filme maravilhoso, uma lição de sofrimento, amor e fé, que nos ensina que nunca estamos sozinhos, que existe um Ser Superior sempre presente em nossa vida nos guiando e protegendo Obrigada a todos vocês pelas mensagens maravilhosas. Um abraço
4/10/2008 10:25:55 AM -
Parabéns pela matéria!!! Eu mesma me sinto confusa com minhas emoções com as quais muitas vezes não sei lidar. Tenho muitas emoções fortes para aprender a lidar... sei que é um processo profundo e requer coragem e muita paciência. Agradeço a oportunidade da leitura para que eu possa interagir com minhas emoções com mais inteligência e sabedoria...
4/10/2008 8:02:45 AM -
No artigo, ficou em destaque a importância do entendimento sobre as emoções humanas. Há que se ter muita sutileza no trato delas, principalmente com as crianças. Parabéns pela matéria!
4/10/2008 2:19:52 AM -
BOM, ESTOU SEMPRE RECEBENDO OS BOLETINS DE VCS SOU ESPIRITA E ADORO MINHA DOUTRINA DE CORAÇÃO. AS MENSAGENS DE VCS SÃO REALMENTE MUITO FORTES E FAZEM COM QUE CADA DIA MAIS AS PESSOAS SE CONHEÇAM PROFUNDAMENTE. MUITAS VEZES VOU BUSCAR LÁ DENTRO DO MEU EU RESPOSTAS E NÃO OBTENHO RESPOSTAS IMÉDIATAS, PORÉM, QUANDO COMEÇO A LER E MEDITAR EM ALGUM ARTIGO QUE VCS ME MANDAM, LÁ ESTÁ A RESPOSTA PARA MINHA PERGUNTA, FICO FELIZ PORQUE TEM ME SUPRIDO A NECESSIDADE DE RESPOSTAS E TEM ME FEITO VER MUITOS DETALHES DA MINHA VIDA EM QUE AINDA NÃO TINHA PRESTADO ATENÇAO AINDA. O BLOG DE VCS É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. PARABÉNS PELA INTELIGÊNCIA E PELOS ARTIGOS.
8/25/2007 3:27:56 PM -
Quantas verdades!!!!!! Parabéns por colocar um assunto tão importante!!! Luz e Paz Manu
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.