O QUE A MULHER ESPERA DE UM HOMEM?

O QUE A MULHER ESPERA DE UM HOMEM?
Facebook   E-mail   Whatsapp

Foi essa a pergunta inteligentíssima da psicóloga Roseli Sayão dirigida, no Roda Viva, a um perplexo Arnaldo Jabor, que, com toda a sua agilidade mental e com sua diferenciada experiência com o feminino, teve a honestidade de responder, simplesmente: Não sei.
Foi o silêncio do sábio. Porque não é fácil responder de bate-pronto a essa questão embaraçosa sem cair numa seqüência dos piores lugares-comuns.

Quanto a mim - que estou longe de ser sábio como aquele simpático beduíno carioca, nem disponho de sua fluência comunicativa e muito menos de sua rica experiência com o sexo oposto -, serão perdoados o atrevimento e a ingenuidade de tentar uma resposta, ainda que trôpega e insuficiente.
Em outros tempos seria bem mais fácil encontrar uma resposta. Esperamos dos outros aquilo que nos falta. O machismo cego e obtuso da era patriarcal cunhou para a mulher a falsa qualificação de sexo frágil.
Ora, a mulher nunca foi frágil, e em situações difíceis costuma mostrar-se mais forte que o homem. No entanto, seja por convenção social ou por astúcia, a mulher aceitou a gosto o papel (falso, repito) de sexo frágil.
Era tão bom e tão cômodo ser mimada pelos homens em sua convencionada fragilidade, e tão estratégico disfarçar sua força sob a pele de uma ovelhinha inofensiva! Seja como for, a mulher introjetou esse falso papel, procedendo como pessoa fraca, insegura, e projetando no homem, no varão, as virtudes que, supostamente, lhe faltavam: a fortaleza, a ousadia, a segurança, a coragem a toda prova. Era isso tudo o que ela esperava do homem.
Hoje a situação mudou.

Aquela ridícula máscara de sexo frágil caiu em desuso. A mulher compete publicamente com o homem, de igual para igual, em todos os setores, com êxito crescente.
Destoa desse avanço feminino a declaração daquele presidente da Universidade Harvard sugerindo que as diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres explicam o número menor de pesquisadoras nas ciências exatas. A persistência desses nichos de estupidez até na universidade comprova que a ignorância não é produto da falta de conhecimento e de informação, sim que é uma atitude deliberada de oclusão mental. Parece estranho, mas a burrice pode ser, também, uma livre opção.

Na natureza não existem homens e mulheres; só existem machos e fêmeas, em estado bruto.
Homem (o varão) e mulher constituem criações históricas e culturais, lapidações da ganga bruta da animalidade, imprimindo a cada sexo sua tipicidade e seu estilo, o qual varia conforme as culturas e os estágios históricos. Em Roma, o tipo consagrado da masculinidade culminava na figura imponente do patrício - nolli me tangere (ninguém me toque) -, com sua toga e o orgulho inflexível de classe e de família, em contraste com a figura feminina da mater familias, reclusa no lar. Na Idade Média surgiram o cavaleiro e a dama, figuras de grande caráter, posteriormente rebaixadas nos modelos inexpressivos do gentleman e da lady (o cavaleiro, ou cavalheiro, é o homem que sabe o que deve fazer, o gentleman é o homem que sabe o que não deve fazer).

Homem e mulher constituem montagens armadas pela sociedade, pela História e pela cultura, tipos genéricos aos quais ainda se sobrepõem a classe social, os usos e a educação, a categoria profissional, a moda, com seus renovados estilos, não só de vestir como de opinar e de preferir.
Em suma, a pessoa única e insubstituível que é cada um de nós se apresenta em sociedade mascarada, disfarçada, falsificada pelas categorias genéricas e impessoais de comportamento, a ponto de em nosso cotidiano não sabermos quem é quem de verdade, e até quem somos nós para nós mesmos. É assim, de forma encoberta por certo modelo prefixado de ser homem ou mulher, acrescido de toda uma espessa camada de condicionamentos impessoais, aceitos todos mecanicamente, porque sim, que ambos os sexos se apresentam um frente ao outro. Debaixo de todos esses disfarces, de toda essa caracterização teatral que nos empresta a vida social, vivemos na ignorância recíproca de quem é o outro de verdade, e até de quem somos nós para nós mesmos.

O que a mulher espera de um homem?

Ela espera, implora, exige que o homem eleito a revele em toda a sua verdade e em toda a sua intimidade, ocultas na comédia da vida social que a falsifica em cada gesto, em cada palavra, em suas preferências (as de todo mundo), até em seu corpo e em seu rosto padronizados.
A mulher espera do homem que a descubra, que revele à luz da evidência aquela pessoa secreta, que é ela mesma, oculta debaixo das convenções sociais.

E o homem, por sua vez, não espera outra coisa, quer que também ele seja descoberto pela mulher, pela mulher amada.
Pois é o amor a via preferencial do desnudamento recíproco, não somente dos corpos, como da personalidade de cada um dos amantes que palpita em segredo, esperando o dia da revelação.
Perdida e dividida em meio à confusão dos papéis que representa, o que a mulher amorosa espera quando se atira nos braços do homem eleito, olhos nos olhos, é que ele responda à pergunta dilacerante: Afinal, quem sou eu? E, à medida que ela ouve a resposta, vai aflorando em seu ser uma nova pessoa.
Idem para o homem. Se não amo, sou um, se amo, sou outro. Muito ao contrário do que se diz, o amor não é cego.
O amor é vidente e previdente, ele enxerga no fundo das almas e do futuro. O amor é divinatório e perspicaz.

E feliz foi Pascal ao escrever: "Os poetas não têm razão de nos pintar o amor como cego. É preciso tirar de seus olhos a venda e devolver-lhes a fruição de seus olhos".(Sur les Passions de l´Amour)?

Gilberto de Mello Kujawski, jornalista e escritor, tem no prelo o livro "A Identidade Nacional e Outros Ensaios" (Funpec). Não está ligado a nenhuma academia, faculdade ou partido político. E-mail: [email protected]
Recebido de Tania Polo
Publicado em:

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



-- Veja os comentários da época

3/8/2013 9:03:36 AM - Uma das principais virtudes de um homem é o cavalheirismo. Mulheres amam um agrado que seja sincero. Não um simples presente só por dar. A Dellas Joias oferece um leque de possibilidades para você presentear sua mulher. Fazemos joias artesanais e com alta qualidade. Dellas Joias (www.dellasjoias.com) (11)3492-7338

3/6/2013 8:53:31 AM - Recomendo o livro "O que a mulher espera de um homem" do autor José Carlos Rodrigues, disponivel em www.suzastation.com

3/10/2012 2:30:33 PM - Festival de frases bonitas sem o menor sentido prático. Afinal, o que quer dizer tudo isso??? A mulher quer alguém 100% do tempo ao lado dela? Quer mandar na relação? Quer estourar por qualquer motivo e ainda ser entendida? Quer um homem correto, que não a traia, que dê amor, atenção, carinho, sexo, segurança... Dou tudo isso à minha noiva, mas ela nunca está satisfeita, sempre reclamando, falando que o que eu faço não presta, está errado, parece uma eterna infelicidade; por isso tem tanta mulher que vai ficar para "titia"; não digo que ela tem que ficar quieta, mas tolerância, compreensão e paciência fazem parte do processo, assim como os erros que ela comete eu tento entender e ajudar; mas enfim, acredito que seja isso. Mas que o texto não ajuda em nada, isso não ajuda.

7/19/2011 1:36:38 PM - Primeiro a bajulação do cara da globo, Arnaldo Jabor, depois um texto enorme para preencher espaço, e mais depois que não me ajudou em nada na minha dúvida quanto ao que as mulheres esperam de mim. Mesmo assim, muito obrigado

5/18/2010 1:09:22 AM - Também não sei. É por isso tentando descobrir, mesmo sabendo que nunca vou encontrar a resposta, pois é esse mistério que faz a vida ser bela.

5/15/2010 1:00:51 AM - Eu espero que o meu homem me queira todos os dias, que ele tenha olhos só para mim e que nenhuma outra garota desperte paixão ou desejo. Espero que ele me respeite por amor e não por medo.... quero que ele me ame acima de tudo e queira passar o resto da sua vida ao meu lado....

11/14/2009 12:02:34 PM - Assuntinho complicado esse!! A nossa mente (homens e mulheres) anda tão barulhenta, que é muito difícil descobrir e ouvir a nós mesmos. Como poderemos tentar entender o que o outro deseja e o que ele pensa, se não conseguimos conhecer a nós próprios! Penso que o caminho mais simples seja o de buscar a pergunta simples e direta. O que você deseja agora? Como posso te ajudar agora? Minha experiência dessa semana foi fantástica: Me desliguei do mundo (kkkk) Sem televisão, sem rádio, sem computador, sem Mp3/4/5/6/7/8/9/10 rsrsrrs.... Consegui mais tempo para meditação. MEDI = Me diga o que eu faço agora mulher! É partia para a tal AÇÃO... Lavei louça, passei roupa, devorei livros , limpei casa, etc.... rsrsrsrsrs... Conclusão: PAZ DE ESPÍRITO... MULHER FELIZ..... FAMÍLIA FELIZ (Não peguei no pé da filha adolescente, estava em paz comigo mesmo, sem procurar ficar cobrando os outros). Bom, essa é minha idéia aos Homens de bem..... Um abraço, Leivinha

10/14/2007 10:38:08 PM - Depois de todos os comentários que lí, acredito não haver mais palavras para descrever o que diz este belíssimo e importante artigo. Parabéns aos que já falaram, também por mim. Que homens e mulheres sejam verdadeiros e o mais virá por acréscimo.

3/11/2007 1:01:54 PM - Caro STUM:
Gostei demais desse artigo sobre a mulher, sobre o que a mulher espera de um homem. Eu concordo que a mulher quer um homem que a revele em sua feminilidade, em suas múltiplas facetas. É uma verdade muito linda e verdadeira. Acho que vocês conseguiram entender.
Ethel

3/11/2007 12:08:51 PM - Penso que a mulher é acima de tudo femea e por ser assim é sedução plena, é mistério que atrai o macho. Cabe a ele lutar com outros machos p/ sair vencedor e fazer valer a pena à femea se entregar plenamente a ele. O que nos difere dos animais é que damos a essa entrega plena o nome de amor.
Esse sentimento é que está cada vez mais desvalorizado na sua essência e sempre que possivel é trocado pelo abuso do uso do corpo feminino como objeto de sedução.
Não cabe à mulher seduzir nada, ela já é sedução. Foi o seu ser que primeiramente seduziu o bicho homem a partir do momento que cabe a ela somente gerar, nutrir com seu corpo e parir a cria. Inicialmente o homem não sabia como isso ocorria e assim se sentia admirado por este misterio tão feminino.
Homens, comecem a seduzir suas parceiras e elas com certeza estarão entregues em seus braços, mas por favor não confundam isso com mimos, frescuras, pieguices. Sedução se faz com atitudes, sentimentos, toques, palavras e acima de tudo amor.

3/9/2007 11:24:00 PM - Peço licença... Vou dizer como se nimguém soubesse, hoje mais que antes a mulher espera amor em todos os sentidos.
Pois hoje a mulher é livre, pode e quer amor, firmeza no olhar de um homem cheio de amor, confiança, segurança, respeito, simplicidade nas palavras com amor, ternura, companherismo, atitude. Afinal é neste coração, que esta mulher plantará uma flor e a regará por todo o seu tempo de vida. A responsabilidade deste homem é mantê-la cheia de vida. No jardim da vida, um é responsável pelo bem estar do outro.

3/9/2007 3:04:35 PM - Concordo com o autor, pois amor verdadeiro é quando conseguimos ver no outro nós mesmos, quando este nos ajuda a encontrar-nos e ao mesmo tempo nesta dualidade nos perder...

3/9/2007 11:11:39 AM - Eu acho que... não, eu tenho certeza, que a mulher espera do homem o que falta para ela, e o que falta para todos nos, amor verdadeiro. E o homem também. Mas os dois têm que aprender o que é amor de verdade para encontrarem a felicidade!

3/9/2007 8:28:00 AM - ESSA FRASE: ...vivemos na ignorância recíproca de quem é o outro de verdade, e até de quem somos nós para nós mesmos... É MUITO VERDADEIRA E COMPLEXA. QUEM EU SOU? O QUE DESEJO DESCOBRIR SOBRE MIM? O QUE DESEJO DO HOMEM QUE ESTÁ AO MEU LADO? QUEM É ELE REALMENTE?
ESSAS QUESTÕES ESTÃO SEMPRE EM NOSSAS VIDAS, SE NÃO SABEMOS QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS, COMO PODEMOS ENTENDER O OUTRO?
SER MULHER É TENTAR SE CONHECER A FUNDO, SE AMAR E SE RESPEITAR EM SUA INDIVIDUALIDADE. SE SENTIR SEGURA EM SER QUEM É, TER CERTEZA PARA ONDE QUER IR, O QUE DESEJA CONQUISTAR E QUEM QUER AO SEU LADO NESSA CAMINHADA. O QUE DESEJAMOS DE UM HOMEM? QUE ELE SEJA VERDADEIRO, PRIMEIRO CONSIGO PRÓPRIO E DEPOIS COM AS PESSOAS AO SEU REDOR!
QUANDO ESTAMOS SATISFEITOS COM O QUE SOMOS DE VERDADE, REFLETIMOS ISSO PARA O PRÓXIMO.
ESPERAR DO OUTRO ATITUDES É EGOÍSMO PURO.
TEMOS QUE ESPERAR SEMPRE DE NÓS MESMAS, NÃO SE FIAR NO OUTRO PARA SER FELIZ. ESPERAR DO OUTRO APENAS O QUE ELE PODE DAR, ACEITÁ-LO!!!
ALÊ...

3/9/2007 12:30:53 AM - Hoje comemora-se o dia internacional da mulher. Parabéns a todas as mulheres deste mundo, talvez em outra encarnação eu já fui mulher. Muito bem lembrado no comentario acima anteriormente a mulher era marginalizada, mas felizmente hoje ela está no meio dos homens para mostrar toda a sua habilidade, se destacando com muita competência na admistração das coisas que lhe são confiadas e como ela espera dos homens muito amor e carinho, os homens também esperam delas muito carinho, amor e fidelidade. Esta ultima tem que ser com muito respeito, pois por ai temos deparado com muita infedilidade, por esta abertura de sair do lar para trabalhar fora; não pode deixar-se influenciar pelos machões espalhados por ai, porque depois de machucada nunca mais será a mesma.

3/8/2007 9:15:15 PM - Creio que as mulheres esperam dos homens carinho, compreensão, companheirismo e respeito.... É lamentável que ainda hoje pessoas sustentem conceitos como cabeça da famlia, coisa já excluida, inclusive, da legislação que é retrograda. A palavra Submissão, então?! chega a doer! Ato ou efeito de submeter(-se) (a uma autoridade, a uma lei, a uma força); obediência, sujeição, subordinação: 2. Disposição para aceitar um estado de dependência; docilidade: 3. Estado de rebaixamento servil; humildade afetada; subserviência: Seria o homem um ser superior???? Investido de autoridade para submeter outro ser humano? De fato os filhos precisam de atenção e carinho de mãe, mas não é pequeno o contingente de mulheres que hoje dão amor e atenção aos seus filhos e trabalham para lhes garantir o alimento, a sobrevivência, porque seus pais (os homens) não o fazem...

3/8/2007 8:20:37 PM - Olá amigos do Stum, li seu artigo, e hoje, Dia Internacional da Mulher, gostaria de concordar plenamente com o colega leitor MARCIO TELLES, ele fala exatamente o que sempre digo a alguns amigos e até mesmo pra meus filhos. Feliz aquela mãe que pode acompanhar o desenvolvimento de seu(s) filho(s) desde o berço, admirando os primeiros passos, o primeiro dia de escola, enfim, uma mãe sabe que quando ela trabalha fora, ela quase nunca terá esta oportunidade, eu agradeço a Deus por ter-me feito mãe, e poder ter acompanhado bem de perto o crescimento deles, até mesmo nas suas brincadeirinhas em casa, quando me chamavam, mamãe vamos soltar pipa, e lá ia eu. O meu conselho é que cada mulher faça o melhor pela família, pelos filhos e esposo, pra futuramente poder dizer: eu fui mãe com letras maiúsculas, usufruindo de tudo de bom que os nossos filhos têm pra nos oferecer. Parabenizo toda mulher E QUE NUNCA PERMITA QUE MOMENTOS MÁGICOS COMO ESTE NÃO ACONTEÇAM. DÊ TB SEU TEMPO PRA FAMILIA. BEJOS


3/8/2007 7:51:47 PM - Ternura sem perder o endurecimento jamais, ou vice-versa.

3/8/2007 7:34:46 PM - Pela experiencia de vida que tenho, e muito longe de ter a pretensão de ser a voz da verdade, porém, isso tudo nos tempos de hoje não passa de balela pura, hoje em dia não se tem tempo pra ficar nesta de descubrir um ao outro, tanto elas como nós, querem tudo ao mesmo tempo agora, ou seja sem muitas delongas.

3/8/2007 6:42:49 PM - Viva a mulher....

3/8/2007 6:23:18 PM - Não tentem encontrar diferenças entre homem e mulher, muito menos o que eles querem um do outro, é perda de tempo! Isso será sempre um assunto controverso e de mil respostas. Prefiro achar e encontrar entre todas essas respostas o amor e o respeito, pode parecer piegas, mas é a base de tudo num relacionamento.

3/8/2007 6:19:27 PM - Uma palavra resume tudo: dinheiro.

3/8/2007 6:11:15 PM - Este assunto é bastante complexo para dar ou tirar a razão a quem quer que seja, várias opiniões são formadas e modificadas ao longo do tempo, devido aos acontecimentos na vida de cada casal, namorados, parceiros, etc... Ainda é muito difícil para o homem (em sua maioria) entender que sua liberdade e seus ideais também são almejados pela sociedade feminina, de forma autoritária e incondicional. A prova de que o homem ainda não compartilha esta idéia com o universo feminino, é justamente o aumento de conflitos dentro do casamento, e o desinteresse do mesmo para tal cerimônia, que continua sendo o sonho de muitas mulheres (véu e grinalda, Padre e buquê de flores). Estatisticamente se vê que o nº de casamentos despenca a cada ano, chegando a ser alarmador. Resta saber se a mulher moderna se encontra em plena felicidade, já que o homem cortês (que abria a porta do carro para ela, qua puxava a cadeira para acomodá-la, que pagava as contas do bar no 1º encontro) também está em extinção.

3/8/2007 6:08:32 PM - Basta de papagaiada sobre homem e mulher. A mulher, o homem - que babaquice. O que conta na vida são os indivíduos. A estupidez e a inteligência, a beleza e a feiúra - não têm sexo.

3/8/2007 5:00:56 PM - Está tudo muito bonito, com algumas divergências em relação às especificidades, características e diferenças naturais, mas vamos criar o dia do homem também, quem sabe sobrem algumas rosas e alguns elogios para nós, os verdadeiros frágeis dessa história toda????

3/8/2007 4:44:21 PM - VITÓRIAS E DERROTAS DAS MULHERES. CONSEGUIRAM CONQUISTAR O ESPAÇO PROFISSIONAL, A LIBERDADE SEXUAL, ETC. INFELIZMENTE A MULHER SE DESVALORIZOU MEDIANTE ESSAS CONQUISTAS, E ESTÁ EXTREMAMENTE VULGAR, A FAMILIA ESTÁ SEM ESTRUTURA, OS FILHOS CLAMAM A PRESENÇA DA MÃE E FUTURAMENTE REFLETIRÃO PROBLEMAS PSICOLÓGICOS. NADA E NENHUMA PROFISSÃO E DINHEIRO VAI SUBSTITUIR O AMOR, A ATENÇÃO, O CARINHO, O DESENVOLVIMENTO DO FILHO, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA.
O CASAMENTO EM DECADENCIA, POR FALTA DE SUBMISSÃO, A MULHER EM MUITOS CASOS ESTÁ AGINDO E ATUANDO COMO HOMEM, E MUITAS VEZES SENDO A CABEÇA DA FAMÍLIA, O HOMEM TAMBÉM ESTÁ PERMITINDO, TALVEZ POR COMODISMO, ESSA SITUAÇÃO.
ESTÁ HAVENDO UMA BAGUNÇA COM POSIÇÕES INVERTIDAS.
OBS: NÃO SOU CONTRA A MULHER TRABALHAR
APENAS A MULHER TEM QUE TER CONSCIêNCIA E AVALIAR SE VALE A PENA DESESTRUTURAR SUA FAMILIA. PODERÁ ELA TRABALHAR MENOS E DEDICAR-SE AOS SEUS FILHOS E MARIDO.

3/8/2007 4:20:51 PM - Hoje é o Dia Internacional da Mulher - data para reflexão e cobranças. É dia de entender a atual situação das mulheres nos continentes ditos civilizados ou não, e as políticas sociais em benefício do sexo feminino.

Um brinde às mulheres rainhas, princesas, operárias, estudantes, atrizes, cantoras, compositoras, pintoras, professoras, senadoras, deputadas, juízas, advogadas, médicas, enfermeiras e escritoras. Um brinde ainda para as mulheres que vivem à margem da sociedade. São presidiárias (inocentes ou não), escravas (esperando a alforria), prostitutas maiores e menores, analfabetas, portadoras de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e outras que trabalham na cidade e no campo - sem as mínimas condições trabalhistas. São mulheres que sofrem de uma doença crônica moderna: a discriminação. Elas estão aprendendo a lutar pela sobrevivência e cidadania. São mulheres com alma, esperança, poder de sedução, poder de mudança, de educação, e aprendizes nas sociedades machistas.

3/8/2007 4:06:15 PM - Esperamos que em algumas situações eles tenham 1/3 da nossa agilidade e que na hora em que a sitação aperta saibam onde encontrar as coisas da casa.

3/8/2007 3:49:39 PM - Bem... o que a mulher espera do homem...
Educação... respeito... e que ele não falhe muitas vezes porque ai já fica chato... rsrsr

3/8/2007 3:46:08 PM - O que a mulher procura em um homem?
O homem... claro.

3/8/2007 3:21:50 PM - Tava indo bem, até começar a conversa fiada de que homens e mulheres são categorias convencionadas pela sociedade, que não têm nada a ver com as diferenças naturais, físicas, entre os sexos. Quer dizer então que o zé ruela desconhecido e irrelevante que escreveu esse texto entende mais sobre o assunto do que o tal acadêmico de Harvard? Ah, vai peidar n`água e leva a sua sociologia de boteco junto.

3/8/2007 2:29:27 PM - A mulher não quer apenas prazer, mas carinho
Não quer apenas promessas, mas a verdade
Ela não quer apenas ouvir, mas ser ouvida
Não quer apenas entender, mas compreender
Ela não quer apenas posições, quer olho no olho
Não quer ser apenas ser mimada, mas amada
A mulher quer se sentir especial única
na vida de um homem
Quer ser amada não apesar dos defeitos
mas por causa deles
Quer ser amada do jeitinho que ela é
Enfim quer ser feliz e fazer o ser amado feliz

3/8/2007 7:38:12 AM - As mulheres esperam que quando amadas por um homem sintam-se um. E mesmo quando estiver sozinha... continue sentindo-se igual quando juntos, pois a certeza de ser amada não propicía solidão.
A mulher quando ama, e é a amada, consegue entender a grande alegria (quase uma festa pura) a intenção do Criador ao inaugurar a humanidade.
Não é só a Mulher... o Homem também: pois somos espíritos formados de amor e sempre estamos evoluindo para irmos ao encontro de nós mesmos, ou seja: DO AMOR QUE SOMOS FEITOS.

pagina: 1 de: 2 [Proxima]




As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.



Energias para hoje




publicidade






Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok


Somos Todos UM - 26 anos
Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 


  Menu
Somos Todos UM - Home