Nós vivemos no mundo das formas e tudo o que nós percebemos pelos nossos cinco sentidos possuem forma. Os nossos sentidos superiores e supra-sensíveis, através das clarividências: etérica, astral e mental, mostram que respectivamente o mundo etérico, o mundo astral e o mundo mental, que interpenetram o mundo físico, também possuem formas. No plano etérico as formas dos corpos vitais dos seres vivos, dos reinos: vegetal, animal e hominal, assim como as formas dos elementais, como as dos gnomos, fadas, salamandras, ondinas, duendes, silfos e outros, são bem definidas e conhecidas no ocultismo. No plano astral os desejos, vícios, sentimentos e emoções possuem formas coloridas que lembram formas de animais, que se juntam às formas de almas de encarnados e de desencarnados, e às formas de seres e entidades típicas do astral. No plano mental, os pensamentos de objetos e coisas concretas possuem formas definidas similares às do plano físico e pensamentos abstratos são vistos por símbolos típicos que podem ser interpretados pela linguagem simbólica superior estudada e pesquisada na Iniciação. Estas explicações são necessárias para entendimento do egrégora, e principalmente para permitir a criação de egrégoras pessoais e coletivos.
Egrégora é uma forma-pensamento que é criada por pensamentos e sentimentos, que adquire vida e que é alimentada pelas mentalizações e energias psíquicas. É uma entidade autônoma que se forma pela persistência e intensidade de correntes emocionais e mentais. Pensamentos e sentimentos fracos criam egrégoras mal definidos e de pouca vida ou duração, porém pensamentos e sentimentos fortes criam egrégoras poderosíssimos e de longa duração.
Existem egrégoras positivos que protegem, atraem boas energias e afastam cargas negativas, e egrégoras negativos que fortalecem o mal, canalizam forças negativas e repelem forças positivas. O egrégora pode ser coletivo ou pessoal. Locais sagrados como Aparecida, Lourdes e Fátima, têm egrégoras poderosíssimos, formados pela fé e mentalizações dos devotos, que acumulam as energias psíquicas dos fiéis e quando alguém consegue canalizar para si as energias psíquicas acumuladas no egrégora, provoca o conhecido milagre. Esta é a explicação oculta da realização de grande parte dos milagres que acontecem. Os locais possuem egrégoras formados pelas energias psíquicas de seus freqüentadores. O egrégora pessoal é formado pelas energias psíquicas da pessoa e principalmente pelos seus pensamentos. Assim, uma pessoa psiquicamente equilibrada e com pensamentos positivos, cria um egrégora positivo. Do mesmo modo, uma pessoa desequilibrada emocionalmente e negativa cria um egrégora negativo.
Prof. Adhemar Ramos www.conscienciacosmica.com.br/ar-tec-egregora.htm
Aproveite e leia: Dicas para melhorar a energia...
Publicado em:
Consulte grátis
-- Veja os comentários da época
4/30/2012 8:09:17 AM -
Romance O Egrégora no Recanto das Letras - GRÁTIS - em E-book (409 páginas).
11/25/2010 9:29:21 PM -
Egrégora pressupõe um conjunto de pensamentos que não criam dualidade, não separam, não desagregam e sobretudo não produzem conceitos erróneos ou prejudiciais a outrem! Égrégora não parte de preconceitos nem de postulados pré-concebidos, restaura a harmonia verdadeira e restabelece a compreensão profunda das idiossincrasias de cada um! Egrégora é a recuperação do respeito pelo outro numa verdadeira aplicação coerente da ética!
8/21/2005 4:56:34 PM -
Egregora é um campo de força mandalico, uma união de cabeças juntas em um circulo, num campo vibracional para curas, ou para transmutação. São ondas que crescem, ex: atire uma pedrinha no centro de um lago, e verás as egregoras se movimentarem, vindo em direção à beirada da lagoa. Egregoras são mandalas, visíveis e invisiveis, quando formadas por formas de pensamentos e ações. Nossos pensamentos possuem cores e de acordo com a cor o seu som correspondente, que movimenta e acelera todo universo. Os xamãs meditam olhando para o centro de uma mandala, de pedras ou pintadas, mesmo em tecidos, ou couros, pois acreditam que ela seja uma ampliadora de suas ondas de forças mentais. Este assunto é muito profundo e talvez sua materia tenha sido muito condensada; por este motivo está sendo muito comentado pelos mestres e alunos das escolas de evolução xamanica. Abraço Zucatélli
8/16/2005 10:02:20 AM -
Adorei conhecer mais sobre egrégora. Parece que depois que tomamos conhecimento disto, temos mais é que identificar qual o nosso tipo de egrégora pessoal e qual o tipo de egrégora do nosso lar e depois do nosso ambiente de trabalho. Feito isso, devemos fazer as modificações necessárias a fim de obtermos egrégoras positivos. Minha pergunta é: Existem técnicas que podem nos levar a dissolver um egrégora negativo e criar um positivo? Desde já agradeço muitíssimo pelas informações.
8/14/2005 3:10:12 AM -
Quero expressar o meu parabéns pela abordagem de um assunto tão complexo que é o tema "egregora". Mas, entretanto, devo discordar de alguns topicos. Pois a forma~ção da egregora se dá a partir de uma corrente de pensamentos e sentimentos, assim sendo não a classifico como uma entidade autonoma e sim como uma energia sustentada por esses mesmos pensamentos e sentimentos, para que a partir desta "alimentação" energetica os nossos amigos e mestres espirituais possam operar no mundo fisico. Assim sendo descarto a forma de uma egregora pessoal e a classifico como um estado emocional refletido na aura de maneira colorida e podendo dessa forma ser visualizada pela clarividência. Assim como a formação da egregora em uma reuniao espiritual de sensitivos, ela eh desfeita com o fim da reunião, podendo tambem ser visualizada pela clrividencia.
8/11/2005 9:09:25 PM -
Sua explanação foi simplesmente maravilhosa. Só fiquei com uma pequena dúvida banal: sempre achei que a palavra egrégora fosse feminina ("a" agrégora) e curiosamente vejo que neste artigo ela aparece como sendo masculina ("o" egrégora). As duas formas são corretas? Parabéns. Sônia
8/11/2005 5:50:07 PM -
Muito obrigado pela excelente esplicação sobre a Egregora. Apesar de participar de um grupo que periodicamente se reúne, e durante essas "convocações" é solicitado aos membros a meditação e comunhão com a Egregora do grupo, sinceramente, eu não tinha plena consciência do valor da mesma. Saudações Emilio
8/11/2005 5:34:56 PM -
Muito boa a explicação, inclusive no tocante a vibrações mentais. Temos de acreditar em nós mesmos.
8/11/2005 5:26:03 PM -
Professor Adhemar, este tema sempre me interessou muito. Gostaria de saber sua opinião: podemos dizer que as divindades indianas são egrégoras? No meu entendimendo sim.
8/11/2005 11:45:09 AM -
ENTRETANTO, MUITAS DAS EGRÉGORAS INICIALMENTE CRIADAS PELO MEDO, PELA DESCONFIANÇA, ATÉ MESMO PELA NECESSIDADE, CRESCERAM DE TAL FORMA QUE PERTURBAM A SEGURANÇA E A PAZ DO MUNDO. AS RELIGIÔES, OS GUARDIÃES, O GOSTO PELO FUTEBOL, NÃO PASSAM DE EGRÉGORAS. PARECE-NOS QUE AS EGRÉGORAS MAIS SE SUSTENTAM DE NOSSAS FORÇAS DO QUE NOS BENEFICIAM, POIS QUE, INFELIZMENTE, OS QUE SABEM MANIPULÁ-LAS TIRAM DELAS BENEFÍCIOS IMEDIATOS EM DETRIMENTO DOS DEMAIS E MANTÉM OS CRENTES NA IGNORÂNCIA ESPIRITUAL E NA SUBMISSÃO PSÍQUICA.
8/11/2005 9:38:08 AM -
Muito bom! Por experiência própria a egregóra faz parte constante da nossa vida. Nos leva para perto de pessoas conforme nossa sintonia. Dei um basta, em mim mesma, levantei meus pensamentos e me afastei de egrégoras que não serviam para mim. Muito bom o artigo, gosto de estudar sobre as egregóras para não me deixar mais envolver-me por elas.
8/11/2005 3:28:50 AM -
Este é um assunto importante e interessante!
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.