Nós seres humanos, completamente duais, na certa não concordamos muito com essa frase. Afinal de contas temos nossos filhos, nossas mulheres ou nossos maridos, nossos amigos e nos achamos possuidores da vida de cada um deles. Achamo-nos no direito de mandar e desmandar, no direito de querer que façam aquilo que achamos certo.
Pois bem; certo para quem?
Certo para nós mesmos, tenho certeza absoluta disso; sim, queremos sempre conduzir tudo e todos, sem perguntarmos se é isso que querem... se é isso que os torna felizes. E por aí vai...
Mães querendo filhos engenheiros; os pais filhas advogadas. Esposas... maridos dedicados e apaixonados; os maridos... mulheres submissas, eternas namoradas.
Companheiros românticos, sem ceder sequer um parágrafo, uma vírgula, afinal somos os donos da razão, mas o que é a razão? Será que é fazer o outro calar? Ter sempre o direito ao ponto final da frase? Ou é chegar a um consenso através do diálogo, simplesmente reconhecendo a razão no outro, despojados do orgulho, que tanto endurece a nossa alma.
Não quero aqui levantar a bandeira do individualismo, muito pelo contrário, como já disse acima, somos duais, necessitamos de companhia para dividirmos a nossa vida, nossos problemas, anseios e sonhos, mas precisamos respeitar o outro, precisamos respeitar o indivíduo, sem querer incutir nele as nossas frustrações, nossas ansiedades, nossas angústias e o nosso controle.
Nós nesse plano, estamos maridos, esposas, filhos, pais, mães, avós, amigos, mas somos muito mais que isso, somos o espírito que precisa viver essa experiência e crescer como ser de luz; quando pudermos entender que dentro de nós existe o Eu o indivíduo real, então ficará mais fácil compreender as pessoas que nos cercam, porque elas estão junto de nós não por acaso, e sim para crescerem conosco; é uma troca, uma escolha nossa, feita bem antes de nascermos, portanto, procurem entender o porquê dos nossos problemas nesse plano, O porquê... Essas pessoas todas em nossa vida... nós as escolhemos, já estivemos com todas elas em outro lugar e tempo. Você escolheu os seus pais, a casa onde mora, os amigos que tem; portanto, não reclame deles... Você escolheu a pessoa que hoje está junto a você, não relute contra isso e não queira ser o dono ou a dona de ninguém, porque todos nós estamos, mas não somos.
Realmente é muito difícil entender, é difícil deixarmos de lado o egoísmo, por quê? Pessoas a quem amamos nos magoam tanto... reviramos nossa mente, nosso coração e não conseguimos entender a razão? Quanto mais nos dedicamos, mais nos fazem sofrer. É simples... A nossa dedicação é válida para que o outro avalie a sua história em relação à história dele, mas dedicação não é sinônimo de posse; se assim fosse, os filhos jamais sairiam da casa de seus pais, mas isso é necessário, para que avaliem, para que aprendam, nem que seja quebrando a cara, para que no final reconheçam o valor da casa dos pais, para que construam a sua casa espelhando-se na casa em que viveram.
Amamos tanto uma pessoa, que passamos a nossa vida em função dela, e de repente ela nos escapa, alguém a leva, e você desce lá pro fundo do poço, achando que não merecia tal dissabor, que irá morrer sem essa pessoa... Sei que é difícil, mas sossegue seu coração... quem morre não é você, e sim essa pessoa para você, pois você fez tudo para que merecesse o seu amor, mas a pessoa não quis, não entendeu ou precisou conhecer outra história e quem é você para impedir? Tenha a certeza, se a pessoa avaliou e não se sentiu feliz em outro caminho, essa pessoa voltará e quando isso acontecer jamais irá embora outra vez. Aí restará a você querer aceitar ou não, mas nunca mais como dona ou dono. Procure não ser egoísta, visto que “o amor só dura em liberdade“.
Procure entender, por mais difícil que seja, que todos nós temos vontade própria e de que nada adianta querermos que vivam a nossa vontade, as nossas carências; isso só nós teremos que viver.
Trate muito bem a pessoa que você é nesse plano, pois será a única pessoa que irá conviver com você. Nessa vida... porque ninguém é de ninguém...
9/18/2005 12:06:28 PM -
Chorei ao ler este belo artigo! Me ajudou a compreender que somente nossa vida nos pertence e que não podemos interferir no livre arbítrio do outro. É dificil aceitar a perda... não entendemos porque somos preteridos quando tudo nos parece bem... Precisamos ser fortes e entendermos que antes de amarmos alguém, é necessário que amemos primeiro a nós mesmos, reconhecendo nossos defeitos e falhas, nos libertando e libertando o outro... Parabéns.
8/18/2005 12:24:46 PM -
Quando li esta mensagem me emocionei muito, estou passando por um periodo de superação da perda e traição de alguém que amava muito. Esse texto foi como bálsamo confortando e aquietando o meu coração. Obrigada Nelson Sganzerla por nos presentear com tanta lucidez e esperança.
8/17/2005 11:27:39 AM -
É a mais pura verdade!!!!! Ao ler os comentários, vejo que estamos sofrendo do mal de amor. Sim, nos entregamos e sempre para a pessoa errada.... Por quê?????? Vivo a me perguntar.... Será que um dia seremos felizes????? Acredito que sim. Se abrimos o caminho dos sentidos, o encontro ocorre de um jeito facil, leve. Pois assim acordamos a nossa alma. Deveremos seguir o destino de nossos sentimentos aqui e agora. Jogue para o alto todos os golpes, jogadas e espertezas. Vamos buscar amar de verdade. Amar de verdade, amar bonito, é saber a hora de dar razão. Vamos pôr a mão na consciência!! Não temamos o romantismo!!!! Afinal ele nunca saiu de moda. Muita PAZ e muita LUZ a todos.
8/15/2005 3:03:27 PM -
Estava lendo essa mensagem e achei super interessante a respeito do que estás passando em relação ao Dinho; manda pra ele, quem sabe ele não entenda melhor o que aconteceu. Beijos
8/15/2005 8:49:52 AM -
Nossa, é impressionante quanta gente vive o mesmo problema. É até um alivio saber que não passamos por isso sozinhos. A todos minha solidariedade. Márcia
8/14/2005 2:12:26 PM -
Gostei muito deste artigo, pois descreve realmente que ninguém é de ninguém, apesar de ser muito difícil recenhecermos isso. Além disso, isso serve como uma alavanca para as pessoas que nesse momento estão sofrendo por outras, para que comecem a enxergar a vida de uma outra maneira.
8/13/2005 9:02:24 PM -
Fiquei muito emocionada com este artigo, pois me sinto no fundo do poço; sei que preciso reagir, mas não estou encontrando força, se puderes me ajudar ficarei muito grata. Ana.
8/12/2005 9:26:07 PM -
Dói muito essa atitude, e ela sempre parte da pessoa no momento em que nos sentimos mais fracos e dependentes; a agonia de ser deixado é muito grande e parece não passar mais, o importante é ter paciência, e saber que o tempo e o futuro se encarregarão das providências divinas e que cedo ou tarde ficaremos livres e quando isso acontece nada mais importa, nada mais é tão valioso quanto a paz de espírito!!!!
8/12/2005 9:33:26 AM -
Realmente tem tudo a ver com o momento que estou passando. E permitir que o outro vá p/ ver se quer voltar (Escolher este caminho de volta). Eu só quero viver uma relação realmente apaixonada. Talvez eu insista com a pessoa errada, O MEU AMOR talvez esteja em outro lugar. Às vezes me desanimo e depois penso que vou mudar e fazer a minha vida melhor hoje do que foi ontem. Adorei o artigo, aliás este site esta de parabéns. Um abraço, Claudia
8/11/2005 9:33:30 PM -
Estou concluindo uma etapa da minha pequena existência, onde infelizmente ou felizmente para o meu aprendizado vivo essa situação de separação/perda/desencontro (afinal não sei o termo certo). Sei, contudo, que a dor foi intensa pelo tipo de ação que a outra perpetrou através de um comportamento infiel e expondo-me e as filhas ao ridículo, apenas para viver novas aventuras e provar sua capacidade feminina de conquista, pois não foi apenas uma vez e um único elemento, e sim, muitos e diversificados tipos, enfim até hoje busco resposta. Mas devagar vou seguindo em frente até o acerto final.
8/11/2005 8:45:43 PM -
Impressionante como suas mensagens, todas, sim todas, tem alguma coisinha dizendo para alguém, vc começa a ler, acha que é apenas mais uma mensagem, qdo de repente se depara com alguma palavra dita pra vc. Parabéns.
8/11/2005 7:43:57 PM -
Concordo com vc. Porém é dificil entender que a pessoa a qual vc. dedicou parte de sua vida, decidiu seguir outro caminho. Com certeza não precisamos morrer por isso. Precisamos renascer a partir disso. Tudo é uma questão de ter a consciência em paz. Eu fiz o possível...
8/11/2005 3:32:49 PM -
Eu gostaria muito de ter este maravilhoso artigo em espanhol, seria possível?? Preciso enviar a um amigo mas não sei traduzí-lo em espanhol, por favor se alguem me der uma ajuda eu ficaria muitissimo agradecida.. Por enquanto obrigada.
8/11/2005 1:42:28 PM -
Este texto relata tudo que sinto hoje, pois houve um momento em que estive perdida achando que podia dirigir a vida de uma pessoa, hoje estou livre desta agonia e junto desta pessoa.
8/11/2005 12:28:22 PM -
Preciso agradecer imensamente por esse artigo. Eu tenho travado uma luta constante comigo mesma para libertar esse desejo de posse que habita dentro de mim. Tem sido difícil, mas eu tenho avançado um pouquinho a cada dia, e tenho sentido uma tranquilidade muito boa. Eu sei que vou conseguir. Muito obrigada.
8/11/2005 1:29:43 AM -
Excelente texto. Leva-nos à reflexão e à mudança de atitude. Que bom ter pessoas inspiradas que nos ajudam.
8/10/2005 10:52:37 PM -
É INCRÍVEL COMO ESTAS MENSAGENS CHEGAM NA HORA CERTA EM NOSSAS VIDAS.
8/10/2005 9:20:56 PM -
Fiquei extremamente feliz ao ler o artigo. Nunca vi alguém que pensasse exatamente como eu sobre... o escolher antes, a necessidade de deixar ir, o saber que já se viu do antes, o ser sozinho sempre, o repetir as mesmas palavras "ninguém é de ninguém..."
8/10/2005 8:40:32 PM -
Esta mensagem foi lida, no dia certo e na hora certa. Estava, vou dizer assim, depois que li esta linda mensagem, sofrendo, desconfiada do meu marido depois que descobri que ele tem ou tinha não sei ao certo, uma amante. Estava brigando muito, controlando tudo, um verdadeiro inferno foi o que se tornou minha vida. Agora vou tentar levar as coisas um pouco para esse lado, de que o amor é liberdade. Obrigado, Deus te ilumine sempre.
8/10/2005 8:12:23 PM -
Parabéns pelo belíssimo texto! Temos que compreender que enquanto não amarmos a nós mesmos, sermos incapazes de descobrir que somos parte da centelha divina, que somos anjos esquecidos de nossa verdadeira essência, capazes de co-criarmos a nossa vida e a nossa felicidade, ficaremos em busca de pessoas que supram as nossas carências afetivas, emocionais e espirituais. Adorei seu texto, Namastê!
8/10/2005 5:46:35 PM -
É simplesmente fantastico nós nos apercebermos...
8/10/2005 5:15:27 PM -
Gosto muito de todos os artigos e esse está divino! Eu amo e não consigo amar como deveria e sofro, pois o meu amor não suporta que eu o sufoque e lendo esse artigo percebi que estou contribuindo para o fim do meu relacionamento. Espero que esse artigo tenha despertado vocês quanto me despertou! Paz e luz para todos!!!
8/10/2005 1:12:48 PM -
Tenho certeza que se todos respeitassem uns aos outros nossas vidas seriam bem mais evoluidas.
8/10/2005 12:33:08 PM -
Maravilhoso o texto, realmente somos tão egoístas que às vezes deixamos de viver nossas vidas para vivermos a do outro, ou melhor para fazermos com que o outro pense, haja e viva de acordo com o que achamos certo, quando isso não acontece nos frustramos e passamos ao sofrimento sem perceber que somos nós os principais causadores de tanto sofrimento. APRENDAMOS A AMAR E VIVAMOS O AMOR, POIS SÓ ESSE SENTIMENTO SUBLIME TEM O PODER DE MODIFICAR QUALQUER SITUAÇÃO. Muita paz, luz e amor a todos. Pedro®
8/10/2005 9:50:56 AM -
Hoje quando li esse texto, parece que levei um puxão de orelha por tabela, sou muito possessiva, não só no amor, mas na amizade também. Realmente preciso acordar e me libertar para que possa deixar meu esposo mais à vontade, afinal não tenho o direito de tomar-lhe a liberdade, preciso ter mais segurança e deixar o amor fluir livremente; o pássaro livre se for feliz, sempre volta ao lar por opção, o pássaro preso é por falta de opção, assim não tem graça, obrigada por me acordar... vou me corrigir
8/10/2005 8:43:56 AM -
Texto simplesmente maravilhoso.... parabéns! De grande valia a todo ser humano. Pois relata que as pessoas até para amar precisam de liberdade, de espaço, enfim de viver. Amo até hoje, porém fui totalmente sufocada; hoje vivo longe de quem amo. Paz e otimismo a todos. Aldaídes.
8/10/2005 7:44:28 AM -
Parabéns, palavras sábias, tento sempre respeitar os sentimentos do meu parceiro, de minha filha, mas é muito difícil na prática aplicar estas palavras, existe algo ou alguma coisa que facilite essa prática???
8/9/2005 8:39:08 PM -
NINGUÉM É DE NINGUÉM; esta frase tem um sentido muito grande em minha vida, para entender essa frase e aceitar tive que ler varios assuntos. Hoje, vivo melhor e sei que a vida é bem assim, mesmo que a gente não aceite temos que concordar, não é só com as pessoas, com as coisas materias também. E assim o nosso é temporario. Adorei o texto, Parabéns.
8/9/2005 8:20:22 PM -
É exatamente assim que vivêncio o meu casamento por entender que não devemos sufocar aqueles que convivem conosco e também por conhecer a lei de causa e efeito. Já faz algum tempo que informo aos meus filhos e espôsa que na verdade somos filhos de DEUS, que o respeito é a base de tudo e que estamos juntos para aprendermos uns com os outros.
8/9/2005 7:17:40 PM -
Adorei este texto, muito bonito, faz a gente refletir sobre nossos relacionamentos. Parabéns.
8/9/2005 5:22:04 PM -
Excelente texto... que expressa de maneira simples e objetiva o que é o verdadeiro sentido do amor... precisamos praticá-lo para que nosso mundo se torne melhor a cada dia... muita luz!!!
8/9/2005 5:12:03 PM -
Esta semana o tema é muito belo: AMOR! Aquilo que mais precioso nós SOMOS! Este fim de semana, estive com um livro na mão, que me trouxe vontade de partilhar com os outros: "A arte de amar", de Erich Fromm. Penso que será muito bom, para muita gente que quer aprender a AMAR e ser cada vez mais um ser mais lindo e sentir-se melhor consigo próprio. Estamos nesse caminho; damo-nos as mãos e continuemos, aquilo que nos propomos. Cada vez mais, estamos acompanhados!
8/9/2005 3:52:27 PM -
Texto profundo e verdadeiro... parabéns! Uma verdadeira aula sobre o sentido do "Amor" verdadeiro, deixo aqui minha opinião: Amar é ter a Liberdade de Ir e Vir quando quisermos... pois a porta do coração sempre estará aberta, pois a verdadeira Inteligência no Amor consiste em não tentar prendê-lo a nós... mas deixá-lo Livre! Paz a todos. Noilla.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.