EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento, e pesquisa científica) mas também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos". O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (GLADIADOR) e apresenta música pelo artista de platina renomado pela crítica Moby.
Em 2005 ganhou 3 prêmios em 3 festivais diferentes Boston, San Diego e Artivist.
Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, EARTHLINGS usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente em animais para o lucro. Poderoso, informativo e provocador, EARTHLINGS é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais, e os interestes econômicos humanos. Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário. EARTHLINGS grita para ser visto.
Earthlings (Terráqueos) - Português (Legendado) - Parte 1
1/2/2011 5:42:51 PM -
Só consegui assistir os primeiros 10 minutos do filme. A cena em que homens jogam um cão vivo dentro de um caminhão de lixo é apavorante. Não preciso ir até o final para entender a mensagem do mesmo... muito triste, muito mesmo.
5/29/2010 8:57:12 PM -
É uma pena que às vezes só venhamos descobrir que fomos enganados a vida inteira por nossos pais, que foram enganados pelos pais deles, nossos avós, que também foram.... ensinando para nós outros que "carne é bom", o pior alimento da terra, que para ser digerido tem que ter tempero para enganar o paladar para fazer descer ao nosso estômago um pedaço de carne e isso continua até alguém tomar conhecimento dessas atrocidades escondidas da população e acordar e quebrar a corrente, ensinando a seus filhos, que nós não dependemos de comer cadáveres de animais mortos para sobreviver. Existe um sistema mentiroso que se perpetua através dos séculos para enriquecer poucos seres inescrupulosos e sem sentimento pelo vida dos outros. Alimento cárneo acidifica o sangue, que é a base da vida, ficamos doentes, vamos para os médicos, que manda-nos para a farmácia comprar fármacos, que infesta o organismo de drogas, vamos para os hospitais, tomamos anti-bio-óticos, pensamos que estamos curados, conti
10/10/2009 6:14:53 PM -
Somos muito maus, somos os "bad guys". Mas a maioria das pessoas não tem consciência disso. Usamos couro, comemos carne e sobrevivemos através da crueldade contra esses inocentes animais. Gostei muito desse Blog. Mas se alguém quiser postar algo no meu seria ótimo. Olha eu estou começando e meu blog não é tão grande quanto este, mas me dêem uma forcinha. Obrigado: https://civilizacaoaquepreco.blogspot.com/
7/6/2009 4:38:39 PM -
Eu, que pensei ser uma pessoa de consciência, andava muito distraída, como todos nós. A carinha que comemos desde crianças, são bocados dos nossos companheiros terráqueos. É verdade, não sei como é que podemos participar disto diariamente. É tão triste a nossa desumanidade. Por mim, ando com muita pressa de fazer com que todos à minha volta vejam este documentário, mesmo que me chamem de chata e negativa como já aconteceu. Penso que a palavra negativo vem de negação que é o que as pessoas costumam fazer para não agirem. Depois deste documentário, deixei de comer carne, foi muito fácil. Mãos a obra que não há tempo a perder!
5/11/2009 1:08:18 PM -
"A Carne É Fraca" e "Terráqueos" são documentários de altíssima relevância, para serem assistidos pelo maior número de pessoas, o que iria causar mudanças de postura em muitos de nós acostumados, desde criança, a admitir que um pedaço de carne no prato é tão somente isso. Como se uma máquina o produzisse depois de um botão apertado. Mas, justamente por trás desse bife se encontram, secretamente, atrocidades perpetradas sem intervalos, sobre aqueles que não têm como defender-se de nossa desmedida maldade. E tudo isso em nome da cultura. Sobre ela, disse Michel de Montaigne, filósofo do século 17: "a cultura é tirânica". Quero divulgar ao máximo esses documentários, mesmo sabendo o quanto difícil ir de encontro à maré. Melhor dizer, esse "tsunami" de sangue e dor. Temos muito por que nos envergonharmos diante do espelho por práticas inaceitáveis sobre os não-humanos, os nossos irmãos menores. Por que?
11/24/2008 10:18:23 PM -
Gente, como sempre todo mundo assiste à midia, se aliena por meia hora e volta a ser o que era. Queria ver se o mundo voltasse a ser o mundo como era no começo, florestas, rios e lagos lindos... e o ser humano não tivesse se destacado na Terra. Quem ia nos comer? Um bando de leoas, de leopardos, de ursos... e por ai vai...
12/4/2007 11:28:13 PM -
Não consegui assistir além do da 1ª parte, depois de ler os comentários, fui covarde. Ninguém está livre de ser cruel porque no fundo somos todos iguais, somos seres humanos, mas nós temos o poder de decidir o que comer, somos inteligentes o bastante para buscar novas fontes de comida, inteligentes o bastante para criar roupas tão bonitas e acolhedoras quanto as peles, nós temos a inteligência, mas será que a usamos? Gostaria de fazer parte de outro planeta. Este não tem mais jeito. Acho que nem filho vou colocar no mundo, seria egoísmo.
10/25/2007 4:33:27 PM -
Este documentário é realmente fantástico, todos deveriam ter a chance de assisti-lo; por falar nisso eu conheci um projeto que onde você consegue adquirir este documentário em DVD, e ainda vem junto o documentário a Carne é fraca, outro que também eu recomendo, e você recebe em sua casa, isso tudo por um preço bem baixinho, quem quiser conhecer abaixo esta o link do site: https://www.projetoconscientizar.ilhaweb.com Valeu
10/3/2007 10:23:20 AM -
Nunca chorei tanto ao assistir um filme! Como somos cruéis... não há palavras para descrever os atos dos homens para com os animais. É um choque também para a minha fé. ELES PRECISAM DE AJUDA! Assisti o filme ontem e a única pergunta que me faço é: o que posso fazer para ajudá-los?
7/30/2007 2:07:35 PM -
Realmente de todos os animais o homem é com toda a certeza o mais detestável, parafraseando Mark Twain. O único detestável, pois os outros são inocentes. Cadê o amor do mais forte pelo mais vulnerável? Onde está nosso amor pelos outros seres? Realmente mordemos e cuspimos na mão que nos alimenta: nos “provedores não-humanos”. E, como diz no final do filme, “tudo que vai, volta”. Colhemos o que plantamos. Tendemos a nos encher cada vez mais de mazelas, doenças, problemas sociais, escassez de amor não só aos animais mais entre nós mesmos, enquanto não mudarmos de atitude. Porque uma pessoa que não sente solidariedade por um animal certamente tem dificuldade de amar a seu próximo. Esse filme, ao mesmo tempo em que me faz perder a fé na humanidade, e ter vontade de acabar logo com o ser mais detestável do planeta, acende uma ponta de esperança somente pelo fato de ter sido produzido. E espero, sinceramente, que ele e nós possamos fazer a diferença mundo afora.
7/30/2007 2:02:09 PM -
Não consigo eleger a cena mais chocante porque pra mim todas foram muito, muito tristes. Mas cenas como o elefante sendo maltratado e posteriormente morto por se rebelar contra uma vida absurdamente sofrida, ou os golfinhos tendo suas gargantas cortadas no auge do desespero, ou então a cena do lobo vivo, todo ensangüentado após ter sua pele inteira retirada, são cenas que nunca mais vou esquecer. Eu concordo que se fosse pra escolher somente um filme para a humanidade assistir certamente seria esse. Eu não pretendo me restringir a fazer a minha parte apenas deixando de me alimentar de carnes, mas também mostrar esse filme a todas as pessoas que eu conseguir, abrindo essa realidade para o maior número de pessoas possível, para que talvez essa consciência possa se multiplicar até o ponto de acontecer uma mudança de paradigmas na nossa sociedade. Isso soa quase como uma utopia, mas prefiro acreditar que isso pode fazer alguma diferença.
7/30/2007 1:51:05 PM -
É difícil afirmar que não devemos mais consumir carne, pois eu mesma tenho esse hábito alimentar e sempre adorei ir a uma boa churrascaria. Mas após ver este filme, me senti terrivelmente egoísta e ignorante em degustar da carne de um ser que viveu miseravelmente e cuja vida foi tirada somente para que alguém o comesse. Tem uma frase no filme que me marcou, quando numa cena em que uma vaca está pendurada pelas patas, sua garganta é cortada e seu sangue vai se esvaindo enquanto ela, viva ainda, assiste ao próprio sangue sendo derramado, aparece a expressão drenando vidas. No abate, suas vidas são drenadas enquanto seu sangue se esvai. E a vida termina quando o sangue termina. Isso é muito forte. Nós drenamos vida para termos um pedaço suculento de carne à mesa. Isso é horrível. Vi o filme em duas partes pq não consegui assistir tudo de uma só vez. Chorava sem parar e sem controle. Que coisa abominável o que se faz com as baleias, com os golfinhos, com as focas (por suas peles).
7/30/2007 1:44:48 PM -
Eu discordo de quem afirmou abaixo que se os animais forem criados soltos, como animais selvagens, e mortos sem dor, talvez seja aceitável comermos suas carnes. Porque de qualquer modo estaremos tirando suas vidas a nosso bel prazer. E não temos esse direito. Não temos o direito de criarmos mais animais do que existiriam naturalmente, à base de constantes técnicas de emprenhamento, como se fôssemos Deus, que pode dar vida e tirar dos seres que aqui habitam. Não temos o direito de darmos vida a animais para depois tirarmos quando bem entendermos. Mesmo supostamente sem dor (o que não acredito) continua sendo um desrespeito a estas espécies. O filme não fala apenas da dor destes animais, mas acima de tudo da nossa ignorância e desrespeito às espécies não-humanas. Eles não são inferiores a nós. São, como é afirmado no início, seres de outros reinos, nem inferiores nem superiores aos humanos.
7/7/2007 4:17:40 PM -
Vamos pensar juntos. O homem não está destruíndo tudo que foi criado e achando que tudo foi criado para benefício dele? Sim! Eu acredito que sim! Então tenho a minha missão de gravar este vídeo em um dvd, passar para muitas pessoas, da minha família, amigos, para o mundo social; levar a conscientização, para que daqui a pouquissímo tempo, possamos, nós, nossos filhos, nossos netos e etc., usufruirmos da natureza sem prejudicá-la de forma alguma, olhar e admirar todas as espécies de animais, todas elas. E curtir o mundo como ele foi feito, sem destruí-lo, sem prejudica-lo, fazendo apenas o bem, pois eles (animais, vegetais, água, terra, meio ambiente etc.) nos construem, nos ajudam, nos fortalecem a viver, sem eles não duramos muito tempo, morreremos ou viraremos máquinas. É isso que tenho a dizer. Pensem, pensem, pensem e tomem uma atitude a respeito de tudo que está sendo feito de mal a todos.
7/7/2007 4:11:18 PM -
poder falso, pois se auto-afirmamos poderosos, por acharmos que só nós temos sentimentos, pensamentos, podemos dominar outras espécies. Quem pensa assim, é realmente um idiota. Pois o sentimento que os animais tem uns com os outros não se compara a nada. Exemplos: uma onça com seus filhotes (amor imcomparável), uma vaca com seus filhos tem o amor por eles maior do que qualquer mãe por ai etc. Então se os animais pensam (isso é verdade, tem muito animal muito mais esperto do que qualquer ser humano), tem sentimentos, não tem instinto em fazer mal a ninguém (caso você faça antes), porque comeremos, maltrataremos, torturaremos, assassinaremos eles? São indefesos, inocentes, ingênuos, puros, fiéis diante da crueldade dos homens, de suas máquinas assassinas, de seus instintos destruídores. Porque além do homem ser até hoje carnívoro, matando milhares e milhares de animais indefesos para matar sua fome, destrói a natureza com suas poluições, agressões às florestas, seu desperdício da água (o maior bem que Deus nos deu)..
7/7/2007 4:03:35 PM -
Oi! Vi este documentário na escola e me choquei ainda mais do que já estava chocada. Sempre fui super defensora dos animais, quaisquer que sejam, amo eles. Pela sua pura consciência, pelo seu amor aos seus filhos, aos outros animais de outras espécies, mesmo eles alguns matando os outros (é da natureza deles, isso ninguém pode impedir), pela sua fantástica criação, sua beleza, ê tudo que envolva um animal. Sou vegetariana, desde o dia em que resolvi parar com o consumo de qualquer tipo de alimento que seje de origem animal, não sou carnívora, não quero ser uma assassina e uma comedora de um ser vivo de outra espécie (pois sim, nós não matamos, mas estamos ajudando a matar), não quero fazer outro animal (como eu sou) vítima, cobaia, da minha fome. Posso viver só de vegetais, legumes, verduras(são seres vivos, mas nascem e podem serem plantados quantas vezes quisermos, claro sem danificar o meio ambiente e o mundo em que nós vivemos, através da poluição, aquecimento global). Os animais diante de nós (que temos poder...
6/24/2007 3:31:04 AM -
(continuação) Assisti o filme com minha esposa, e isso a fez rever seus hábitos. Espero que ela consiga se adaptar a uma dieta diferente da qual ela foi criada. Acho que educar ou mostrar a realidade para quem está próximo a você é um ato de compaixão, e se eu tivesse filhos não teria medo em mostrar o filme para eles conhecerem a realidade. Meu caráter foi construído através das coisas que vi durante minha vida e consegui passar por cima de hábitos familiares e culturas ignorantes milenares, isso pra mim foi uma grande conquista e tenho um sentimento de vitória por ter opinião própria e ter me tornado um ser humano melhor. Fico muito feliz de saber que existem outras pessoas com opiniões semelhantes e com coragem para produzir este excelente filme. Parte da minha raiva pela humanidade se foi neste momento e eu fico muito feliz em saber que vocês que compartilham desta opinião se mantenham vivos, felizes e principalmente inteligentes. Obrigado!
6/24/2007 3:20:29 AM -
Sou vegetariano há 11 anos e por ter passado boa parte da minha infância nas proximidades de fazendas e áreas de pesca, já vi ao vivo muitas das crueldades mostradas no filme. Vi, senti o cheiro de sangue e ouvi os últimos gritos de animais indefesos em seus últimos momentos na terra. Isso teve um impacto decisivo na minha forma de ver as outras pessoas e o sentimento (ou falta dele) em relação a este assunto. Não acho interessante julgar as pessoas por suas imperfeições, mas acredito que estas fraquezas humanas já me fizeram por muitas vezes ter uma certa repulsão pelas pessoas. Na maioria dos momentos evito tocar no assunto pois sei que as opiniões ignorantes, inclusives de pessoas que eu gosto, me fazem sentir raiva e achá-las inferiores, cegas e ignorantes. Pior que não ter consciência de um fato é conhecê-lo e simplesmente ignorá-lo, o que acontece com muita frequência e que me deixa muito perturbado. (continua)
6/7/2007 6:29:59 PM -
Faço minhas as palavras do 3º Presidente dos USA, Thomas Jefferson (1743-1826): Eu temo pela minha espécie, quando penso que Deus é justo.
4/25/2007 11:39:55 AM -
(continuando...) Enfim, o que estou querendo dizer, é o seguinte: conheçam melhor os dois lados. Não quero entrar no mérito se é certo/justo comer carne ou não. Veja que não sou a favor de nenhum abate, passei batida por matérias como essa na faculdade. Só estou querendo dizer, mais uma vez, que pela lei, as coisas seriam bem diferentes. De uma carne inspecionada por um veterinário, que possui o carimbo do SIF, pode-se esperar que tenha sido obtida de um abate o mais humanitário possível. Infelizmente, penso que mais de 60% da carne consumida provém de abates clandestinos, por falta de fiscalização do ministério da agricultura e por falta de informação dos leigos. Outra coisa: em uma fazenda que crie seus animais soltos como numa vida selvagem, com qualidade de vida e que realizasse um abate sem dor... o que vcs achariam? Um famoso ambientalista disse à Superinteressante que é um caso a se pensar (espero lembrar o nome dele e postar aqui). Paz a todos, Mi.
4/25/2007 11:24:08 AM -
Acabei de ver o filme. Sou amante dos animais e estou prestes a me formar em Veterinária. Fiquei chocada, chorei, e tive que parar várias vezes para retomar o fôlego, e olha que estou acostumada a ver coisas do tipo. Concordo com praticamente todos os comentários, uma pena fazer parte dessa raça humana, tão confusa, tão perdida, tão infeliz. Mas como aluna do curso de Med. Veterinária, não posso deixar de fazer outro tipo de comentário. Visito diversas fazendas de gado leiteiro, e as vacas não ficam imóveis, jogadas em depósitos e maltratadas. Pelo contrário, CONFORTO é a palavra chave, na teoria e na prática. Sem superlotação nos piquetes, com áreas de sombra e água (chamadas áreas de descanso), cuidados com saúde, entre outras coisas. Já visitei locais de abate e o que o vídeo mostra quase sempre são abates clandestinos, que são proibídos por lei!! Abates legalizados são bem diferentes, mas por favor, não estou dizendo que são certos. (continua)
4/24/2007 3:17:41 PM -
De fato a humanidade está em uma encruzilhada silenciosa, alguns de nós despertam para esta imensa violência e brutalidade, outros dormem profundamente... Enchem seus pratos de despojos de criaturas cruelmente abatidas com sofrimento e dor e os colocam na boca engolindo sem se dar conta do nefasto. A midia silencia, omite... negligencia... Mac Donalds, Perdigão, Sadia... etc etc... Hoje olhei para a entrada de um Mac Donalds e observei as pessoas entrando com alegria e imaginei que se ao invés da lanchonete limpa e iluminada, pudessem por Deus verem os abatedouros mórbidos e cruéis, cheios de sofrimento e dor... pensei, se pudessem ao menos por um instante, encarar esta verdade poderiam estas mães e estas crianças preservar a indiferença? ...acho que subliminarmente comem acreditando tratar-se de algo inanimado, ou sorridente... que se alegra em ser sangrado e torturado até a morte para nos servir de repasto. Peço humildemente a Deus que um dia isto acabe e que sejamos despertados...
3/8/2007 12:50:02 AM -
Você já assistiu Terraqueos? Me senti envergonhada em fazer parte dessa nossa raça humana que se diz racional
2/24/2007 2:43:36 PM -
É incrível como o primeiro argumento de quem defende a matança de animais seja compará-lo com os vegetais. Esse argumento é tão infantil que chega a ser ridículo explicá-lo aqui. É óbvio que quem se preocupa com os animais, está tendo compaixão pelo fato de serem maltratados, sentirem medo e dor. Uma planta não tem um sistema nervoso central, não tem nervos, não sente medo, não sente dor, não vê nem escuta nada à sua volta, e por favor, não me obriguem a explicar o como sei disso senão vou mandar vocês lerem livros de biologia do 1º. grau. Nós somos muito mais parecidos com os animais do que imaginamos...
2/15/2007 12:53:09 PM -
Uma vez que os animais consumidos por omnívoros se alimentam de vegetais, os consumidores de carne acabam por destruir 16 vezes mais plantas que os vegetarianos (como é obvio). Por isso o vegetarianismo representa o respeito pelos vegetais também. As plantas não possuem cérebro, por isso são incapazes de pensar ou de armazenar informação e nem sequer tem interesses ou consciência de que estão vivas. Alem disso não sofrem, ao contrario dos animais. Muitas plantas podem inclusivamente ser colhidas sem que isso resulte na morte da arvore a que pertencem. Duas questões: acham que devemos anestesiar um animal (humano ou não-humano) antes de ser operado? E acham que devemos anestesiar a relva antes de ser cortada? Compreendem agora a diferença? Outra questão: se podemos matar animais não humanos porque as plantas são seres vivos, o que nos impede de matar animais humanos com base no mesmo raciocínio?
2/8/2007 1:03:37 PM -
Como já foi dito por participantes deste site, a Libertação Animal deve sim ser propagada, mas tambem a Libertação Vegetal. Tão injusto é o ser que se diz vegetariano também. Faco parte de uma comunidade que preserva certos tipos de vegetais e plantas (tipos estes consumidos por humanos), pois a nossa filosofia parte do principio de que tudo depende dos vegetais, a qualidade do nosso ar, a atividade chamada de purificação do ar é de toda responsabilidade das plantas. O so-called vegetariano (que deveria ser pró-vegetais, como a denominacao sugere) deveria também preservar o Ambiente Vegetal.
2/1/2007 12:30:39 AM -
Antes de mais nada, respeito todos os vegetarianos e adorei esse trecho do filme, mas sempre tive uma pergunta que talvez alguém aqui consiga me responder: Por que as plantas e o vegetais são tratados de maneira diferente que os animais pela maioria das pessoas? Vocês não acham que estamos discriminando esses seres? Não estamos sendo nazistas com eles? Uma árvore sente algo diferente quanto é cortada que uma ovelha quando é sacrificada?
1/19/2007 1:22:30 PM -
Eu vi o video em partes pelo youtube, mas eu baixei ele completo e com ótima qualidade pelo emule, não sei se o site me permite eu colocar o link aqui, mas quem quiser baixar, é so me mandar uma mensagem que eu mando o endereço.
1/18/2007 1:19:23 AM -
Gostaria de ter o DVD de Terráqueos. Alguém sabe onde comprá-lo? Talvez ainda não tenha sido lançado no Brasil. Eu estou interessada numa versão que não seja pirata. Faço parte de um grupo de proteção aos animais e acredito importante ter o DVD mesmo para palestras. Eu, na verdade, não tenho coragem de ver. Nâo creio que consiga olhar. Dói. Já não como carne há dez anos.
1/7/2007 12:07:14 PM -
A questão da crueldade contra os animais traz à tona duas outras questões muito mal-resolvidas no mundo moderno: a) O absurdo crescimento populacional, sustentado artificialmente através do consumo desproporcional de recursos naturais (incluindo-se aí vidas alheias) b) A absurda desigualdade social, que faz com que cerca de 280 milhões de norte-americanos (só para ficar no exemplo + aberrante) consumam 47% dos recursos energéticos do planeta e tenham a maior parcela de obesos da humanidade, enquanto a maior parte da humanidade é completamente deserdada, vivendo com fome, sem escolaridade e à mercê de males (colera, tifo, tuberculose, HIV, HPB-C, etc...
1/7/2007 11:41:20 AM -
Parabéns pela atitude de colocar um filme como Earthlings à disposição num site espiritualista (Universalista), enquanto tantos outros ainda usam a frase "a Carne nutre a Carne" para se esconder das atrocidades que fazem aos animais. Eu tenho o filme em dvd, para um trabalho de divulgação, por isso já o conhecia. O fato de as vezes o filme não ser encontrado nos servidores, é porque o mesmo estava concorrendo a ser candidato ao Oscar, e uma das exigência era que ele não estivesse disponível na internet, ou seria desclassificado. De qualquer modo, a Industria da matança não pode mais contê-lo, pois copias deles já se espalharam pelo mundo, e ninguém mais vai poder calar essa voz, que durante tantos anos ficou sufocada. A agonia dos animais. Parabéns a vcs pela atitude
1/7/2007 11:08:42 AM -
Ótimo filme. Demonstra o que alguns humanos são capazes de fazer com os animais, seres senscientes que também possuem alma e espirito.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.