(Resposta de um iogue extrafísico à pergunta: "Qual é o mistério da existência?")
Depois de tantos anos de profunda pesquisa pelos reinos da consciência e suas manifestações, o que posso dizer-lhe é que a chave dos grandes mistérios oculta-se dentro das pequenas coisas e também na simplicidade da própria vida.
Descobri a alegria que transcende o emocionalismo comum e tornei-me igual a uma criança.
Vivo nas asas da alegria e tudo é novidade.
Pensam que sou um sábio, mas tornei-me criança nos braços da vida.
Você conseguiu captar a mesma essência que inspirou-me a escrever tanto.
Conseguiu ver-me além da referência dos sentidos comuns. Onde pensam sentir-me como um iogue ancião e sábio, você vislumbrou a força da criança e a luz da vida no semblante de um idoso jovial.
Uma mocidade serena foi o fruto de toda minha vida e pesquisa.
Imaginam-me junto aos sábios da Índia morando nas altas esferas espirituais. No entanto, gosto mais de ficar entre as crianças. As passarelas da vida interessam-me mais do que o ócio no paraíso.
Gosto de tocar as cabeças dos pequeninos e passar-lhes as bençãos que a serenidade outorgou-me. Às vezes, eles sentem minha presença e alegram-se espontaneamente. Seus pais não percebem o vovô, que é mais criança do que seus filhos, afagando-lhes os cabelos e agradecendo ao Todo Poderoso pela efusão da vida em cada ser.
Se a serenidade tornou-me criança da vida, isso significa que o Ancião dos Dias, sereníssimo, é a maior criança do universo. Ele brinca e afaga nossas consciências sem que O percebamos.
Quer conceito mais iogue do que esse?
Brahman é a criança divina que esconde-se em nossos corações.
É o sábio dos sábios.
Eterna efulgência, revela-se apenas para os pequenos.
Oculta-se dos doutores, mas apresenta-se alegremente para as crianças.
E Ele ri com elas.
Essa é a chave dos grandes mistérios: não se encontra o Supremo no Céu e nem nos ensinamentos dos sábios da Terra. Ele está junto com as crianças.
Foi isso o que descobri depois de tantos anos de pesquisa profunda nos reinos da espiritualidade. Por isso, tornei-me criança e estou entre elas.
Encontro o Todo poderoso no sorriso delas.
Agora, você já sabe onde encontrar-me.
O sábio desnudou-se espiritualmente e continua freqüentando a escola da vida.
O Brahman descrito nos Upanishads* é o Supremo impresso nas folhas de um livro escrito pelos antigos Rishis**. É um dos estágios da sabedoria antiga.
Descobri que o estágio seguinte é o Brahman descrito nos Upanishads das crianças. É o Supremo impresso no sorriso delas.
Por isso, os sábios tornam-se crianças e vivem entre elas. Eles querem fazer o estágio seguinte.
Essa é a revelação, meu caro rapaz: os sábios de todas as eras prezam mais a sabedoria da vivência nas passarelas da vida do que nos píncaros celestes.
Gostei de visitá-lo e ver que reporta as vivências espirituais para os outros. Isso torna a espiritualidade mais clara e humana, mais acessível a adaptável aos rumos da vida moderna.
Há um novo homem surgindo dentro do homem comum da Terra. Ele ainda vacila e caminha zonzo, mas, passo a passo, vida após vida, sua radiância se tornará plena.
Um ser de luz habita o interior da consciência humana e seu brilho inspirará a humanidade a caminhar e alcançar seu destino glorioso no imenso concerto dos mundos que se espraiam pela imensidão do universo e suas inúmeras dimensões.
Eleve os pensamentos ao Todo poderoso e agradeça pela efusão de vida perene.
Torne-se criança também!
P.S.: Krishna é o flautista divino. Você é a flauta. É Ele quem toca as melodias da espiritualidade que fluem por você para os homens do mundo.
Ele é o instrumentista, você é o instrumento. Nunca se esqueça disso!
Seja sempre uma flauta digna de ser tocada pelo senhor dos olhos de lótus.
Seja feliz e profundo, semelhante a Brahman e as crianças.
- Um Iogue que se tornou criança -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 11 de novembro de 2000)
Publicado em:
Consulte grátis
-- Veja os comentários da época
7/9/2007 5:08:41 PM -
Há tempos venho tentando descobrir o segredo da criatividade e da expansão da mente. Pois a minha experiencia com a meditação revelou-me que eu sou mais criativo quando consigo SER CRIANÇA NOVAMENTE. O retorno aos tempos de menino, é isso que significa expandir a mente. Isto é o rejuvenescimento, a volta em direção ao Nirvana, é o percurso feito pelos Budas o tempo todo. Pois o homem não morre, ele volta a ser criança o tempo todo, é isto o que o mantém vivo!
7/1/2007 12:37:49 PM -
...COM CALMA E PACIÊNCIA VOU ANDANDO PELA SENDA DO UNIVERSO, E NESTE MUNDO ONDE ME ENCONTRO HOJE PERCEBO O QUANTO SOU INSTRUMENTO DESTE MOMENTO DE LIBERDADE DE MINHA ALMA, QUE LUTA PARA ATINGIR ESTE GRAU DE PUREZA E LUZ QUE SOU ANTES MESMO QUE O MUNDO FOSSE ESTE MUNDO.... BEIJOS EM TODOS OS CORAÇÕES DE PAZ E AMOR
6/18/2007 10:23:31 AM -
Lindo texto (aliás, como todos) sem comentários... qualquer coisa que fosse comentar, com certeza, iria faltar muito a dizer... digo sómente... DIVINO. A criança sempre me encantou e os idosos... Hoje, alguns idosos eu os olho com misericórdia... mas as crianças continuam me encantando. Justamente nesse momento quando vivo a minha criança interior, sou plena e feliz e a cada criança que encontro, olho em seus olhos... dou-lhe um sorriso emanando uma energia de que NUNCA ABANDONES SUA CRIANÇA interior. Namastê Bjus no coração de todos que compõem o corpo deste utilissimo site.
6/17/2007 12:00:12 AM -
O ser que está sempre em sintonia com DEUS é sem dúvida a criança. Por quê??? Acredito que seja por sua espontânea alegria. A alegria é a primeira porta a ser aberta para nos aproximarmos de DEUS. Sem ela não há como fazer essa ligação com o sublime. Deixemos de usar o tempo linear e usemos o tempo vertical, onde podemos usar o presente, passado e futuro simultâneamente, aí sim teremos acesso à nossa criança agora e sempre.
6/16/2007 10:21:34 PM -
Lindo o texto!! Não precisamos voltar a nenhum tempo p/ resgatar a nossa criança, porque esta essência está dentro de nós, não há tempo que leve ou apague isto. Quando terminei de ler o texto vieram os rostinhos lindos de meus filhos (8 e 5 anos) c/ aquele sorriso estampado. Meu dia-a-dia é assim, praticando c/ eles todos os ensinamentos que temos oportunidade de aprender c/ as crianças. É lamentável como existem adultos e principalmente PAIS que dispensam esta oportunidade, quem perde são os pais e nunca as crianças. Namastê!!!
6/15/2007 7:45:19 PM -
Muito sábio
6/15/2007 2:52:12 PM -
A IDÉIA DE TENTAR IMAGINAR COMO SURGIU TUDO, COMO SURGIU DEUS, SEMPRE ME PERTURBOU MUITO, SE FOI DO NADA, O NADA TAMBÉM ERA ALGUMA COISA QUE SURGIU DO NADA........ AH MEU DEUS, DEIXA EU VIVER A MINHA VIDA QUE É MELHOR, ESSE PENSAMENTO ME ADOECE! RS
6/15/2007 9:23:31 AM -
Sempre que posso deixo fluir o meu lado criança. Tenho 47 anos e adoro rir e brincar. Estou sempre atenta a tudo e a todos. Até +.
6/14/2007 6:06:32 PM -
Que maravilha de texto! Este nos joga para cima e nos deixa bailar no inconsciente. Amei. Voltei ao meu tempo de criança e percebi que era feliz e não sabia. Hoje dou muito valor às pequenas coisas simples do cotidiano. Esta matéria deveria ser lida por todos os jovens e adolescentes, pois assim eles entenderiam que não são só os pais que gostariam de voltar atrás, nem que fosse por um pouquinho. Hoje os jovens estão gastando as vidas em dogras, assaltos, assassinatos e outras orgias. Como gostaria que eles tivessem acesso a um tipo de texto desta tamanha lição de vida que foi passada na página da vida!Mas mesmo assim valeu. Nota 10. Continuem nos mandando estes tipos de textos para podermos saborear com direito a todos os ingredientes. Parabéns, você merece ser feliz. Que Deus te Abençõe não só hoje mas todo o Sempre. Mais uma vez Parabéns. Amada de Deus.
6/14/2007 3:36:29 PM -
Eu não esqueci como é ser criança, os outros é que me cobram pra esquecer, pois já tenho 40 anos! Que texto lindo, assim não me sinto tão ET. Obrigada! Mary.
6/14/2007 8:09:08 AM -
Nós não deixamos de ser crianças, apenas nos esquecemos de como é brincar, brincar com os amigos, com os animais, com brinquedos e com as próprias crianças.
Brinquemos com a vida, diariamente. Calma, paz e tranqüilidade!
6/13/2007 10:00:07 PM -
Ser puro e verdadeiro só mesmo sendo criança. Oxalá! pudéssemos voltar no tempo e nos tornarmos novamente crianças.
6/13/2007 7:29:18 AM -
Nada é tão puro quanto a inocência das criancinhas... E como deve ser difícil tornar-se novamente criança e enxergar as pessoas ou os acontecimentos sem nenhum preconceito, muitas vezes recheados de mágoas e amarguras e estampar sempre um sorriso no rosto, simplesmente prontos para dar e receber amor! Realmente, se conseguirmos isso, certamente daremos um enorme passo em nossa evolução espiritual!
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.