Sobre o acidente da TAM, a melhor coisa que li foi o Lázaro, na lista Voadores, simulando uma declaração de Krishna acerca do acidente:
"O espírito não nasce nem morre, apenas entra e sai de corpos perecíveis. O fogo não o queima"
Na verdade Krishna disse isso a Arjuna, há 3.500 anos, e está registrado no Baghavad Gita:
Andas triste por algo que tristeza não merece – e tuas palavras carecem de sabedoria. O sábio, porém, não se entristece com nada, nem por causa dos mortos nem por causa dos vivos.
Nunca houve tempo em que eu não existisse, nem tu, nem algum desses príncipes – nem jamais haverá tempo em que algum de nós deixe de existir em seu Ser real.
O verdadeiro Ser vive sempre. Assim como a alma incorporada experimenta infância, maturidade e velhice dentro do mesmo corpo, assim passa também de corpo a corpo – sabem os iluminados e não se entristecem.
Quando os sentidos estão identificados com objetos sensórios, experimentam sensações de calor e de frio, de prazer e de sofrimento – estas coisas vêm e vão; são temporárias por sua própria natureza. Suporta-as com paciência!
Mas quem permanece sereno e imperturbável no meio de prazer e sofrimento, somente esse é que atinge imortalidade.
O que é irreal não existe, e o que é real nunca deixa de existir.
Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, a diferença entre o Ser e o parecer.
Compreende como certo, ó Arjuna, que indestrutível é aquilo que permeia o Universo todo; ninguém pode destruir o que é imperecível, a Realidade.
Perecíveis são os corpos, esses templos do espírito – eterna, indestrutível, infinita é a alma que neles habita. Por isto, ó Arjuna, luta!
Quem pensa que é a alma, o Eu, que mata, ou o Eu que morre, não conhece a Verdade. O Eu não pode matar nem morrer.
O Eu nunca nasceu nem jamais morrerá. E, uma vez que existe, nunca deixará de existir. Sem nascimento, sem morte, imutável, eterno – sempre ele mesmo é o Eu, a alma. Não é destruído com a destruição do corpo (material).
Quem sabe que a alma de tudo é indestrutível e eterna, sem nascimento nem morte, sabe que a essência não pode morrer, ainda que as formas pereçam.
Assim como o homem se despoja de uma roupa gasta e veste roupa nova, assim também a alma incorporada se despoja de corpos gastos e veste corpos novos.
Armas não ferem o Eu, fogo não queima, águas não molham, ventos não o ressecam.
O Eu não pode ser ferido nem queimado; não pode se molhado nem ressecado – ele é imortal; não se move nem é movido, e permeia todas as coisas – o Eu é eterno.
Para além dos sentidos, para além da mente, para além dos efeitos da dualidade habita o Eu. Pelo que, sabendo que tal é o Eu, por que te entregas à tristeza, ó Arjuna?
Se o ego está sujeito às vicissitudes de nascer e morrer, nem por isto deves entristecer-te, ó Arjuna.
Inevitável é a morte para os que nascem; todo o morrer é um nascer – pelo que, não deves entristecer-te por causa do inevitável.
Imanifesto é o princípio dos seres; manifesto o seu estado intermediário; e imanifesto é também o seu estado final. Por isto, ó Arjuna, que motivo há para tristeza?
Alguns conhecem o Eu como glorioso; alguns falam dele como glorioso; outros ouvem falar dele como glorioso; e outros, embora ouçam, nada compreendem.
Eterno e indestrutível é o Eu, que está sempre presente em cada ser. Por isto, ó Arjuna, não te entristeças com coisa alguma.
Gostaria de ofertar este texto a todos os parentes e amigos de quem esteve naquele vôo (e que agora estão em outros vôos, com destino ignorado pra nós, que não embarcamos... ainda).
8/4/2007 11:34:05 PM -
SÁBIAS PALAVRAS, MAS NÓS, SERES HUMANOS ERRANTES ESQUECEMOS QUE ESTAMOS AQUI DE PASSAGEM, QUE SOMENTE A ALMA É ETERNA E QUE AQUI PODEMOS POUCO FAZER, POIS SOMOS ANJOS DE UMA SÓ ASA...
8/4/2007 10:49:42 PM -
Parabenizo pela edição do texto que realmente possa vir confortar, se assim posso dizer, porque quando acontece de perdermos um ente querido é difícil falar algo que possa confortá-los. Mas aqui vão minhas sinceras considerações, fiquei muitíssimo comovida pelo acontecido, sabendo que Deus os colocou em uma outra dimensão mostrando a relação em que se encontram. Do meu coração são meus sinceros votos de aceitação ou uma fatalidade, sendo mistérios da vida, que ninguém saberá explicar; devemos pegar na mão de Deus e que os anjos possam nos acompanhar e nos proteger sempre, até a nossa hora.
7/29/2007 4:47:24 PM -
Simplesmente maravilhoso, PARABÉNS;sem palavas.... QUE DEUS OS ILUMINE MAIS E MAIS. OBRIGADA POR VOCÊS EXISTIREM. Carinhosamente Beijos Mil Ly
7/28/2007 6:37:18 PM -
O texto é um fragmento do Baghavad Gita. Só pra esclarecer.
7/28/2007 1:11:08 AM -
Essas palavras foram simplesmente divinas, pois acredito que os parentes das vítimas do acidente daquele fatídico dia estão ainda em estado de choque e com certeza se elas tiverem este acesso encontrarão conforto pelas perdas e sobretudo explicações para o que é inexplicável.
7/28/2007 12:54:06 AM -
O artigo está excelente!!!! foi escrito de uma maneira a acalmar nossos corações, mas o que acho mais importante é o despertar da nossa consciência para a responsabilidade que temos; estamos num momento em que não podemos ficar mais com os braços cruzados, temos que nos unir e de alguma forma modificar esta situação caótica da qual estamos fazendo parte. Espero que de alguma forma acordemos!!!!
7/27/2007 5:03:42 PM -
Este comentário abrange todo o sentimento que o ocorrido nos causou. Parabéns Cida Ventura
7/27/2007 2:06:02 PM -
Simplesmente lindo e verdadeiro
7/27/2007 9:19:12 AM -
Que belas palavras e tão verdadeiras, que nos emocionam! Quisera que todos tivessem esse conhecimento/certeza sobre a imortalidade da alma, com certeza muito sofrimento seria evitado. Muita paz para todos.
7/26/2007 11:48:41 PM -
Lindo o texto! chegou-me como um bálsamo, me fazendo entender e ter plena convicção de que na vida tudo é transitório, a única coisa que permanece é a essência! Tenham todos muita luz e sabedoria, para transmitirem a todos nós leitores, fazendo-nos valorizar mais nossa existência terrena, amando e respeitando uns aos outros acima de tudo, acreditando naquele que é único, incontestável e absolutamente correto, nosso DEUS! Um abraço, Ana
7/26/2007 11:17:57 PM -
Até quando vamos assistir a tudo que vem acontecendo em nosso querido Brasil. Estamos assistindo ao descaso e à ironia por parte dos que governam nossa nação e esqueceram, que se lá estão, tiveram o voto desse povo que hoje ironizam. Ja senti o que hoje sentem esses familiares. E só mudou algo em relação ao acidente, o qual vitimou 20 jovens estudantes. Entre eles, meu sobrinho, após o mesmo, construriram uma pista dupla, mas com o sacrificio de muitos, isso é o nosso pais. Meus elogios pelo lindo artigo, e digo que o corpo perece, mas a alma continua sua trajetoria. Que essas almas recebam muita luz, para a caminhada em outro plano. Ana Lucia
7/26/2007 8:33:28 PM -
Eu estive no local deste acidente um dia depois, pois trabalho bem perto. É uma cema das mais triste que eu jà vi em toda minha vida; atè mandei um e-mail para Josè Serra perguntando onde encontra-se aquela pessoa que disse "relaxa e goza". Peço que DEUS ilumine todas aquelas PESSOAS que se foram e que dê muita força a seus FAMILIARES. E vamos esperar que sejà o fim destes acidentes.
7/26/2007 8:27:34 PM -
Muito linda a sua mensagem! Quanto ao desatre, sem comentário!!!! Aqui deixo essa mensagem. ANGÚSTIA Minha alma está sob o peso do sofrimento da humanidade. Sinto meu coração dilacerado pelas dores que martirizam milhões de criaturas neste momento. Senhor, se tua bondade não me sustentar, parece-me desfalecer de dor! Condivido: Com os enfermos, suas enfermidades; Com os mutilados, suas mutilações; Com os abandonados, seu isolamento, Com os feridos, suas sangueiras; Com os fracos, suas deficiências; Com os angustiados, suas aflições; Com os que não têm amor, suas angústias. Em mim vejo refletidas as chagas e as dores da humanidade. E não há palavras que exprimam minha tristeza profunda, que embebe o coração, dando-lhe ânsias de expandir-se em lágrimas! A todos o meu carinho, Waldete
7/26/2007 8:02:27 PM -
A alma, ou espírito, é imortal embora os ateus e materialistas não acreditem que haja vida após a morte. Mas a carne perece e todos nós morreremos em nossos corpos, um dia. Só não sabemos quando... Prestaremos conta de nossas vidas. O Apocalípse já chegou, sem citar nenhuma religião. Haja vista os absurdos que têm acontecido em nosso país e em todo o nosso planeta. Pensem! Vivemos mal, como se fôssemos viver aquí na terra para sempre. Todos nós, sem exceção.
7/26/2007 6:02:03 PM -
Boa noite! Que lindo e maravilhoso texto! Como será bom chegarmos, todos nós, a essa compreensão da vida! Parabéns, continuem com este trabalho de ajuda! Abraço a todos! Francisca
7/26/2007 4:59:02 PM -
Achei-o muito propício para o momento de dor das famílias, pois é a pura verdade, quem acabou ali no acidente foram os corpos das vítimas, mas em algum lugar do universo, o Espírito delas continua vivendo da melhor forma que Deus quiser. Que Deus dê a possibilidade das famílias aceitarem esta idéia, pois assim eles descansarão em paz. Acredito que a missão de cada um deles estava terminada naquele exato momento. Deus sabe o que faz, Ele sempre tem um propósito para cada ação e nós não podemos sequer questioná-Lo.
7/26/2007 4:40:19 PM -
Li seu texto hoje - 26.07.07 - passados já 10 dias do acidente e vejo com clareza o quanto é perecível nosso corpo físico e quanto é imperecível nossa alma ou como quer que ela se chame. Que Deus, em sua infinita bondade, acolha esses irmãos que partiram e dê às familias a paz e o consolo de que tanto necessitam. Obrigado pela delicadeza e respeito com que foi tratado um fato tão triste.
7/26/2007 4:09:06 PM -
A PAZ ESTEJA COM TODOS! FICO FORTALECIDO QUANDO SINTO A FORÇA DO UNIVERSO ATUANDO NAS PESSOAS, QUANDO ESTAS RECONHECEM QUE ELA EXISTE E VERDADEIRAMENTE É COLOCADA À NOSSA DISPOSIÇÃO SEMPRE QUE DELA QUEIRAMOS FAZER USO. NÃO PRECISAMOS COMPREENDÊ-LA, MAS ACEITÁ-LA. PORQUE ELA É, E BASTA. SEJAMOS, POIS, INSTRUMENTO DESSA FORÇA, QUE É LUZ, PAZ E AMOR, COMO O É ESSE FANTÁSTICO ARTICULISTA DE NOME HUMANO ACID. A PAZ ESTEJA SEMPRE CONVOSCO.
7/26/2007 2:34:21 PM -
Ao Grupo STUM: Mais uma vez muito obrigada pelo artigo tão esclarecedor de tamanha iluminação. Deus os abençôe e guarde, pelo bálsamo que tem espalhado aos corações sofridos e aqueles que, como eu estão ávidos de crescimento espiritual e necessitados de muito conforto. Maria Luiza L. R.Menezes ([email protected])
7/26/2007 1:21:08 PM -
Como DEUS é bom e inteligente. Enquanto os familiares choram os seus mortos estamos vivendo dias de glória com esse espetáculo que é o PAN. È o contraponto da vida, enquanto uns choram... outros se alegram. Será que está certo alguém se divertir em meio a tanta tragédia? Eu não sei responder, só sei que existe uma força superior que nos impulsiona para frente. Felicidades aos nossos atletas e o meu pranto sentido e sincero a todos aqueles que se foram de maneira tão trágica. Que Deus nos abençoe a todos e resignação para as familias que perderam seus entes queridos, se é que pode haver resignação, pois a dor continua...
7/26/2007 12:00:48 PM -
Só mesmo assim, lendo artigos como esse, a nossa alma consegue ficar um pouco mais tranquila diante de tanta indiferença, de tanta negligência por parte dos responsaveis destes País. Assim nossa alma consegue se tranquilizar pensando que eles não sofreram enquanto a gente aqui de fora sem nada poder fazer apenas ficavamos na expectativa de noticias. Rezei para que suas almas tivessem sidos tiradas do corpo antes do fogo. Que Deus os abenções e que eles estejam bem!!!!
7/26/2007 9:31:20 AM -
A tragédia do vôo da TAM realmente deixou-nos uma tristeza imensa, parece até que a cidade ficou triste, com uma energia negativa. Um acontecimento desse porte convida-nos ainda mais a refletirmos sobre a vida, a forma como a conduzimos, evidentemente, cada um segundo sua crença, seus valores. Podemos ver essa infelicidade sem tamanho como momento para comparações acerca do que é oferecido como bom viver atual, moderno, e o que realmente devemos ter ou entender como viver real e intensamente. Esse texto do STUM sobre o ocorrido vem auxiliar, iluminar e até nos ensinar como podemos interpretar e meditar, principalmente sobre nossas vidas. Muito boas mesmo as palavras do Somos Todos Um. Abraços
7/26/2007 7:01:44 AM -
QUE LINDO ESTE ARTIGO PARABENS; CONTINUEM SEMPRE A DAR FORCAS PARA AQUELES QUE PASSAM POR PROVAÇÕES; QUE ASSIM SEJA.
7/25/2007 5:57:16 PM -
Nada ocorre por acaso, deixem aos homens o poder de julgar os homens. Vidas nunca se acabam, se transformam. Oremos por aqueles que pensam que estão mortos, mesmo se vendo, mesmo lendo noticías sobre sua morte, pois é bastante confuso o momento de desencarne para quem não crer qua a vida é uma rápida passagem. Ninguem é menos ou mais culpado, o fato é que precisamos de desculpas para aceitar o que não entendemos. Deus é o primeiro a cumprir a lei de causa e efeito, por isso não interfere no que é pra ser. Tente se corrigir ao máxímo, pois isso abreviará nossa pertubação. O que estamos vendo ocorrerá com todos, mais cedo ou mais tarde será a nossa vez, não temais, pois assim é a lei. Fora da caridade não há salvação. Leia Kardec e creia em Cristo. A felicidade é auxiliar independente de quem seja e como esteja.
7/19/2007 11:40:22 PM -
Neste momento, somente podemos mentalizar energias positivas e luz para as vítimas do acidente e também para seus parentes e amigos. Que consigam entender o plano divino e que tenham a sorte de crer na continuidade da vida. Pois num momento como esse, não há nada mais que possa reconfortá-los. Luz e compaixão a todos. Que o Amor Divino os envolva e os fortaleça. José Rocha, [email protected]
7/19/2007 10:57:05 PM -
Na história, só um fato me lembra corpos queimando a 1000ºC, a loucura de Hitler. Estes irmãos que desencarnaram trouxeram de longe uma tristeza sem igual. Não conheço nenhum deles, mas é como se cada um fosse um amigo íntimo. Sinceramente, não consigo imaginar, para cada ente, palavras de alívio. Mães, filhos, irmãos, maridos, tios, primos, amigos, quanta dor. Rezemos com muita fé para que os que ficaram possam dar suporte de desprendimento aos que se foram. E peço à mídia, que pare de perguntar às pessoas o que elas estão sentindo. Muita luz e que os irmãos desencarnados possam ser recebidos por entes que possam explicar-lhes e ajudá-los a se desprender de coisas terrenas não resolvidas.
7/19/2007 4:15:38 PM -
Sobre o ocorrido com o acidente aéreo, podemos sentir em nosso coração o pesar de cada familiar das vítimas e pessoas envolvidas. Nos remetemos também, além da dor, para um quadro de descaso e insegurança para com os brasileiros que fazem uso do serviço aéreo neste país. Gasta-se tanto com gigantescos eventos e ostentação política e o que poderia ser direcionado para a segurança, a sáude e a educação, chega ao caos. Mas não é exatamente sobre isto que quero falar. Quero lembrar aos familiares das vítimas que somos uma alma dentro de um corpo. Alma que tem um caminho a trilhar. Alma que tem vida, onde quer que se encontre. A morte é uma passagem para um ouro estado de vida. Nada morre. A morte é a ponte para um outro nível de ser. Os fatos trágicos, os acidentes são acima de tudo casúlos dos futuros anjos de luz. Que possam ser amparados de volta à casa do Pai, que possamos lembrar neste momento das palavras de Jesus: Há muitas moradas na casa de meu Pai!
7/19/2007 4:10:24 PM -
Para os inconformados parentes de vítimas: orem, contribuam para fazê-los crer que foram poupados das grandes catástrofes que se avizinham... que acredito serem sim seres escolhidos.
7/19/2007 3:58:57 PM -
Amado Irmão: gostaria de lhe sugerir a troca da palavra EU no texto super eficaz para o trágico momento pela palavra SER. Pois o Eu lembra ego, individualidade, coisa que não existe no Eterno Absoluto, no Vazio Iluminador, nenhum Eu e sim o SER, este é pleno e deliciosamente Divino.
7/19/2007 12:49:46 PM -
É uma dor que todos nós sentimos, independente de ter tido alguém naquele avião, mas mais uma vez me convenço que devemos ser bons com os nossos queridos agora, não sabemos quando vamos partir. Devemos viver nossa vida hoje, dizer às pessoas o quanto gostamos delas, pedir desculpas, ligar para aquele alguém especial e dizer o quanto o amamos, não devemos deixar para amanhã, ou algum dia..... talvez isso nem chegue............ Quando sairmos de casa devemos dar um beijo em nossas mães, dizer uma palavra de carinho, isso é tão pouco, mas a gente nunca sabe se não será a última vez.......... Quando Deus chama, ninguém, ninguém pode pedir que ele espere.
7/19/2007 11:32:00 AM -
Saúde/Paz e... luz! O seu texto é um linimento aos parentes das vítimas! Parabens! Veja um poema meu aos desditosos: LÁGRIMAS Mamãe, não chore por mim! Não lamente nem fique triste, A morte da vida não é o fim, Pra mim, ela, eterna... Existe!
Sou mais feliz do que vocês Em minha atual existência, Por aí, só vivi por uma vez, Aqui... Existo em consistência!
A cada lágrima derramada Dos seus olhos maternais, Minha’alma... Enciumada! Fica penando pelos portais.
Portais agora nos separando Da matéria que você conduz, Quando dela for se livrando, Viveremos juntos... Na luz!
Para mim, foi feito o possível, O impossível só Deus poderia, Perdi você, meu amigo incrível! Mas... Ganhei por mãe: Maria!
7/19/2007 10:28:43 AM -
Quando chega a hora da gente ir embora, não importa o meio que vamos, é a hora da partida, pra o outro lado da vida... Assim a vida continua por aqui... Muita luz e amor para todos... Que Deus ilumine a todos...
7/19/2007 9:38:10 AM -
Bom dia! Texto coerente na hora exata! Muita luz e paz a todos. Obrigada.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.