Incrível, como o tempo passa. Já faz um ano que Eraldo (meu marido e meu mestre), se foi. Posso dizer que tive o privilégio de conviver com um ser humano maravilhoso que respirava amor ao cuidar das pessoas, que se emocionava e sentia a mesma dor daqueles que o procuravam. Quero agradecer a todas as manifestações de apoio e de carinho para com o Eraldo e para comigo. Que Deus abençoe a todos e um abraço no coração de cada um.
Outro dia recebi um e-mail de uma amiga que dizia:
Quando observamos da praia, um veleiro afastar-se da costa, navegando mar adentro, impulsionado pela força dos ventos, ele nos parece cada vez menor. De repente só podemos contemplar um pequeno ponto branco onde o mar e o céu se encontram. Quem observa o veleiro sumir no horizonte certamente exclamará ¨já se foi¨. Terá sumido? Evaporado?
Não certamente. Apenas o perdemos de vista. O barco continua do mesmo tamanho e com a mesma capacidade que tinha quando estava próximo de nós. Continua tão capaz quanto antes de levar ao porto de destino as cargas recebidas. O veleiro não evaporou, apenas não o podemos mais ver.
Mas ele continua o mesmo. Talvez, no exato instante em que alguém diz ¨se foi¨, haverá outras vozes, mais além, afirmar: ¨lá vem o veleiro¨. Assim é a morte. Quando o veleiro parte, levando a preciosa carga de um amor que nos foi caro, e o vemos sumir na linha que separa o visível do invisível dizemos ¨já se foi¨.
O ser que amamos continua o mesmo. Sua capacidade mental não se perdeu, suas conquistas seguem intactas, da mesma forma que quando estava ao nosso lado. Conserva o mesmo afeto que nutria por nós.
Nada se perde, a não ser o corpo físico de que não mais necessita no outro lado. E é assim que,no mesmo instante em que dizemos ¨já se foi¨, no mais além, outro alguém dirá feliz ¨já está chegando¨.
Chegou ao destino levando consigo as aquisições feitas durante a viagem terrena. A vida jamais se interrompe nem oferece mudanças espetaculares, pois a natureza não dá saltos.
Cada um leva sua carga de vícios e virtudes, de afetos e desafetos, até que resolve por desfazer-se do que julgar desnecessário.
A vida é feita de chegadas e partidas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida para outros é a chegada.
Um dia partimos do mundo espiritual na direção do mundo físico; noutro partimos daqui para o espiritual, num constante ir e vir, como viajantes da imortalidade que somos todos nós.
Hoje recebi um presente do plano espiritual no grupo em que freqüento. Um recado que Eraldo está num lugar maravilhoso, florido, porque era uma pessoa boa, e está agradecido por todos que oraram e oram por ele.
Obrigado. Muita luz e paz.
Clô Manfredi 16.08.2007
Publicado em:
Consulte grátis
-- Veja os comentários da época
9/24/2009 2:21:29 PM -
Adoro esse texto. Simplesmente lindo :) Inclusive, cheguei a postá-lo em meu blog (citei esse blog como fonte, pois foi aqui que o vi primeiro). Também o enviei para duas amigas que perderam os pais nesse ano.
7/22/2009 10:38:52 PM -
Oração de Santo Agostinho A morte não é nada. Apenas passei ao outro mundo. Eu sou eu. Tu és tu. O que fomos um para o outro ainda o somos. Dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou. Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra. Fonte: www.sitedossantos.hpg.ig.com.br A vida continua significando o que significou: continua sendo o que era. O cordão de união não se quebrou. Porque eu estaria fora de teus pensamentos, apenas porque estou fora de tua vista? Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho. Já verás, tudo está bem. Redescobrirás o meu coração, e nele redescobrirás a ternura mais pura. Seca tuas lágrimas e, se me amas, não chores mais.
10/24/2007 11:00:10 AM -
Fiquei muito feliz quando deparei com Chegadas e Partidas sem qualquer pretensão, mas acredito que tenha sido eu quem a enviou. Se não foi, alguem pensou igual a mim, pois somos seres humanos que temos a mesma capacidade de inteligência. Deus nos dá tudo aquilo que precisamos, basta colocá-la em prática. Que Jesus te ilumine e a essa pessoa maravilhosa que se foi, (não foi) pois está junto a nós, nos inspirando, ensinando a nos amarmos os nossos semelhantes. Beijos a toda a Equipe.
10/7/2007 2:29:47 PM -
A vida é feita de chegadas e partidas. De idas e vindas. Assim, o que para uns parece ser a partida para outros é a chegada. Simplesmente maravilhoso. Amei. Abre caminhos para pensar...
9/10/2007 4:26:37 AM -
Lindo e iluminado texto! Que Deus permita que você, Eraldo, continue ajudando e iluminando sempre no mundo espiritual assim como ajudou e iluminou na Terra!!
9/1/2007 9:08:57 AM -
Simplesmente maravilhoso! Enviarei neste momente pra alguém que só precisa ler isto e entender que a vida segue... Amplexo!!
8/30/2007 10:05:30 PM -
Desejo participar da comunidade Somos todos um de Fortaleza, pois é a mais próxima da minha cidade. GRANDE ABRAÇO
8/30/2007 9:53:52 PM -
Amei esse comentário, só tenho a agradecer a vocês por esse site maravilhoso. Beijos no corção.
8/30/2007 11:48:38 AM -
Vamos e voltamos... Graças a Deus por essa compreensão. Tou aqui com minha mãe, vivendo o que chamo o início do fim nessa jornada. Apliquei o Reiki nela e venho ler o Somos todos Um, que eu não abrira mais, nesses dias. Encontro exatamente o conforto que precisava ouvir. Gratidão pelo amor, perdão e luz, Um abraço de paz.
8/27/2007 12:05:29 PM -
Linda mensagem a todos, um conforto no coração de muitos que estão passando, e que vão passar, pois estamos no mesmo barco, e vamos para o mesmo destino, embora cada um leve a sua bagagem, com flores e espinhos... Que o nosso amigo seja um grande exemplo de flores a todos nós, para que nesta embarcação curta ou longa serviremos de jardim para aqueles que vierem a visitar... Muita luz e amor, Lila
8/24/2007 8:57:50 PM -
Li tua mensagem, ela chegou no momento certo. Gostei muito, ao lê-la me senti confortada. Obrigada e um abraço.
8/24/2007 7:57:48 PM -
Querida Clo, que bom podermos perpetuar esta sensação de amizade que o querido Eraldo nos transmitiu, e percebermos que, apesar de sermos tantos orfãos, continuamos irmãos na mesma estrada. Abraços fortes a todos, Ana Maria
8/23/2007 7:44:04 PM -
Entre idas e vindas, muitos foram os que passaram por minha vida. Muitos se foram para o descanso com o Pai Eterno, outros desviaram-se por entre as estradas da vida. Muitos me são caros e preciosos, me ensinaram muitas coisas. Alimentaram a minha alma e tudo o que sou hoje. Sinto saudades, muitas das saudades até chegam a doer no peito. Somente ficam as vivências que nos alimentam e nos impulsionam para frente. Saudade do Amor e do carinho que pessoas deixaram, do olhar, do sorriso, das palavras e da beleza do ser humano. Que Deus lhes dê a paz para que possam de onde estiverem nos proteger.
8/23/2007 7:05:39 PM -
Clo, o meu marido desencarnou em 13 de Maio passado e tem sido muito difícil lidar com essa saudade que dói. Mas lendo a carta de sua amiga me sinto mais confortada e acredito, sim, que o fio nao foi cortado, ele apenas está fora de nossas vistas. Grande beijo. Luciana
8/23/2007 9:30:51 AM -
Olá Cló, Me emocionei muito ao ver uma homenagem tão especial a Eraldo, porque ele fez parte da minha cura, moro aqui no Espirito Santo e vim do Rio faz quatorze anos e no ano 2005 fiz um tratamento de cura através do telefone e logo depois fiquei sabendo que ele não se encontrava mais junto a nós através de Carmem, mas a gente não quer acreditar e hoje recebi no e-mail uma homenagem a Eraldo e a confirmação de sua passagem. Fico feliz de saber que fiz parte do seu universo de amor e cura e hoje, graças a Deus, estou curada e muito feliz e só tenho a agradecer a Deus por ele colocar em minha vida pessoas tão especiais como vocês. Um abraço fraterno. Sueli
8/23/2007 7:02:29 AM -
MARAVILHOSO O TEXTO. COMO É BOM, E NOS DÁ ALEGRIA E FELICIDADE, E CERTEZA SABER QUE NÃO ESTAMOS SÓZINHOS, NESTE PLANETA MARAVILHOSO E AZUL. POIS TEMOS IRMÃOS NO SENTIDO EXATO, COM OS MESMOS PENSAMENTOS E VIBRAÇOES VERDADEIROS IRMÃOS FRATERNOS. COSTUMO DIZER..... A PARTIDA É CERTA, E O REENCONTRO É DIVINO POIS SABEMOS QUE DE ALGUMA MANEIRA SEMPRE ESTAREMOS JUNTOS NAS PARTIDAS E CHEGADAS. COMO SABEMOS O AMOR É ETERNO E INVENSÍVEL ABRAÇOS FRATERNOS. TELMA
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.