Menu

A Fé e a Esperança!

Atualizado dia 2/6/2017 6:37:14 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Já dissemos em texto anterior que Fé é a crença que vai além dos fatos. Convicção interior que vai além de fatos ou comprovações para sua existência. Esperança é a expectativa que se tem de que ocorra, que aconteça algo. A fé é a primeira das três virtudes teologais, a esperança é a segunda delas. A terceira é a caridade.
Numa linguagem diferente, pode-se dizer que elas são primas-irmãs. Uma não brilha sem a presença da outra. Falaremos aqui da Fé e da Esperança, a Caridade é uma condição que na existência das duas primeiras se manifesta fechando a trilogia.
Quantos desatinos e vidas sem rumo presenciamos quando elas faltam nos corações das pessoas. O que muitos chamam de “desapego de valores antiquados” é apenas um não terem forças para cultivarem a esperança de tempos melhores. Um viver afoitamente os momentos sem ponderarem as consequências dos próprios atos.
Muitos desses desatinos trazem consigo prazeres momentâneos que criam uma aparência de felicidade e bem viver. Apenas aparência, pois momentos depois, os vazios interiores se manifestam novamente, forçando novos desatinos e assim sucessivamente.
Acreditar nas promessas de sucesso e riqueza que preenchem os espaços midiáticos e que atuam gerando necessidades que cobram atendimento imediato, e que não acontece é iludir-se e, portanto, viver novos vazios carregados de decepções e frustrações. A capacidade de esperar por algo traz consigo o exercício da paciência, virtude que também esta em desuso nesses tempos modernos.
Há pouco tempo disse a uma cliente que o que ela estava vivendo era também um teste para sua Fé, que sempre disse ter. Ela se surpreendeu quando se deu conta que são nos momentos difíceis e de provações que a pessoa mostra se tem mesmo a fé que dizia ter. É frente a obstáculos que se identifica quem confia que irá superá-los e quem só dizia que a possuía. Até então para ela era algo comum e rotineiro, como se só falar fosse suficiente.
É comum escutarmos que “o povo tem memória curta!”. É um fato. Mas devemos nos lembrar de que, primeiro, o povo somos nos mesmos, eu mais você, mais ele, mais ela e assim por diante. Segundo, com certeza todos já vivemos situações de grandes dificuldades e as superamos, nos encontrando hoje vivos e saudáveis. Dessa forma, quando nos lembramos dessas passagens ganhamos novas forças para viver o hoje com seus problemas, seus obstáculos, seus desafios.
Quem tem a fé atuante dentro de si tem também a esperança acesa e vitalizada, intensificando as energias que nos impulsionam para frente e para cima. Os desânimos são afastados com vigor.
Dentro do estado de esperança, existem várias atividades interiores a atuar. Já citamos a paciência e devemos também nos lembrar de que, com a esperança está também a ação, o não ficar de braços cruzados quando muitos estão afirmando ser perda de tempo e esforço.
Quando a fé e a esperança deixam de ser cuidadas, inicialmente o desânimo, que logo depois é substituído pelo desencanto e em seguida este dá lugar ao estado depressivo, onde a apatia se fixa e vai ganhando volume até a perda total da vontade de viver.
Muitos que dizem terem perdido as esperanças de suas vidas não observaram ou o que estavam almejando, o que já se saberia ser inviável, ou poderiam sim ter conquistado, porém, não se movimentaram para isso, esperando que caísse aos seus pés.
Fé, estado de crença propulsora que alimenta a Esperança de se superar obstáculos e se atingir os picos propostos, por mais altos que sejam!
A Fé é uma Luz interior que está sempre acesa, muitos acham que não. Acreditam estar apagada. Porém, a falta de luminosidade está nas “poeiras” que deixam essa Fonte opaca ou quase sumida. Uma “faxina” interior, jogando fora todas as impurezas do pensamento e do coração farão com que essa Luz volte a ser notada.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa