Menu

A negação das emoções!

Atualizado dia 11/2/2014 4:13:44 PM em Almas Gêmeas
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Já falamos que sentimento é algo abstrato e que as emoções são a corporificação dos sentimentos, ou seja, é através delas que os sentimentos tomam forma. A palavra emoção deriva do latim emovere, onde o e- (variante de ex-) significa “fora” e movere significa movimento, portanto, ao se falar de emoções está-se referindo ao movimento para fora do que se sente, do que está dentro de si.
Desde os primeiros momentos de vida, a criança recebe a mensagem de que deve negar suas emoções. Ela chora e imediatamente sua mãe diz “não chore, não chore.” Conforme cresce, o aprendizado da negação continua. “Engole esse choro já”; “Você não deve ter raiva de ninguém”; “Nunca mais diga isso”, quando a criança expressa, por exemplo, seu rancor pelo irmãozinho que quebrou seu brinquedo. Dizer então que deseja o mal de outro nem pensar, além da proibição junto vem a punição. Depois ainda completam: “Você mereceu o castigo.”
Até hoje, pleno século XXI o reprimir as emoções é cultivado, inclusive com o apoio dos meios científicos e intelectuais, que deveriam, ou melhor, que têm a obrigação de entender esse processo. Negar não gera o deixar de existir.

As emoções existem e ponto! Elas surgem sem nenhum controle ou comando e a tentativa de impedi-las de se manifestar, aí sim, gera graves consequências. É preciso “por para fora”; “movimentar para fora”. É aqui, exatamente nesse ponto que se pode atuar. Em vez da repressão e afirmação insistente de que não se pode ter emoções negativas, a forma de manifestar essas emoções é que deve ser ensinada, trabalhada. É preciso aprender a canalizar construtivamente as emoções!
Não há comando consciente do sentir, mas há a consciência da manifestação do sentir. As emoções surgem conforme se recebe estímulos, desafiando então o famoso jargão “conheça-se a si mesmo”. Muitas vezes as emoções manifestas não estão expressando os verdadeiros sentimentos que estão dando origem a essas emoções. Por exemplo: grande parte de manifestações de raiva estão escondendo sentimentos de insegurança, ameaça, medo.
Questionada porque foi tão agressiva com seu marido a ponto de atacá-lo fisicamente, ela declarou ter se sentido muito ameaçada quando ele lhe disse que precisariam ter uma conversa muito séria. Achou que ele iria lhe comunicar o desejo de separar-se. Após acalmado os ânimos, ela soube que o assunto era o venderem o apartamento para comprarem uma casa.
O constante estado de insegurança de uma pessoa alimenta temores incalculáveis e qualquer situação pode desencadear reações geradas por emoções despropositadas.
Em terapia, há um tempo dedicado ao exercício da identificação das verdadeiras motivações das emoções manifestadas. O identificar o que de fato se esta sentindo frente às situações que se está vivendo.
Quando isso começa a acontecer, o autojulgamento diminui, ocorre uma maior compreensão do que se está sentindo e torna-se possível o administrar a manifestação dessas emoções. Pode-se dizer: “Minha vontade é torcer seu pescoço”. Vejam, esta expressando o que sente, não esta fazendo o que surgiu intensamente dentro de si. Em Inteligência Emocional isso faz parte da autogestão: o como se lidam com as emoções, principalmente as negativas.
Dedicar a atenção ao ensinar as crianças a manifestarem suas emoções, quaisquer que sejam irá garantir um mundo muito melhor quando isso se expandir e eles se tornarem adultos. Negar as emoções é uma atitude infantil e inútil.
Desligar-se dos conceitos de erro e pecado ajudam muito a descobrir seus verdadeiros sentimentos e suas manifestações: as emoções!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa