Menu

A opção por ser mãe no mundo atual

Atualizado dia 9/10/2021 1:44:19 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A opção por ser mãe e a psicanálise
Por Roberto Dantas
[email protected]


O lugar da mulher no mundo ao longo do tempo vem mudando. Hoje, ela pode, além de mãe, escolher outras posições sociais, mas é interessante pensar porque algumas mulheres querem ser mães e outras, não.

Primeiro, não podemos ver o desejo manifestado como a verdade absoluta (mesmo os nossos), pois sabemos que existem muitas estratégias do nosso aparelho psíquico que impedem que sejamos "autônomos" em nossas escolhas. Atrás de toda atitude ou desejo manifesto existe um "desejo profundo" que muitas vezes está camuflado em justificativas estapafúrdias do dia-a-dia, e por isso vivemos nem sempre conscientes de nosso real Ser.

Apesar de desejar ser boa mãe, boa esposa, também conflituosamente estão outros desejos: o de ser independente, realização profissional, sucesso econômico e outros que sempre são desejos que satisfazem necessidades profundas diversas de nosso psiquismo.

Atrás da "cobrança" que a sociedade faz, do papel da mulher como mãe, existe um desejo que, se não for conhecido no seu profundo, faz com que a mulher viva em contínuo conflito interno. Como exemplo podemos pensar naquela mulher que quer ser mãe, mas quando consegue concretizar esse sonho sente-se mal, pois sente que a vida de mãe não é tão boa como pensava. No fundo ela não queria isso. Há casos em que a mulher vivencia a depressão nos primeiros meses pós-parto, e casos em que isso se estende até anos seguidos, acompanhados de profundos sentimentos de culpa por desejar não ter tido aquele filho. Além disso, pode aparecer intenso desconforto interno manifestado externamente em raiva que a pessoa descarrega nos familiares mais próximos, por via de pequenos fatos aparentemente insignificantes e que "disparam" essa cólera.

Isso mostra porque precisamos entender o profundo de nossos desejos e diferenciar o que é "desejo nosso" e o que é "desejo do outro", dentro de nós mesmos... Muitas vezes agimos em função de pressão social, pressão e influência consciente ou inconsciente dos familiares, e outras vezes para satisfazer desejos "que não podem ser revelados", ou seja, desejos do nosso inconsciente que são camuflados e mascarados para que possam ser externados socialmente.

Assim, pensa-se que quer uma coisa por tal motivo, mas às vezes descobre-se na análise que não era nada daquilo.

Mas isso não é tão simples como possa parecer. No caso da mulher e seu desejo na sociedade atual, precisamos entender o significado da feminilidade para ela. Entender o significado pessoal e profundo da maternidade para si. O que é ser mãe pra ela, o que é ser mulher, quais seus desejos pessoais dentro disso? Buscar isso na sua história familiar, nas suas lembranças da infância e no seu comportamento e modo de pensar em suas relações atuais.

Antes de ser mãe ou optar por não ser, é importante um trabalho de autoconhecimento profundo para entender as reais motivações dessa escolha, e assim poder fazer a opção com mais consciência e clareza quanto aos motivos. Este processo possibilita não comprometer tanto o novo Ser que surge nessa maternidade, como a própria posição da mãe, como indivíduo daí em diante.

A Psicanálise oferece possibilidades importantes para o autoconhecimento, levando a melhor qualidade de vida aos relacionamentos com as outras pessoas, mas principalmente consigo mesmo.
 

Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa