Menu

A Vida sob Pressão

Atualizado dia 8/2/2017 9:23:15 AM em Almas Gêmeas
por Irlei Wiesel


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Rabino Abraham Twerski usa o exemplo da lagosta para explicar a importância da reação. Ele diz: a lagosta é um animal mole, que vive dentro de uma concha rígida e essa casca grossa não se expande.
Bem, como a lagosta pode crescer? À medida que a lagosta cresce, esta concha fica muito apertada. A lagosta se sente sob pressão. É desconfortável. Então, ela vai debaixo das pedras para se proteger dos predadores, liberta-se da casca e produz uma nova. E de novo quando ela crescer, essa casca ficará apertada. E ela volta para debaixo das pedras. A lagosta repete isso algumas vezes. O estímulo para que a lagosta possa crescer é que ela se sente desconfortável. Se as lagostas tivessem médicos, elas nunca cresceriam.

Por que assim que ela se sentisse desconfortável, o médico daria Valium, ou outro remédio, e ficaria “tudo bem”. Ela nunca sairia da concha. O que temos que perceber é que tempos de estresse também são momentos que sinalizam o crescimento e, se usarmos a adversidade corretamente, pode-se crescer através dela.
A pressão que a lagosta sofre e a forma como ela utiliza o sofrimento para alavancar seu crescimento é de fato uma rica aprendizagem.
Lembro-me da minha infância e da importância fundamental da forma como a minha mãe reagia às dificuldades. Ela sabia o quanto, determinadas situações, eram quase desumanas para uma criança, mas ela sorria e nos impulsionava para frente. A naturalidade com que ela tratava o caos fazia com que eu e meus irmãos enfrentássemos tudo, brincando. Nós não tínhamos ideia que estava difícil, era aquilo e pronto.

Permitam-me dar um exemplo. Nós morávamos a 3 km da escola e fazíamos o trajeto a pé. Para chegar a tempo da aula, saíamos de casa no escuro. Era muito difícil ir à escola nos dias gelados de inverno. Mas a mãe com muita sensibilidade e amor, agasalhava os quatro filhos para que fizessem o trajeto com altivez e autoestima elevadíssima. Lembro que eu me sentia o máximo!

A mãe fazia com que nos sentíssemos acima da média. Ela dizia que éramos fortes, inteligentes, saudáveis, capazes, enfrentadores e, acima de tudo, especiais, afinal dizia:

- Quebrar gelo na estrada é para poucos.

Quando comentava que minhas extremidades haviam gelado no caminho para escola, ela sorria me abraçava e expressava orgulho pela filha forte que havia gerado. De forma alguma sentia pena, mas sim gratidão pela vida e pela oportunidade de poder oferecer aos filhos o estudo. Ela entendia que através do estudo os quatro filhos encontrariam a missão da alma.

Com quatro aninhos, iniciei a aprendizagem na arte do enfrentamento. Eu ia até o limite e queria mais. Queria contar as mazelas vividas pra mãe e receber dela aquele olhar! Aquele em que expressava amor e orgulho por mim.

Abrir caminho para vida na geada e na neve, e por vezes no calor acima de 35 graus, mantendo a cabeça erguida, o peito pra frente e uma gratidão imensa me fortalece até hoje.

Recebi uma dádiva. Minha mãe é uma dádiva na minha vida. Ela hoje com 80 anos, ainda nos abraça e nos encanta com aquele olhar, aquele em que ela expressa amor e orgulho. A cada passo, cada queda, cada lágrima, cada conquista, cada dificuldade ela diz:

- Respire fundo, sorria e afirme com toda certeza do mundo: só isso? Isso não é nada! Vou enfrentar!

Assim sou eu, um tanto lagosta. Reconheço quando a pressão está se agigantando, mas aí acesso imediatamente minha criança interior, e com ela traço estratégias inteligentes para enfrentar o impossível.

Aprendi com minha mãe que o impossível está na nossa mente, o que significa que não é a realidade. A realidade pode trabalhar a nosso favor, basta não se sentir um derrotado e sim um orgulhoso de si mesmo.

www.irleiwiesel.com.br

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 233


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irlei Wiesel   
www.irleiwiesel.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa