Menu

A visão transpessoal do processo evolutivo

Atualizado dia 9/10/2021 1:34:21 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos seres em evolução, imortais do ponto de vista do espírito e conduzidos pela espiral evolutiva da existência. A teoria transpessoal entende que a vida é atemporal, ou seja, tempo e espaço são ilusões. O conceito de vida é o significado cíclico do universo onde tudo tem que "atuar e descansar", assim como tudo e todos. A transpessoal leva em consideração alguns elementos como o conceito de vida, baseado na experiência da consciência e nos estados de consciência, entendendo que os EAC fazem parte de nossa vida diária e cotidiana e são parte de nossa vida psíquica e espiritual pois é através deles que interagimos com as várias dimensões do Todo. O conceito de unidade, onde entende-se que temos um ponto em que ancoramos nosso Ser, onde nos conectamos com nossas várias experiências no universo é por onde buscamos integrar o Ser na terapia, pois ali se encontra o equilíbrio entre os conflitos.

Na dinâmica da vida e da consciência a vida começa antes do nascimento e continua depois da morte. Nossas entidades mental e espiritual são passíveis de se desligarem do corpo físico quando precisam recuperar suas energias e continuarem o processo evolutivo. Nossa individualidade é totalmente integrada entre nossos vários corpos e formam uma unidade com a vida Cósmica da qual somos parte e célula.

Os conflitos que nos chegam ao consultório são sempre dispersão da consciência manifestada em fobias, sentimentos negativos, depressão, síndrome do pânico, disfunção sexual, dentre vários outros sintomas e sempre revelam-se como reações do Ser aos conflitos interiores.

O foco da terapia transpessoal é buscar os recursos interiores do paciente através da integração do seu Ser ao seu eixo evolutivo na existência. Todos temos um manancial de recursos interiores onde através de EAC, estados alterados de consciência, podemos acessá-los e através do trabalho terapêutico abrir espaços ou potencializar tais ou quais níveis específicos para determinados objetivos.

Quando um conflito se dá num nível da consciência, nem sempre é necessário ou praticável intensificá-lo; muitas vezes, o acesso a um nível mais assertivo é mais produtivo terapeuticamente para aquele foco naquele paciente.

É preciso entender a mitologia pessoal do paciente, mas mais eficaz é a vivência, pois move-se a consciência através do movimento emocional, coração e mente para acessar a consciência, o plano astral e o próprio plano espiritual.

Não se busca elocubrações ou explicações teóricas mirabolantes sobre os conflitos que o paciente nos traz na terapia, pois não se acredita no resultado terapêutico 100 por cento eficaz no nível mental. As buscas na terapia são sempre focadas no sofrimento trazido pelo paciente, tendo em vista seus sintomas e a cessação destes, porém a abordagem se dá em nível profundo, para atingirmos as causas primeiras.

O EGO é incapaz de modificar os conteúdos internos pois não tem acesso a eles e muitas vezes bloqueia ele mesmo este acesso profundo ao sub e ao inconsciente. Na terapia transpessoal busca-se a integração da Unidade do Ser, no alívio do sofrimento no mundo presente, através do reencontro com seu eixo na espiral evolutiva do Universo.

É um processo terapêutico como foco de trabalho mas que favorece o autoconhecimento, a busca e a interação com a própria espiritualidade.
Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa