auravide auravide

Agradecer as dificuldades!


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pessoa simples e que teve poucas oportunidades para estudar, trabalhando desde muito jovem (onze anos de idade) para ajudar no sustento da casa, hoje é uma senhora bem-sucedida no comércio, possuindo algumas lojas de vendas a varejo.
Reunião entre amigos e conhecidos, eram umas seis pessoas, conversas das mais variadas até que alguém se queixou de sua situação, reclamando que não tinha sossego, era sempre um problema atrás do outro. Outra pessoa dirigiu-se a essa senhora e dizendo que ela deveria ter “um monte” de problemas, pois com várias lojas e empregados, impostos, etc., dores de cabeça não deveriam faltar.
A surpresa foi grande quando com muita humildade e simpatia ela disse não ver as coisas da mesma forma como estava sendo colocado. Ao contrário, às queixas e reclamações, ela se sentia muito útil e realizada ao se deparar com os desafios diários que seus negócios lhe propiciavam. Disse que a única situação que a atemorizava era no que diz respeito à perda de saúde. Completou: “Adoecer me assusta”.
Ainda questionada fez um breve relato de sua vida. Nascida em família muito pobre e precisando trabalhar muito cedo para ajudar na casa, disse que um dia, exausta do trabalho entregou para sua mãe seu pequeno salário e se surpreendeu com sua própria alegria ao ver o contentamento da mãe, pois aquela aparente pequena quantia era o muito que faltava para que fosse saldada importante dívida.
Disse que foi nesse exato momento que aprendeu a não se importar com o tamanho dos esforços feitos, pois eles conduziam a resultados. Com o tempo, foi também aprendendo que nem todos os resultados eram como os esperados, mas eram reais. Descobriu que muitas vezes não traziam grandes benefícios, porém impediam grandes males.
Ao escutar esse relato de vida lembrei-me de uma pessoa muito querida que sempre dizia para agradecermos nossas dificuldades, pois eram elas que nos davam condições de nos superarmos.
Muitas situações geram prazeres em nossas vidas, mas os de maiores intensidades advêm dos resultados de superações, soluções dos chamados problemas, enfim, do superarmos obstáculos. É a vitória sendo vivida intensamente.
Para que essa postura exista é necessário além da visão otimista de vida. Compreensão, aceitação, resignação e paciência, determinação e persistência são algumas das características que necessitam ser exercitadas, assim como o afastamento do pessimismo, do negativismo.
O “eu não consigo”; “Não sou capaz disso”; “Isso é para quem tem sangue de barata nas veias” e muitas outras colocações semelhantes apenas servem para manter essas pessoas paralisadas e justificar o não fazer, o não ir à luta.
Algumas pessoas têm maiores facilidades para algo do que outras, isso não transforma essas segundas em incompetentes. Lembro-me de uma frase que me ajuda muito: “Não existe o não consigo, existe apenas o preciso de um pouco mais de tempo que outros”.
Recentemente um cliente organizacional se queixava de “suas burradas”, termos usados por ele mesmo. Ao ser questionado sobre o que havia aprendido com as “cabeçadas” que tinha dado, fez um relato tão maduro e consciente do que é administrar uma empresa e seu patrimônio que surpreenderia um examinador de pós-graduação no assunto. Seus erros foram as condições para sua aprendizagem e as consequências dessa aprendizagem eram a responsabilidade sobre seus próprios atos. Ele mesmo concluiu: “Você tem razão, não fossem essas consequências, eu estaria fazendo tudo como antes”.
As dificuldades nos forçam a olharmos cada passo, cada decisão e suas consequências. Isso é aprender, é amadurecer. É principalmente ganhar experiência de vida, o que prepara o ser humano para responsabilidades ainda maiores.
Essa pessoa querida um dia me disse: “Não fale mal de fulano pelas suas ações. Ele está lhe dando a oportunidade para você melhorar". Só quem pratica isso sabe o quanto isso é real!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa