Menu

AMIZADE É TER CAPACIDADE DE RECONHECER VOCÊ NO OUTRO.

Atualizado dia 5/2/2006 12:36:48 AM em Almas Gêmeas
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A missão de quem ama não é evitar a dor ou acabar com ela, mas de reforçar o ombro dos que devem carregar a cruz."
Neylon Tonin


Ser amigo é ter a capacidade de reconhecer a existência de alguém que, como você, é mais do que apenas matéria; que tem sentimentos e outra experiência de vida. Estar com ele sem ser ele, perceber como ele percebe. É ter algo mais profundo do que aquilo que chamamos de afeição humana: "é ter compaixão". É como pedir emprestados os olhos do outro e olhar o mundo através deles, sentindo, pensando e percebendo como ele. É compartilhar, é comungar do sentimento alheio e não se confundir com ele.

Esse sentimento genuíno, que não é afetado pela situação financeira, poder ou posição do indivíduo, é o que chamamos de amizade verdadeira, um sentimento de afeto que reflete a imagem do outro sem criá-la à sua semelhança. São amizades que se baseiam no verdadeiro sentimento humano, um sentimento de proximidade no qual há uma noção de compartilhamento e sintonia.

Com afeição humana, com compaixão, penetra na alma do outro e percebe seus segredos, verdades, desejos e medos, expressando com gestos de carinho e solidariedade, a mesma medida de paz mental e felicidade que deseja para si e para o outro também. Para ele a amizade é um valor absoluto, inquestionável, que contribui para melhorar o mundo e suavizar a vida em meio aos conflitos e contradições. Acredita que "um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o encontrou, descobriu um grande tesouro". Busca a felicidade como objetivo de vida, mas se lembra de oferecer também para quem está sem esperança, auxiliando-o a encontrar motivação para continuar vivendo. Conversa sem querer convencer o outro, somente usando seu próprio ponto de vista, para tentar compreender o ponto de vista do outro, com coragem de olhar o mundo sob as referências dele, para assim tentar compreendê-lo.

Esse ser humano conhece a única verdade que pode tornar-se o alicerce de qualquer relacionamento humano profundo. Conhece um dos sentimentos mais nobres que existem, porque possui generosidade, carinho, ternura, respeito e compreensão para ajudar. É uma pessoa por quem a gente torce e vibra, com quem não temos censura e nem medo de ser por ele conhecido a fundo. Quem dera todos os homens descobrissem o valor da amizade! A vida se tornaria melhor porque sentiriam a felicidade de contar incondicionalmente com alguém.

Isto é ser amigo:

"É aquele pra quem nós dizemos:
Em vez de cultivar tristeza ou dor
centrado em mim, prefiro celebrar
o vento, a luz do sol, a luz do luar,
o belo que há na música e na cor;
em vez de alimentar desesperança
pretendo semear útil semente,
que se transforme em planta
e que alimente
a alegria de velhos... de crianças...
Se minha sementinha não brotar
ou, se brotar e a planta não vingar
ou, se vingar e não der nenhum botão,
e, sem botão, nem fruto, eu semearei.
Se alguém disser que eu nada fiz, direi:
- Nada fiz? mas... valeu minha intenção?"

Autor desconhecido

Em homenagem e agradecimento a um grande amigo.


VERA GODOY



Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 41


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa