Menu

Amor ou amor tóxico?

Atualizado dia 5/13/2015 2:41:43 PM em Almas Gêmeas
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

A energia encontra-se no micro e no macro-organismo que compõem as estruturas responsáveis pela vida no planeta Terra. Neste contexto vital, o ser humano é uma verdadeira usina de energia, cujo funcionamento independe de sua vontade. No fluxo existencial somos programados para que o nosso organismo mantenha-se dinâmico, irrigado por energias sutis como o amor e por energias não tão sutis mas imprescindíveis como o oxigênio e o sangue.

No entanto, a energia que move o crescimento humano é o amor. Na falta dela, sobrevivemos apenas ou carregamos um pesado fardo, repleto de desencontros, decepções, traumas, insatisfações e inseguranças.
Na busca pelo amor que faltou no passado, envolvemo-nos em relacionamentos amorosos com a expectativa de sermos amados, ou seja, aceitos, acolhidos, desejados e felizes. Ou nos envolvemos em relacionamentos pelos quais não direcionamos um foco consciente, apenas nos relacionamos com o objetivo de obtermos gratificações que supram um mínimo de nossa demanda histórica de amor.

Nesta lógica, são inúmeros os casais que se encontram na tentativa de minimizar os efeitos de um amor não correspondido com as figuras referenciais de seu passado, onde a dependência ou interdependência emocional, associada ao sentimento de posse, geram conflitos relacionais e inseguranças que levam ao rompimento de relações. Porém, prisioneiros de sentimentos de perda e abandono vinculados aos seus históricos de vida, estas pessoas tendem a reatar várias vezes com a mesma pessoa ou irem em busca de novos relacionamentos com indivíduos que apresentam, em seus perfis psicológicos, o traço de dependência emocional.

Nesta direção, firma-se o ciclo de relacionamentos dependentes de um padrão emocional-comportamental, ou seja, uma sequência de relacionamentos cujo objetivo é atender a uma demanda de baixa qualidade afetiva que mantém os parceiros emocionalmente interdependentes, em  geral vinculada à gratificação sexual.

Sigmund Freud acertou ao afirmar "que as neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo", embora ele não considerasse o passado além da vida intrauterina do indivíduo. Neste sentido, lembro de um caso de problemática relacional entre um casal e filho que envolveu várias encarnações, cujas relações foram contaminadas pelo ciúme, posse e dependência emocional. Neste caso, a regressão de memória informou ao processo terapêutico que no passado houve um triângulo amoroso com desfecho trágico envolvendo três indivíduos que hoje compõem uma família.

Relações fragmentadas existem há muito tempo e revelam em seus bastidores partes, divisões de um todo que deveria ser indivisível, isto é, o amor, que quando fragmentado gera uma situação de interdependência tóxica que trava o fluxo de crescimento individual ou mútuo.

Embora sejamos o resultado de um modelo emocional-comportamental construído ao longos das encarnações, as ocorrências traumáticas da vida atual repercutem de forma intensa na vida adulta. E quando conectadas -via regressão de memória- com ocorrências similares de vida(s) passada(s), estas intensificam-se ainda mais no sentido de suas consequências danosas ao indivíduo.

Portanto, a seguir veremos uma pequena lista de características do livro "Amor versus amor tóxico ou dependente", autoria de M. Beattie & T. Gorski, o que nos dá uma ideia de como se caracteriza a dependência emocional vista em adultos, especialmente nos relacionamentos amorosos.

1) Amor - desenvolvimento do self (identidade) é a prioridade.
- Amor tóxico - obsessão com o relacionamento.

2) Amor - espaço para crescer, expandir, desejo que o outro também cresça. Amor tóxico - segurança, conforto na mesmice, intensidade da necessidade do outro - visto como prova de amor (enquanto que na verdade pode ser apenas medo, insegurança, solidão).

3) Amor - interesses separados, outros amigos, mantém relacionamentos significativos com outros.
- Amor tóxico - envolvimento total, vida social limitada, negligencia velhos amigos e interesses.

4) Amor - encoraja um ao outro a expandir, há segurança em seu próprio valor.
- Amor tóxico - preocupação com o comportamento do outro, medo da mudança.

5) Amor - confiança apropriada (confia no parceiro e em como ele age).
- Amor tóxico - ciúmes, possessividade, medo de competição, protege a "demanda".

6) Amor - compromisso, negociação, tomam a liderança em turnos, resolvem os problemas juntos.
- Amor tóxico - brigas pelo poder, culpam o outro, manipulação passivo-agressiva.

7) Amor - acolhem a individualidade do outro.
- Amor tóxico - tenta mudar o outro para que se pareça com a sua própria imagem.

8) Amor - o relacionamento é focado na realidade.
- Amor tóxico - relacionamento baseado na fantasia e no evitamento do desprazer.

9) Amor - os parceiros cuidam de si mesmos, o estado emocional não depende do humor do outro.
- Amor tóxico - expectativa de que o parceiro o curará e o resgatará.

10) Amor - desligamento amoroso (preocupação saudável com o parceiro, enquanto o permite ser individual).
- Amor tóxico - fusão (obcecado com os problemas e sentimentos do parceiro).

11) Amor - o sexo é de livre escolha para demonstrar crescimento, carinho e amizade.
- Amor tóxico - pressão sobre a área sexual devido à insegurança, medo e necessidade de gratificação imediata.

12) Amor - habilidade de gostar de estar sozinho.
- Amor tóxico - incapaz de suportar separação, pessoa grudenta.

13) Amor - ciclos de conforto e contentamento.
- Amor tóxico - ciclos de dor e desespero. 

Texto Revisado ss
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa