Menu

Até quando esperar por um grande amor?

Atualizado dia 5/28/2019 1:00:34 PM em Almas Gêmeas
por ANA PAULA DE JESUS


Facebook   E-mail   Whatsapp

O dia dos namorados está chegando e acredito que essa questão é pertinente.

Curiosamente tenho recebido demandas parecidas provenientes de fontes distintas. Basicamente, posso resumi-las da seguinte maneira: "até quando devemos esperar por um grande amor do passado"?

Pelo fato desse tema ter sido insistente nos últimos dias, decidi escrever a respeito. Acho que o Universo está querendo transmitir algo, não posso negar isso.

Confesso que ignorei esse assunto até aqui, e fui tratando apenas pontualmente, conforme as pessoas me traziam suas questões. Ocorre que de uma forma incomum, num único mês, três pessoas de locais totalmente diversos falaram em tempos e situações distintas sobre isso.

Não pude mais ignorar quando a terceira trouxe o tema. Internamente eu ri quando ouvi, mais uma vez, a mesma pergunta, feita de maneira diferente, mas em essência a mesma coisa: “Ana, o que faço se não consigo esquecer a pessoa “x” do meu passado”?

 Bem, normalmente eu devolvo de alguma maneira a pergunta para a pessoa e a faço pensar sobre o tema. Nesses casos, não foi diferente. Tentei trazer à razão o seguinte raciocínio: “sempre temos escolha”.

Podemos escolher ficarmos presos ao passado ou seguir em frente. Seja como for, está em nossas mãos. Saber disso nos coloca em posição de decisão ou omissão. Podemos fazer algo ou deixar de fazer, mas sempre é uma escolha nossa.

Nas três últimas vezes que me deparei com essa pergunta, as pessoas envolvidas queriam que eu desse a resposta. Que eu, enquanto terapeuta, deveria lhes dizer o tempo da espera ou até mesmo se não deveriam mais esperar.

Não cabe a(o) psicóloga(o) dizer o que o(a) paciente deve ou não fazer. Construímos juntos uma linha de raciocínio de maneira a fazer com que a própria pessoa entenda que depende única e exclusivamente dela a resolução. Ela pode escolher esperar por anos e mais anos esse tal amor do passado ou preferir seguir em frente. Independente da solução, a escolha é dela e de mais ninguém.

Ao fazer esse raciocínio com os pacientes, noto uma certa decepção em seus rostos ao entenderem que está em suas mãos o que fazer ou não fazer.

Ao mesmo tempo que isso pode trazer um choque inicial com a realidade, situa a pessoa com relação à sua responsabilidade no que diz respeito ao rumo que sua vida está tomando.  

Ficar preso ao passado é uma opção. Assim como decidir olhar para o futuro, rumo ao novo e desconhecido também.

Como eu disse, foi uma sequência de fatos parecidos que me fizeram escrever esse artigo agora. Espero que algo nessa pequena reflexão possa guiá-lo (a) para o caminho que precisa.

Tenha uma certeza: seguir em frente ou ficar olhando para trás é uma escolha e cabe a você decidir aquilo que será de sua vida. Ninguém tem essa resposta e nem o direito de decidir por você. Use o seu poder de decisão para dar o rumo que deseja à sua vida amorosa. Só você pode fazer isso, independente do passado, o presente e o futuro estão em suas mãos.

Boa sorte em suas escolhas!

Ótima semana a todos!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa