Home > Autoconhecimento
Até quando esperar por um grande amor?

Até quando esperar por um grande amor?

por ANA PAULA DE JESUS

O dia dos namorados está chegando e acredito que essa questão é pertinente.

Curiosamente tenho recebido demandas parecidas provenientes de fontes distintas. Basicamente, posso resumi-las da seguinte maneira: "até quando devemos esperar por um grande amor do passado"?

Pelo fato desse tema ter sido insistente nos últimos dias, decidi escrever a respeito. Acho que o Universo está querendo transmitir algo, não posso negar isso.

Confesso que ignorei esse assunto até aqui, e fui tratando apenas pontualmente, conforme as pessoas me traziam suas questões. Ocorre que de uma forma incomum, num único mês, três pessoas de locais totalmente diversos falaram em tempos e situações distintas sobre isso.

Não pude mais ignorar quando a terceira trouxe o tema. Internamente eu ri quando ouvi, mais uma vez, a mesma pergunta, feita de maneira diferente, mas em essência a mesma coisa: “Ana, o que faço se não consigo esquecer a pessoa “x” do meu passado”?

Bem, normalmente eu devolvo de alguma maneira a pergunta para a pessoa e a faço pensar sobre o tema. Nesses casos, não foi diferente. Tentei trazer à razão o seguinte raciocínio: “sempre temos escolha”.

Podemos escolher ficarmos presos ao passado ou seguir em frente. Seja como for, está em nossas mãos. Saber disso nos coloca em posição de decisão ou omissão. Podemos fazer algo ou deixar de fazer, mas sempre é uma escolha nossa.

Nas três últimas vezes que me deparei com essa pergunta, as pessoas envolvidas queriam que eu desse a resposta. Que eu, enquanto terapeuta, deveria lhes dizer o tempo da espera ou até mesmo se não deveriam mais esperar.

Não cabe a(o) psicóloga(o) dizer o que o(a) paciente deve ou não fazer. Construímos juntos uma linha de raciocínio de maneira a fazer com que a própria pessoa entenda que depende única e exclusivamente dela a resolução. Ela pode escolher esperar por anos e mais anos esse tal amor do passado ou preferir seguir em frente. Independente da solução, a escolha é dela e de mais ninguém.

Ao fazer esse raciocínio com os pacientes, noto uma certa decepção em seus rostos ao entenderem que está em suas mãos o que fazer ou não fazer.

Ao mesmo tempo que isso pode trazer um choque inicial com a realidade, situa a pessoa com relação à sua responsabilidade no que diz respeito ao rumo que sua vida está tomando.

Ficar preso ao passado é uma opção. Assim como decidir olhar para o futuro, rumo ao novo e desconhecido também.

Como eu disse, foi uma sequência de fatos parecidos que me fizeram escrever esse artigo agora. Espero que algo nessa pequena reflexão possa guiá-lo (a) para o caminho que precisa.

Tenha uma certeza: seguir em frente ou ficar olhando para trás é uma escolha e cabe a você decidir aquilo que será de sua vida. Ninguém tem essa resposta e nem o direito de decidir por você. Use o seu poder de decisão para dar o rumo que deseja à sua vida amorosa. Só você pode fazer isso, independente do passado, o presente e o futuro estão em suas mãos.

Boa sorte em suas escolhas!

Ótima semana a todos!

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1 Atualizado em 28/05/2019

Autor: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica). 
E-mail: apj.adv@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
A Química do Sofrimento da Alma
O ressentimento é um veneno
Mercúrio Retrógrado em Escorpião
Transtorno bipolar
Você é a própria Graça
As luzes do criador nunca se apagam...

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 13 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 32 – HENG – DURAÇÃO
Será beneficiado aquele que segue seu curso sem modificar o que já foi iniciado. A constância e a fidelidade serão premiadas.


energia
Runas: Talismã da Vitória
Mantenha o equilíbrio emocional. A vitória será certa.


13
Numerologia: Construtividade
O dia de hoje traz a necessidade de definir e de por as coisas em ordem. Organize sua agenda de atividades, use de praticidade, paciência e critério. Estabeleça hoje sólidos fundamentos para sua vida.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa