Menu

Ciúme ou Inveja?

Atualizado dia 5/26/2021 5:57:35 PM em Autoconhecimento
por Flávia Fuzeti Fagali


Facebook   E-mail   Whatsapp

De todas as emoções que experimentamos, o ciúme é provavelmente uma das mais difíceis de controlar, pois ele é, na verdade, a expressão de uma paixão que se sente ameaçada de traição ou abandono. Ele vem carregado de raiva, que é direcionada a alguém visto como intruso ou competidor, e também de ressentimento pela pessoa na qual se teme que venha abusar de sua confiança. Ou seja, é de fato um sentimento visceral.

O ciúme invade qualquer um quando se teme que seu relacionamento especial (seja ele amoroso, uma amizade ou uma relação familiar...) seja ameaçado. Ao temer que a outra pessoa perca o interesse em você e na relação de vocês e forme uma relação mais próxima com outrem é que esta emoção tão intensa pode tomar conta de você a ponto de deixá-lo sentir que não tem controle de suas reações.

Portanto, o ciúme não é um sentimento que surge do nada, ele este sempre relacionado há três pessoas e muitas vezes é confundido com a inveja. Mas esta por sua vez, surge quando se acredita que outra pessoa obteve alguma vantagem em relação a você, o que causa ressentimento, porque abala o ego e a autoconfiança, na medida em que se vê o sucesso do outro como sendo seu fracasso.

A inveja, portanto, é sobre comparação, enquanto o ciúme está relacionado à ameaça da relação. Embora sejam emoções diferentes, é comum sentir ambas em relação a uma mesma pessoa, porque as duas são emoções competitivas numa disputa na qual não se quer sair perdendo.

Portanto, o primeiro passo para não deixar que essas emoções controlem seus atos, é identificar o que está sentindo e por quê? Se não conseguir fazer isso sozinho, busque ajuda e não deixe que esse tipo de sentimento destrua sua vida.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa