Menu

COISINHA À TOA?

Atualizado dia 9/15/2006 3:09:00 PM em Almas Gêmeas
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que está sentindo uma “coisa” esquisita... mas não sabe bem o que é? Isto certamente soa familiar pra você também. Será uma “coisinha à toa”?
Pois é, estas coisas, que nem sabemos direito ainda o que é, pode nos fazer um mal danado, porque se está dentro de nós e são “coisas”, pode ser que seja algo que não “digerimos” e que continua lá “martelando na nossa mente” à espera de uma “classificação”...de uma “nomeação” para, então, ser colocado em seu devido lugar.
Já parou para pensar que estas “coisinhas” podem ser coisas que você deixou de dizer? Ou alguma coisa que alguém lhe disse e que você ficou aborrecido e que por isto mesmo, foi jogada em um canto dentro de você, por que se recusou a pensar sobre o assunto?
Pois é, mas chega um momento, que são tantas coisas, coisinhas aqui e ali que nos incomodam e que vamos deixando pra lá... Então, aparece uma dorzinha aqui e ali também e ficamos intrigados pensando no que desencadeou isto, já que para todos os efeitos, aquela “coisa” não nos afetou... Não mesmo?!
É preciso fazer uma faxina mental e separar todas as “coisas”; nomear uma a uma e então colocá-las em seus devidos lugares, desfazendo-se das que não nos trazem benefício algum e, acredite, deve-se começar lá pela infância... naquelas velhas “coisinhas” que não têm mais significado... mas que ainda nos faz reagir da mesma forma infantil em situações semelhantes...
São tantas “coisinhas” que se acumulam pela vida! Entulhos que teimamos em guardar e que nos incomodam! Pior ainda quando no “limite”, resolvemos falar delas em desabafo... e às vezes... com a pessoa errada, causando desconforto e até mal entendido... ou ainda “descarregamos” nossas frustrações em cima de alguém ou de uma situação tão insignificante (tempestade em copo d´água!) facilitando o caminho para o oportunista sentimento de culpa...
Sabemos que certas coisas fazem parte da vida, só temos que aprender a lidar melhor com elas.
Ficou triste porque seu chefe não reconheceu um trabalho importante no qual dedicou tanto tempo? Fingiu que deixou pra lá... e isto se tornou uma ”coisa” dentro de você que o incomoda? Que tal nomear este sentimento como “frustração”, reconhecer seu esforço e competência e não se deixar levar por sentimentos de inferioridade porque seu chefe não foi “sensível” para perceber a diferença que faria simplesmente dizer que você fez um bom trabalho?
Terminou um relacionamento ou brigou com alguém, e essa “coisa” o incomoda mas finge que está tudo bem? Que tal nomear o sentimento de saudade... de tristeza? Raiva? Reconhecer não só o erro do outro, mas também o seu? E por que não? Somos humanos! Temos sentimentos bons e ruins e podemos revertê-los a nosso favor!
Podemos nomear muitas emoções em diversas áreas de nossas vidas... e não apenas deixá-las como “coisas” amontoadas dentro de nós que incomodam e que fingimos não sentir...
Uma coisinha aqui e outra ali... vira uma bola de neve... e emperram a vida!
Não deixe dentro de você “coisinhas” se acumulando... ”martelando” a sua mente, perceba-as... entenda-as...e as coloque em seu devido lugar! Para isto uma análise poderá ajudá-lo, e muito, a botar “ordem” dentro da sua mente, promovendo autoconhecimento para que você desenvolva sua auto-estima.
Aprendendo a lidar melhor consigo mesmo e suas emoções, certamente suas relações serão afetadas de forma extremamente positiva!

Grande abraço!

"A preocupação deveria levar-nos à ação e não à depressão."(Karen Horney)


Silvana Lance Anaya
Psicanalista/SBCampo


Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 26


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa