Menu

COMUNICAÇÃO EMOCIONAl E AMOR (I)

Atualizado dia 6/1/2010 10:52:09 AM em Almas Gêmeas
por José A Bonilla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Comunicação emocional é a capacidade de motivar os outros, de tal forma que possa levá-los a desenvolver sua vontade de atendê-lo, escutar e procurar sua companhia.

quatro fatores básicos capazes de mobilizar a comunicação emocional, a saber:

  • Instinto de conservação ou de segurança;
  • Desejo de bens materiais;
  • Instinto de vida e amor;
  • Desejo de consideração ou de segurança do Eu
Segundo vários estudos, as causas principais do fracasso conjugal são: sexo, dinheiro, parentes, temperamento, etc., mas detrás destes fatores que poderíamos chamar de secundários está a raiz ou causa primária: a dificuldade de se comunicar emocionalmente com o companheiro. Isto é também aplicável a qualquer tipo de parceiros, sejam marido e mulher, sejam concubinas, noivos ou ainda os que estão na fase inicial do processo amoroso.

Acontece que cada um de nós tem nossas experiências próprias, nossos sentimentos particulares, nossas expectativas singulares e nossos sonhos incubados. Tudo isto constitui uma barreira de preocupações que amortecem e filtram todos os estímulos exteriores. Quando uma mulher fala para o marido e o assunto não interessa, ele geralmente não escuta porque tem sua mente ocupada com seus próprios problemas, seus medos e seus desejos. Isto acontece não só com os maridos e sim com as pessoas em geral.

Mas o contrário também é certo: os psicólogos demonstraram que não existe nenhuma pessoa que deixe de reagir às palavras, atitudes ou situações que possam afetar sua perspectiva emocional. Neste caso é que se terá estabelecido a comunicação emocional. Se dominarmos estas técnicas, poderemos atravessar as defesas de uma pessoa e fazer-nos sentir importante para ela. Isto é fundamental para a mulher (assim como para o homem) que deseje se realizar afetivamente.

Se você for uma mulher casada - por exemplo - e seu marido não dá a menor atenção ao que você fala, mude sua tática. Esteja atenta,  informe-se sobre os interesses dele e misture-os na sua conversa; ele começará a escutar e você se sentirá ouvida. Experimente isto já. Mais na frente mostraremos novos detalhes.

Na imensa maioria das pessoas, os fatores emocionais são mais poderosos que os intelectuais e como quase ninguém tem domínio sobre seus sentimentos, vivemos em geral emaranhados com eles, acontecendo, como conseqüência, que cada pessoa não percebe a realidade das coisas, e sim só aquilo que quer ou precisa. Assim, por exemplo, uma mulher a quem seu marido deixou de querer - coisa que se torna evidente para as outras pessoas - não percebe este fato e até pode interpretar como demonstrações de carinho certas atitudes dele, que para todo mundo têm, claramente, um significado obviamente oposto.

Analisemos agora seu caso concreto. Você está certamente em um dos cinco casos enumerados no capítulo anterior, mas a verdade é que eles podem ser reduzidos a dois casos básicos, pois se você está interessado na arte de amar e ser amado, está querendo despertar a atenção de alguém ou querendo melhorar sua relação com certa pessoa. Ou seja, você está querendo conquistar ou reconquistar alguém. Ainda no caso de que tenha alcançado tão fascinante objetivo, também será bom que você leia as páginas seguintes, porque não é nada mal aumentar ainda mais seu poder de atração sobre aquele que você ama e lhe corresponde. Não é verdade?

A chave do sucesso em todo empreendimento amoroso é a comunicação emocional. O fato é que resulta imprescindível, descobrir os interesses e a corda emocional mais sensível de seu parceiro ou candidato. Isto o levará a despertar a atenção em sua direção. Você surgirá como diferente aos olhos daquela pessoa, e isso lhe permitirá conduzi-la ao altar, se este fosse o caso. E ainda o mais importante: você conseguirá que ele (ou ela) o faça feliz pelo resto de sua vida.

Mencken disse precisamente: "Amor é o que faz um homem perceber uma mulher como diferente das outras". É claro que isto também se aplica aos homens, mas aquele autor preferiria pensar que os homens escolhem às mulheres, e não o contrário. Naturalmente, estava enganado; apenas o modo feminino, é tão sutil, que passa despercebido para o homem machista.

Estamos entrando num tema muito interessante e excitante; trata-se nada menos de que o terceiro fator de comunicação emocional. Qual é? Nem mais nem menos que o amor!
Analisemos com muito cuidado este assunto, porque ele poderá ser o raio de luz que você aguardava com muita expectativa no fundo de seu coração.

OBSERVAÇÃO : Esse artigo será complementado no próximo com um exemplo ilustrativo.   

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: José A Bonilla   
Professor José A Bonilla (Universidade Federal de Minas Gerais). Temas: A Arte de Amar e Ser Amado, Educação para a Vida e Vida Espiritual. Autor de 18 livros e 247 artigos científicos e de divulgação. Sete Cursos on line e livros serão disponibilizados brevemente neste site. E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa