Menu

Crença e ceticismo: eterna disputa

Atualizado dia 6/24/2016 10:01:55 PM em Almas Gêmeas
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

As religiões de todas as eras tinham um papel fundamental na evolução dos indivíduos e na condução da educação espiritual dos seres. Porém, algo contraditório aconteceu em praticamente todas elas: os indivíduos que deveriam conduzir as massas pelas trilhas da moral, eles próprios careciam desse desenvolvimento. Mas como chegaram ao poder? Provavelmente pelos mesmos métodos que vemos hoje nos mais diversos redutos religiosos e políticos. A consequência é que vemos os nossos “líderes” governarem para o benefício próprio e representantes que não representam as necessidades das massas. Como as coisas tomaram esse rumo? Como chegaram a esse ponto? A verdade é que as coisas sempre foram assim. Ocorre apenas que alguns dos métodos de “conquista” caíram em desuso por conta da evolução dos direitos humanos.

Porém, a disputa continua. Líderes religiosos se digladiam, se desmentem e o homem humilde e sincero que deseja ardentemente a predominância da fé racional banhada de bom exemplo se frusta e questiona: “Quem devo seguir”? “Quem, de fato, representa a verdade”? “Porém, o que é a verdade”? Afinal, cada um e todos dizem estar com a verdade.

Pode parecer presunção de minha parte, mas quero afirmar que, sim, existe um caminho, um caminho sem margem de erro! E posso dar-lhe o nome de quem você deve seguir: o grande mestre, o grande instrutor chama-se amor! Ah, posso imaginar como a tarefa das religiões teriam sido coroadas de êxito se ao invés de criar dogmas e sugerir a imagem perniciosa de um Deus vingativo e punidor, se ao invés disso elas tivessem sido ensinadas a amar incondicionalmente, a desenvolver a empatia, a revestir-se de compaixão e distribuir afeto a todos os seres sencientes.

Não é necessário criar dogmas, arrastar multidões, convencer descrentes, tampouco entrar em embates filosóficos com cientistas positivistas – convenhamos, a religião jamais provará a existência de um Ser Superior e a ciência jamais provará o inexistência dele. Só há uma forma de resolver a questão: desenvolver um nível supremo de amor e compaixão, até que a nossa vibração superior nos coloque em sintonia com o movimento criador cósmico. Alcançando isso, você alcançará a experiência máxima de uma consciência transmaterial e imortal, uma experiência que supera qualquer conhecimento positivista, uma experiência que te coloca além de qualquer conhecimento acadêmico. O conhecimento puro só pode vir da experiência, não de escrituras ou tratados.

Neste ponto, o inesperado acontece: você não sentirá qualquer necessidade de convencer quem quer que seja. Só entra em embates e lutas doutrinárias para convencer alguém justamente aquele que ainda não está convencido daquilo que defende. É por isso que sacerdotes e políticos existem: inconscientemente eles não querem convencer o outro, eles querem convencer a si mesmos! Mesmo que, supostamente, eles convençam “o outro”, eles não se dão por satisfeitos, eles passam a buscam um terceiro indivíduo para ser convencido, afinal, o fato de ter convencido alguém ainda não foi o suficiente para convencer a si próprio.

A luta termina quando você percebe que a máxima moral a ser atingida é praticar o amor, a empatia e a compaixão com quem quer que seja e onde quer que esteja. Afinal, se você quer de fato mudar o mundo em que habita, não é necessário estar à frente de uma religião ou de um partido político, você pode começar em sua própria casa, com os seus vizinhos ou com um animalzinho de rua. Como? Distribuindo amor, empatia e compaixão! De disputas já estamos cheios.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa